Com uma história de 28 anos em Bauru, o Jardim Botânico é um ponto turístico do município. Considerado o “coração verde” da cidade, trata-se de uma instituição científica que tem como foco a conservação de plantas da região. Assim, por ter se tornado um espaço de contato com a natureza para a população e para colocar em prática a missão de educação ambiental, o Centro de Visitação do Jardim Botânico foi inaugurado em 2016 como um local de informações que recebe os visitantes.

Depois de dois anos fechado por conta da pandemia, o espaço está novamente à disposição dos bauruenses! O evento que marca tal retorno é a exposição fotográfica “Belezas do Atacama” do fotógrafo Dolírio Filho, que apresenta as belezas naturais do Deserto do Atacama. Localizado entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, é um lugar único cujas características geográficas fazem dele o mais seco do mundo.

A exposição, que já está aberta para o público, vai até o mês de agosto, mas o Centro de Visitação do Jardim Botânico conta com exibições permanentes de frutos, sementes, ilustrações botânicas e fotografias. Recursos como banners informativos, TV interativa, e uma maquete da área de visitação pública cumprem a função de oferecer conteúdo relevante para todos e todas que chegam ao local!

Sobre a exposição “Belezas do Atacama”

Na companhia de quatro amigos em uma viagem de motocicleta de mais de três mil quilômetros, o fotógrafo Dolírio Filho teve a ideia da uma exposição fotográfica. Para ele, foi uma das experiências mais grandiosas que já teve. Por isso, retornou ao deserto com sua esposa e seus dois filhos, em 2018, quando fez o registro das imagens presentes na mostra.

Dessa maneira, o visitante poderá contemplar:

  • O majestoso vulcão Licancabur (5.920 m de altura);
  • O Vale da Lua;
  • O Vale da Morte, com suas intrigantes formações rochosas;
  • Os Geisers del Tátio, situados a 4.500 metros de altitude;
  • A Laguna Cejar, com sua altíssima concentração de sal;
  • A Laguna de Tebenquiche, com seus flamingos;
  • As Pedras Vermelhas;
  • A Laguna Salar de Talar;
  • As Lagunas Altiplânicas, entre outras;
  • A fauna da região também está presente nas fotos (como lhamas, guanacos, zorros, flamingos, viscachas, lagartos e gaviões).

Sobre o fotógrafo

Dolírio Filho o cursou Desenho Industrial na Unesp de Bauru, período no qual começou sua relação com a fotografia e pôde aprender e aprimorar, além de técnicas, a revelação de fotos.

Para o profissional, a fotografia é uma forma incomparável de expressar emoções e uma das mais incríveis ferramentas de comunicação e compartilhamento criadas pela humanidade: “Em apenas um apertar de botão, é possível capturar e eternizar momentos indescritíveis que jamais se repetirão”, afirma.

Exposição "Belezas do Atacama" marca a reabertura do Centro de Visitação do Jardim Botânico de Bauru
Foto: Divulgação

Serviço

Belezas do Atacama no Centro de Visitação do Jardim Botânico

Período: junho a agosto de 2022
Horário: das 8h às 16h, de segunda a domingo
Endereço: Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, km 232, entrada pelo estacionamento do Zoológico Municipal

A entrada é gratuita!

A exposição fotográfica é uma iniciativa do Jardim Botânico Municipal de Bauru e conta com o apoio das empresas Amigas da Natureza: Omnigráfica, Bauru Painéis, Constel Telecom, Compac, Agnaldo Disarz Cirurgia Plástica, Stockmat, Caetano Urbanismo, Unimed Bauru, Baterias Tudor, Thermic, Servimed, Lojas Copical, Cerâmica Costa Lopes, Musa, Praça Brasil Salgados, Vigus Mais Vida, Tânia Boutique, Ecoart, Lions Clube Bauru Bela Vista, Baterias Route, Jaguacy Avocados, Chedalgus NP, Pharmacis, Primo Seguros e Soluções, Lasermix Acrílicos, FourC Bilingual Academy, Tilibra, Abramides Gonçalves Advogados, Agrosolo, Lwart Soluções Ambientais, Fonesat Teleinformática, EPI’s Online, Sherlock Inspeções e Perícias, Plus Comunicação Visual.

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo sobre a reabertura do Centro de Visitação do Jardim Botânico de Bauru ? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui