Em 2021, o dia 22 de setembro marca o início da Primavera! Essa estação do ano, que faz a transição entre o inverno e o verão, é conhecida pelas temperaturas amenas e o desabrochar das flores, o que confere às paisagens uma característica mais colorida e alegre. Por isso, trata-se de um período propício para curtir a natureza. E, aqui em Bauru, o Jardim Botânico Municipal é um espaço perfeito para quem tem essa vontade.

Jardim Botânico de Bauru

O espaço possui 321,71 hectares, sendo 280 uma área de preservação do cerrado. Dessa forma, trata-se de uma das maiores reservas deste bioma no Estado de São Paulo. De acordo com as informações da Prefeitura de Bauru, o Jardim Botânico não é um parque urbano, tendo em vista que se trata de uma instituição científica cuja prioridade é a conservação de plantas da região.

Jardim Botânico e Primavera em Bauru: como curtir a estação das flores
Foto: Divulgação Jardim Botânico de Bauru

Na verdade, segundo as determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) um jardim botânico é uma “área protegida, constituída no seu todo ou em parte por coleções de plantas vivas cientificamente reconhecidas, organizadas, documentadas e identificadas, com a finalidade de estudo, pesquisa e documentação do patrimônio florístico do país, acessível ao público, no todo ou em parte, servindo à educação, à cultura, ao lazer e à conservação do meio ambiente”.

Dessa forma, é um espaço aberto à visitação pública (gratuita) e voltado ao lazer e à educação! Por meio do Programa de Educação Ambiental, também são programadas visitas monitoradas para alunos da rede de ensino de Bauru e de outras cidades, além de grupos organizados. Por enquanto, por conta da pandemia, estas últimas estão suspensas – as regras de prevenção no cenário da Covid-19 incluem, entre diversas restrições, a suspensão de piqueniques, ensaios fotográficos, visitas escolares e de grupos com mais de 10 pessoas, conforme divulgado pelo próprio Jardim Botânico.

Sendo assim, as visitas são permitidas, desde que as normas sejam respeitadas.

Coleções e atrativos

O Jardim Botânico de Bauru possui coleções de bromélias, orquídeas, plantas aquáticas, medicinais, pteridófitas, espécies ameaçadas, bem como um herbário e um arboreto.

São diversas espécies de plantas! A lista completa é disponibilizada online.

Além das coleções de plantas vivas, há um de sistema de tratamento de águas residuárias por alagados, uma paisagem natural que chama a atenção dos visitantes.

Sem contar a biblioteca, o centro de visitação com feira do livro e as exposições, ainda há uma trilha ecológica de 1.250 metros de contato direto com os ambientes naturais e um mirante.

Vista do Mirante do Jardim Botânico de Bauru
Vista do Mirante (Foto: Divulgação/Jardim Botânico Municipal)

Um pouco de história

Oficialmente, o Jardim Botânico de Bauru foi criado no dia 4 de março de 1994. Mas a história desse local vem de muuito antes, tendo em vista que o espaço, uma propriedade rural (Fazenda Vargem Limpa) pertencente à Felicíssimo Antônio Pereira, foi adquirido pelo município nas primeiras décadas do século XX. A princípio, era um local voltado ao abastecimento de água – até meados de 1940.

Mas, com o passar dos anos, a captação foi transferida para o Rio Batalha e o local se tornou o Parque Ecológico de Bauru. Assim, conforme conta a página oficial do Jardim Botânico, “em agosto de 1992, a lei nº 3.480 ampliou a área do Parque para 321,71 hectares e foram iniciados os trabalhos de estruturação como: abertura de trilhas, implantação de um viveiro de mudas nativas, elaboração de projetos de recomposição de áreas degradadas e estruturação da sede administrativa para o atendimento aos visitantes. Neste mesmo período inicia-se o plantio das primeiras mudas de árvores do arboreto”.

E foi depois de todo esse processo que o Jardim Botânico Municipal foi criado!

Recorte de jornal da época em o Jardim Botânico de Bauru foi criado
Recorte de jornal da época em o JB foi criado (Foto: Divulgação/Jardim Botânico Municipal)

Serviço

Aberto todos os dias, inclusive domingos e feriados, das 8h às 16h.

O acesso para o Jardim Botânico é pelo estacionamento do Zoológico Municipal.

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui