As lembranças da infância habitam um lugar muito especial na mente e no coração de qualquer pessoa. Afinal, trata-se de uma fase de muito aprendizado, desenvolvimento, de muitas descobertas, brincadeiras e momentos que ficam marcados para sempre!

Pensando nisso, destacamos nesta lista cinco situações, passatempos e atividades que são típicas de pessoas que cresceram em Bauru. Isso porque cada ambiente, cada cidade ou lugar tem suas particularidades e espaços comuns que são capazes de criar memórias! Então, atenção para o alerta: os próximos itens podem ser muito nostálgicos.

Infância bauruense

5 coisas que marcaram a infância de quem cresceu em Bauru. Na foto, uma menina soltando pipa
Soltar pipa é uma atividade que marcou a infância de muitos bauruenses! (Foto: Reprodução/Freepik)

1- Pipa no Vitória Régia

Olhar para o céu em dia um dia primeiro de agosto, em Bauru, e não ver uma pipa era muito difícil. Especialmente no Parque Vitória Régia, normalmente cheio de atividades no aniversário da cidade.

A data era realmente marcada pelas pipas, mas a brincadeira das crianças e dos jovens se estendia por todo o período de férias escolares (e até mais um pouco mais para os que realmente gostavam).

2- Excursões com a escola

As muitas escolas de Bauru possuíam os famosos “passeios” para lugares diferentes. No entanto, alguns podem ser considerados tradicionais, como o Zoológico de Bauru, o Horto Florestal e o Jardim Botânico, locais de destaque na cidade.

O objetivo pedagógico era claro: o contato com a natureza, a conscientização sobre educação ambiental, o aprendizado sobre flora e fauna… mas a diversão de sair da sala de aula e ter um dia diferente era demais, não era?

O Teatro Municipal também era um ponto bastante visitado pelas escolas.

E algumas outras excursões que os bauruenses não esquecem: Acampamento Tibiriçá (que tinha grito de guerra e tudo!) e os meios de comunicação locais (rádios, jornais, editoras e televisões).

3- Brincadeiras de rua

Um dia quente, cadeiras na calçada, vizinhos conversando e crianças brincando na rua. Quem nunca viu ou vivenciou uma cena dessas em Bauru?

Além das pipas, a infância bauruense foi marcada por jogos como o bets (aquele com o taco), o pega-pega, o futebol, o peão, a bolinha de gude (ou burca). Nas praças, essas atividades também eram muito comuns! Era só reunir a criançada e pronto: a alegria ao ar livre estava feita.

4- Períodos nos clubes

O Fortaleza e o GREB (Grêmio Recreativo Energético de Bauru) na região da Vila Falcão, o Luso (Associação Luso Brasileira de Bauru) e até mesmo o BAC (Bauru Atlético Clube) eram lugares nos quais as crianças faziam a festa.

Muitas famílias bauruenses frequentavam os clubes pela cidade. E, para os pequenos, a diversão era garantida com atividades, jogos, brincadeiras, esportes, piscinas e o encontros com amigos, irmãos, primos e demais familiares.

Por isso, são lugares que habitam a infância de pessoas que cresceram em Bauru.

5- Passeio no cinema

O cinema é sucesso garantido entre a criançada! Sair de casa para ver um filme, estar junto com a família ou amigos, comer doces e pipoca… precisa de mais algum motivo?

Em outros tempos, havia o Cine Bauru, na Rua Primeiro de Agosto, e o Cine Bauru II, entre a Treze de Maio e a Cussy Junior. Esses lugares são conhecidíssimos e estão entre as memórias da infância e da juventude de quem cresceu na Cidade Sem Limites entre as décadas de 1940 e 1990. Isso porque o primeiro, e mais antigo, foi inaugurado em 1938, e o segundo em 1980.

Essas atividades foram encerradas em 2008, mas é claro que Bauru não ficou sem essa programação. Os shoppings da cidade e o Alameda Rodoserv Center abrigam diversas salas de cinema hoje em dia!

Cine Bauru na Rua Primeiro de Agosto. 5 coisas que marcaram a infância de quem cresceu em Bauru
Cine Bauru na Rua Primeiro de Agosto: uma programação cultural que fazia sucesso com as crianças, mas era para todas as idades! (Foto: Divulgação)

E você, concorda com nossa lista?

  • Dia da Infância

O Dia da Infância, celebrado neste 24 de agosto, é uma data criada pela Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, com o objetivo de fazer um convite a todos e todas: refletir sobre a importância da defesa dos direitos das crianças e do acesso dos pequenos a questões básicas, como alimentação, educação e saúde, para a garantia do desenvolvimento.

Pensando nisso, as atividades, brincadeiras e momentos que destacamos aqui exaltam essa fase da vida, que é tão importante e, por isso, precisa ser protegida e preservada!

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui