Há muitos anos, o Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves” é o principal ponto de encontro dos talentos artísticos da nossa cidade. Por esse palco, já passaram atores como Marco Caruso, Eva Wilma e Gabriela Duarte!
Mas você já parou para pensar no motivo pelo qual o Teatro Municipal de Bauru tem esse nome?
Antes da existência do Teatro, as manifestações culturais eram realizadas no anfiteatro da Unisagrado ou em clubes da cidade.
Quando o vemos hoje, na quadra 8 da Nações Unidas, parece que ele esteve sempre lá, não é? A realidade é que viabilizar a inauguração do Teatro Municipal não foi tarefa fácil, não.
Os ex-secretários de Cultura Josefina Fraga e Célio Losnak foram responsáveis por longas negociações com patrocinadores para que toda a estrutura pudesse ganhar vida e se tornar o que vemos hoje.
A mulher que dá nome do Teatro: quem é Celina?
Celina Neves é ninguém mais ninguém menos do que a mãe de Paulo Neves, um professor de história e jornalista muito conhecido da cidade. Ele fundou o Curso de teatro Paulo Neves, que foi responsável pela formação de grandes atores, como Edson Celulari. Uau!
Além de mãe de Paulo, Celina foi educadora, responsável por uma escola de datilografia. Ela tinha um grupo de teatro amador chamado “Gil Vicente” e montava espetáculos clássicos.
Além disso, foi a primeira presidente da Academia Bauruense de Letras e representou nossa cidade com seu Grupo Teatral em dois Festivais Nacionais em Rio Preto e em três Festivais Nacionais em São Carlos.
Celina também compareceu a festivais teatrais em Franca, Rio Claro, Botucatu, Marília, Sorocaba e muitas outras cidades, sempre carregando Bauru com carinho na bagagem.
Por esses e outros feitos, conquistou prestígio e recebeu a homenagem do Teatro, que foi batizado com seu nome.
“Ela foi uma mulher revolucionária, muito à frente do seu tempo”, conta Talita Neves, neta de Celina e filha de Paulo Neves.
“Ela foi uma mulher revolucionária, muito à frente do seu tempo”
Talita Neves, filha de Paulo Neves, sobre sua avó Celina
Que incrível saber que nossa cidade tem em seu teatro a homenagem a uma mulher tão talentosa, não é?
Vamos valorizar a cultura local!
LEIA TAMBÉM
- 8 artistas bauruenses para você conhecer
- Hoje é Dia do Escritor! Conheça 5 escritores bauruenses e seus livros
- Formada pela Academia de Dança de Londres, bailarina Scheila do Valle fala sobre o seu amor pelo ballet e sua trajetória em Bauru
- Tatuadores bauruenses se destacam e conquistam prêmios nacionais
Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!
Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!
E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.