Nossa cidade tem muitos atores e atrizes super talentosos, isso é fato.

Há muitos anos, o Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves” é o principal ponto de encontro desses talentos na nossa cidade.

Por esse palco, já passaram atores como Marco Caruso, Gabriela Duarte e Regina Duarte quando a primeira peça “Honra” estava em cartaz, há mais de uma década.

Mas você já parou para pensar no porque o teatro tem esse nome?

Teatro
Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”, que recebeu esse nome em homenagem à professora, diretora e atriz, mãe de Paulo Neves. (Foto: Reprodução/Facebook)

Antes da existência do Teatro, as manifestações culturais eram realizadas no anfiteatro da Unisagrado ou em clubes da cidade.

Quando o vemos hoje, na quadra 8 da Nações Unidas, parece que ele esteve sempre lá, não é?

A realidade é que viabilizar a inauguração do Teatro Municipal não foi tarefa fácil, não.

Os ex-secretários se Cultura Josefina Fraga e Célio Losnak foram responsáveis por longas negociações com patrocinadores para que toda a estrutura pudesse ganhar vida e se tornar o que vemos hoje.

Afinal, quem é Celina?

Celina Neves é ninguém menos que mãe de Paulo Neves, um professor de história e jornalista muito conhecido da cidade.

Ele fundou o Curso de teatro Paulo Neves, que foi responsável pela formação de grandes atores, como Edson Celulari. Uau!

teatro
Paulo Neves ao lado da filha Talita Neves. Foto: arquivo pessoal de Talita

Além de mãe de Paulo, Celina foi educadora, responsável por uma escola de datilografia.

Ela tinha um grupo de teatro amador chamado “Gil Vicente” e montava espetáculos clássicos.

Além disso, foi a primeira presidente da Academia Bauruense de Letras, e representou nossa cidade com seu Grupo Teatral, em dois Festivais Nacionais, em Rio Preto e por três Festivais Nacionais em São Carlos.

Celina também compareceu a festivais teatrais em Franca, Rio Preto, Rio Claro, Botucatu, Marília, Sorocaba, São Carlos e outras, sempre carregando nossa cidade com carinho na bagagem.

Por esses e outros feitos, conquistou a homenagem do Teatro, que recebeu seu nome.

teatro
Celina Neves é natural de Taquaritinga. Foto: Reprodução/Vivendo Bauru

“Ela foi uma mulher revolucionária, muito à frente do seu tempo”, conta Talita Neves, neta de Celina e filha de Paulo Neves.

Que incrível saber que nossa cidade tem em seu teatro a homenagem a uma mulher tão talentosa, não é? Inclusive, neste mês de março fizemos alguns conteúdos sobre mulheres inspiradoras da nossa cidade. Confira AQUI.

Vamos valorizar a cultura local!


Confira essa e outras histórias de Bauru no site da Solutudo Bauru!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui