Depois de mais de dois anos sem a presença de alunos no campus, a Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Unesp de Bauru preparou diversas atividades para a retomada das aulas na unidade e para a Semana de Recepção dos ingressantes. Entre elas, está a iniciativa do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (Daup), “A cidade como sala de aula”.

A ideia é unir a população e os discentes da universidade em um percurso histórico por Bauru: caminhar por pontos tradicionais da cidade e entender, com a ajuda de arquitetos e urbanistas da Unesp, além de convidados, de que forma cada local estabelece uma relação marcante com a história bauruense. A Praça Machado de Mello e as memórias da época das ferrovias, a Praça Rui Barbosa e a consolidação do regime republicano e o Parque Vitória Régia e a modernização do município são alguns focos das visitas monitoradas.

“Uma afirmação indiscutível é que uma viagem e uma visita atenta às paisagens urbanas pode constituir uma experiência de formação de enorme importância, especialmente para o arquiteto e urbanista”, explica o Professor Doutor Adalberto da Silva Retto Junior, que está na organização da atividade.

Vale ressaltar que todos os percursos serão inclusivos e acessíveis, já que são desenvolvidos também para deficientes visuais e surdos, com interpretação em libras.

Programação completa

Percurso 1

Dia 27/04

Horário: das 8h30 às 11h

  • Praça Machado de Mello – A Ferrovia e a Porta da Cidade
  • Praça Rui Barbosa – O aparato representativo da República
    Prof. Dr. Adalberto da S. Retto Jr
  • Patrimônio industrial: as oficinas da Noroeste do Brasil

Dra. Ludmilla Tidei de Lima (Profa. Convidada)

Percurso 2

Dia 28/04

Horário: das 8h30 às 11h00

  • Praça das Cerejeiras: A quadra aberta e a estruturação da cidade moderna
  • Praça Portugal: A Praça rotatória e os caminhos da modernidade

Prof. Dr. Adalberto da S.Retto Jr

Algumas obras do arquiteto João Cacciola
Arquiteta e Urbanista Renata Cacciola de Almeida (convidada)
Itinerário em obras do arquiteto Fernando Pinho.

Percurso 3

Dia 29/04

Horário: das 17h00 às 20h00

  • Parque Vitória Régia: O rodoviarismo e o processo de interiorização do Brasil
    Prof. Dr. Adalberto da S. Retto Jr
  • A avenida Nações Unidas e a rodoviária: a nova porta da cidade moderna
    Ms. Maria Helena Rigitano (convidada)
  • Rios Urbanos e Avenidas de Fundo de Vale: repensando a cidade contemporânea
    Dra. Norma Truppel Constantino (convidada)

Encerramento

O SAMBA NA CIDADE: outras narrativas sobre a história da cidade de Bauru

Org. Profa. Dra. Kelly Magalhães
Arq. Andreia Ortolani (convidada)
Mestranda Fernanda Gatto (convidada)
Profa. Dra. Joana D´Arc de Oliveira (convidada)
Dulcinéia Cosmo (membro da Comunidade de Tibiriçá)
Tobias Terceiro (conjunto musical)

Fechamento: Prof. Dr. Juarez Xavier Vice-Diretor da Faac Unesp Bauru

* A atividade é aberta ao público e, para participar, é só comparecer aos locais indicados nos dias e horários marcados!

Atividade aberta ao público conta a história de Bauru por meio de visitas a pontos tradicionais da cidade
Crédito: Divulgação

A iniciativa

O Prof. Dr. Adalberto da Silva Retto Junior ressalta que o curso de Arquitetura e Urbanismo optou por celebrar o retorno às aulas presenciais por meio de uma experiência na cidade e sobre a cidade, antecipando inovações que colocam Bauru como laboratório de práticas aplicadas.

Assim, explica que o programa se estrutura em duas linhas: a primeira que coloca a cidade como sala de aula, estimulando a união da análise científica especializada e da vivência do cotidiano social, marcando um momento em que a universidade se lança à comunidade, não como a detentora do saber formal, mas encarnando esse espaço de conhecimentos concretos, sensíveis, científicos e práticos. E a segunda, conforme explicita o professor, que ocupa um espaço público por excelência na cidade, o Parque Vitória Régia, com o Projeto Samba na Cidade.

Além disso, Adalberto pontua que “A cidade como sala de aula” inspira-se no livro “City as Classroom: Understanding Language & Media” (1977) de Marshall McLuhan. “No curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesp de Bauru, teve início como disciplina optativa (2003) e, posteriormente, como disciplina obrigatória da grade curricular. Foi o produto concreto de uma bolsa de pesquisa de Iniciação Científica (Fapesp), obtida em 2006 e intitulada “Um Percurso nas Obras dos Arquitetos Fernando Pinho, João Cacciola, Ícaro de Castro Mello & Eduardo de Castro Mello, Vítor Lotufo e Vilanova Artigas (Jaú e Londrina)”: Geografia de uma Modernidade e Ensaio de Catalogação”, acrescenta.

O professor ainda observa que, em 2018, em uma parceria com o Sesc Bauru, o percurso foi incorporado no âmbito do Programa de Turismo Social, como parte das ações comemorativas dos 70 anos do Turismo Social do Sesc São Paulo.

“A ideia dos percursos nasceu do desejo de compartilhar as experiências formativas adquiridas no doutorado sanduíche do coordenador, no Departamento de História da Arquitetura (DSA) do Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza (IUAV). Durante as viagens de estudos com os alunos, o Instituto incorporava e integrava as diversas dimensões do passado, do presente e do futuro. Do passado, porque é produto dos vários anos de estudos, pesquisas e leituras realizadas por especialistas. Do presente, pois parte do pressuposto que é somente a partir da leitura das camadas dos tempos da cidade contemporânea que se pode projetar sua outra dimensão, o futuro”, finaliza Adalberto.

Mais atividades

Como parte da programação da Semana de Recepção dos ingressantes, a FAAC recebe, na terça-feira, dia 26, a deputada estadual e educadora Erica Malunguinho para uma palestra voltada à comunidade acadêmica sobre os “Desafios políticos da diversidade cultural”.

O evento ocorre às 17h, na sala 01 da Unesp, e será aberto para todos os cursos da FAAC.

Para saber mais sobre as atividades, é só acessar o link

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

4.4/5 - (11 votes)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui