O dia de hoje, 12 de agosto, é marcado pela celebração do Dia Nacional das Artes. Pela legislação, os artistas são os profissionais que criam, interpretam ou executam “obra de caráter cultural de qualquer natureza, para efeito de exibição ou divulgação pública, através de meios de comunicação de massa ou em locais onde se realizam espetáculos de diversão pública”.

Nesse sentido, fugindo de definições formais, os artistas são pessoas envolvidas com música, dança, pintura, literatura, cinema, teatro… enfim! Com atividades que encantam, entretêm, emocionam, divertem, deslumbram e causam admiração. A arte inspira, deixa a vida mais bela, mais colorida e mais cheia de energia!

Por isso, para ressaltar a importância da arte, selecionamos oito artistas bauruenses (ou grupo de artistas) que você precisa conhecer e prestigiar!

Artistas bauruenses

Banda Acústicos & Calibrados

Com Euler Silva na bateria, Thiago Xavier na voz e no violão, Rica Nogueira na guitarra e Márcio Lanzarini no baixo, a banda foi formada em Bauru em 2008. Mantendo sua formação original desde então, o quarteto possui um repertório que mescla rock, country rock, temas de filmes e versões bem-humoradas, além das canções autorais.

Entre suas músicas de destaque estão “Cerveja” e “Calibrados”, que foram apresentadas simultaneamente com o “DVD Acústicos & Calibrados Ao Vivo”. De acordo com assessoria da banda, o trabalho resultou em mais de 170 shows pela “Tour Rock Balbúrdia” que levou o trabalho do Calibrados aos mais variados públicos e locais.

8 artistas bauruenses para você conhecer. Na foto, os quatro integrantes da banda Acústicos e Calibrados
Foto: Divulgação

Júlia Toledo

Entre os artistas bauruenses está a jovem Júlia, que começou a dançar ballet aos cinco anos de idade. Mas foi em 2019 que descobriu sua paixão pelo samba! No seguinte, em 2020, já no período em que o mundo passava pelos desafios da pandemia, a bailaria participou do concurso Mundial de Dança CIAD, de maneira virtual, e conquistou o primeiro lugar com sua apresentação de samba.

A competição, concentrada em danças árabes e étnicas, envolvia alunos de escolas dos mais diversos locais do mundo. E Júlia chegou a sua escola, em Bauru, por meio de um projeto de passistas. O local é um centro cultural dirigido pelo dançarino, coreógrafo e professor de danças populares Tobias Terceiro.

Júlia Toledo, bailarina bauruense. 8 artistas bauruenses para você conhecer
Foto: Divulgação/Diego Pires Rodrigues

Mano Dharlão e MentBlindada

O grupo de rap de Bauru teve origem há 10 anos com seus criadores e integrantes, Mano Dharlão e MC Dentão, que atualmente segue carreira solo como Dentão da Rima.

Com a nova formação, o Grupo MentBlindada se tornou uma banda com guitarra, violão, baixo, bateria, percussão e DJ. Mano Dharlão conta que o repertório é autoral. “Mas, com a inclusão da Banda, passamos a levar ao público e fãs músicas tradicionais da cultura hip hop e do cenário do rap nacional”, acrescenta.

O trabalho mais recente do grupo é o “Obrigado mãe“, uma música acompanhada de um videoclipe. “Não só uma homenagem para Dona Glória, minha mãe, mas também uma homenagem a todas as mãe guerreiras”, conta o rapper Mano Dharlão.

8 artistas bauruenses para você conhecer. Mano Dharlão e Banda MentBlindada
Mano Dharlão é rapper, compositor, produtor e roteirista. O artista é criador e líder da Banda MentBlindada. (Foto: Reprodução)

Gastão Debreix

Natural de Guaiçara-SP, Gastão Debreix se formou, em 1992, na Unesp Bauru em educação artística com habilitação em Artes Plásticas. Considerado um poeta visual, seu trabalho envolve poesia, artes visuais e design. Artista multifacetado, também se dedica ao ensino das artes.

Suas exposições, além de passarem pelo interior do Estado, também alcançaram lugares pelo Brasil e pelo mundo, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Coreia do Sul, Hungria e Alemanha.

“Sem arte, eu não estaria vivo. Eu perderia a razão de viver. Sem produzir, sem essa química, eu acho que não faria sentido a vida”, disse Gastão em uma entrevista ao programa Artefato, da TV Unesp.

Gastao Debreix. 8 artistas bauruenses para você conhecer
Fotos: Reprodução/Instagram

Luís G. Martins, L7matrix

Entre os artistas bauruenses está Luís ou L7matrix, como é conhecido internacionalmente. Seu primeiro contato com as tintas em spray aconteceu aos 13 anos e, assim, depois de diversas experimentações, tornou-se um artista com uma abordagem original cujo trabalho envolve diversos materiais e elementos geométricos juntos de quebra-cabeças de cores. Dessa forma, sua obra é focada na arte de rua e no grafite.

De acordo com informações fornecidas pelo artista, seu estilo se espalhou por vários lugares do mundo, como a França, país onde vive, além de Portugal, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Austrália, entre outros.

Aqui na cidade, sua obra pode ser vista no Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva, no Teatro Municipal de Bauru.

artistas bauruenses para você conhecer: L7matrix
Fotos: Reprodução/Instagram

Além disso, L7matrix já realizou, em Bauru, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), no Núcleo Pastor Arlindo Viana, uma intervenção junto de Gastão Debreix.

Viviane Mendes

Formada advogada, Viviane Mendes trabalha com arte há mais de duas décadas. Conhecida pela cidade, a artista plástica começou com restaurações, mas suas obras consagradas são pinturas em tela. Seu projeto de arte urbana também ganhou grande repercussão.

Apaixonada por gatos, a artista utiliza diversas técnicas que geram efeitos ricos em texturas, formas e cores.

Viviane Mendes está entre os artistas bauruenses
Fotos: Reprodução/Facebook

Mari Monteiro

Entre os artistas bauruenses, está a grafiteira Mari Monteiro. Idealizadora do projeto “Minha escola com mais vida”, colocado em prática na Escola Estadual Walter Barretto, convidou outros artistas da cidade para revitalizar escolas com arte e grafites.

O caligraffiti de Mari Monteiro é uma abordagem de que une caligrafia, tipografia e grafite. Nas redes sociais, Mari comemorou seis anos nesse estilo. “Fico muito feliz com toda minha trajetória. Cada passo dado, cada amizade feita, cada conhecimento e vivência adquirida. Sempre gosto de explorar os estilos e me desafiar”, escreveu.  

Mari Monteiro. 8 artistas bauruenses para você conhecer
Foto: Reprodução/Instagram

Regina Moscheto

“Das boas lembranças da infância, do amor pela natureza, pelo mundo e seus sonhos, assim surge a artista Regina Moscheto”, descreve em seu site. A artista plástica se dedica à profissão há mais de uma década, com dezenas de obras produzidas.

Além das exposições e divulgações de seu trabalho, sua obra pode ser vista nos muros das quadras 15 e 16 da avenida Getúlio Vargas em Bauru.

Regina Moscheto. 8 artistas bauruenses para você conhecer
Fotos: Reprodução e Divulgação

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo sobre os artistas bauruenses? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui