As ruas inclinadas e tranquilas são características marcantes do Jardim Bela Vista, que está entre os primeiros bairros da cidade e que, por isso, assistiu ao seu desenvolvimento, preservando aspectos do passado e abrigando elementos importantes do presente do município. Quem questiona os moradores a respeito dos seus redutos certamente percebe o apego às raízes e a relação com a tradicional comunidade bauruense.

Por isso, separamos cinco curiosidades e histórias sobre o Jardim Bela Vista!

1- Moradores antigos

Não é raro encontrar alguém que vive há 50 anos no bairro. Mais do que isso: que teve filhos e estes seguem no local, também há décadas. O Bela Vista abriga gerações de famílias que descrevem o bairro como calmo e predominantemente residencial. Quem tem um negócio por lá é porque estabeleceu uma boa relação com os moradores!

2- Relação com a origem da cidade

Muitas pessoas pensam que o Bela Vista é bairro mais antigo de Bauru. A Solutudo já contou que, na verdade, é a Vila Falcão, mas, se não é o primeiro, está entre eles: vem depois também do Centro e da Vila Quaggio. Nesse sentido, surgiu por conta dos trabalhadores das ferrovias que residiam naquela região na década de 1920. No entanto, sua criação oficial data de 1958.

6 curiosidades e histórias sobre o Jardim Bela Vista, um dos bairros mais antigos de Bauru. Foto mostra Vista aérea do Jardim Bela Vista
Vista aérea do Jardim Bela Vista (Foto: Série Acervo dos municípios brasileiros/IBGE)

3- Símbolos do passado

As ferrovias trouxeram a Bauru a infraestrutura necessária para o seu desenvolvimento. Um exemplo disso é que a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) implementou diversos serviços médicos e construiu o Hospital de Base e o Hospital Salles Gomes, este segundo no Jardim Bela Vista. O local se tornou uma referência do bairro!

Corpo clínico do Hospital Salles Gomes na escadaria de entrada do prédio. 6 curiosidades e histórias sobre o Jardim Bela Vista, um dos bairros mais antigos de Bauru
Corpo clínico do Hospital Salles Gomes na escadaria de entrada do prédio. (Foto: Acervo do Acervo digital do Museu Ferroviário Regional de Bauru)

Outros pontos simbólicos do passado são o Cine Bela Vista e a rádio PRG-8 ou Bauru Rádio Clube. A emissora de rádio foi a primeira de Bauru, pioneira nas comunicações, e revela uma relação marcante da cidade e do bairro com a família Simonetti.

Foto antiga do Cine Bela Vista em Bauru
O Cine Bela Vista marcou época! O cinema ficava na Praça dos Expedicionários (Foto: Reprodução)

Personalidade marcante, João Simonetti foi responsável pela rádio e também pela concessão do canal 2 ou TV Bauru, feito que fez Bauru ser a primeira cidade de toda a América Latina localizada no interior a ter uma emissora de televisão! Não por acaso, o viaduto da Avenida Nuno de Assis, no Jardim Bela Vista, recebe esse nome.

PRG-8 ou Bauru Rádio Clube no Jardim Bela Vista
PRG-8 ou Bauru Rádio Clube (Foto: Reprodução/TV Tem)

4- Início da carreira de dupla sertaneja

Por falar na Bauru Rádio Clube, você conhece a dupla Cascatinha & Inhana? Provavelmente os mais antigos, sim. Mas até os mais jovens amantes de música sertaneja certamente já ouviram pelo menos um dos sucessos dos cantores. Músicas como “Índia”, “Meu Primeiro Amor”, “Flor do Cafezal” e “Colcha de Retalhos” são exemplos de sucessos que, inclusive, foram regravadas em outras vozes.

Pois então, a dupla Cascatinha & Inhana, no início da carreira, em 1947, se apresentava nos estúdios da PRG-8 de Bauru. A partir de então, destacou-se no cenário nacional da música sertaneja.

5- Passeio de barco

No século 20, havia uma represa separando o Jardim Bela Vista e o Centro a qual cedeu espaço para a Avenida Nuno de Assis. Dessa forma, uma imagem antiga (e muito interessante para quem gosta de história) mostra os moradores do bairro em um passeio de barco pelo local.

Passeio de barco Bela Vista
Passeio de barco (Foto; Reprodução)

6- Marcos do presente

A Paróquia Santo Antônio está presente há décadas no bairro, e é um marco religioso importante para a região. A história da igreja diz que “desde 1937 já existiam pessoas doando terras para se construir uma comunidade católica no Jardim Bela Vista”. Dessa forma, é desde então que a igreja está presente na paisagem do bairro.  

Outro elemento atual do bairro que possui relação com o passado é a TV TEM, afiliada da Rede Globo em Bauru, que funciona na Bela Vista no mesmo local da emissora pioneira de televisão, o canal 2.

Por fim, o Fórum da Comarca de Bauru está localizado no bairro, o que faz com que muitas pessoas se desloquem até lá.

Fórum da Comarca de Bauru no bairro Bela Vista
Fórum da Comarca de Bauru (Foto: Reprodução/Google Maps)

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

8 COMENTÁRIOS

  1. Embora não tenha nascido em Bauru moro aqui a mais de 30 anos e a adotei como minha cidade. Gosto muito de conhecer as curiosidades sobre a cidade. Obrigada!!!!

  2. Bom dia. Meu nome é José Roberto Manzato.nasci e fui criado no Jardim bela Vista. Maus exatamente na rua Afonso Pena. Frequentava os estudios da saudosa PRG-8. Gostava de ir ver a escolinha da dona Olivia que era apresentada pelo saudoso locutor Evanildo Adame, e todos os personagens eram de sua criação e na voz dele ganhavam vida e nos trazia muita diversão.

  3. Parabens pela historia nasce e moro ate hoje na bela vista fiquei curioso sobre a represa gostaria de mais informações

  4. Boa tarde. Eu nasci em 1958 no hospital Sales Gomes e já existia o bairro Bela Vista, saí quando me casei em 1984. Então acho que o bairro não começou em 1958 e sim muito tempo antes. Meu avô morava na rua Horácio Alves Cunha quadra 3 antiga rua PRG8. Bela reportagem. Abraços.

  5. Boa tarde.
    Bauru foi uma cidade muito importante no passado, pena que a cidade está nessa situação.
    Nasci no ano de 1958 .
    Maria de Lourdes das Neves Lourenço.

  6. Bom dia.
    Meu pai está nesta foto com os funcionários do saudoso hospital Salles Gomes, quando eu mostrei para a foto para ele simplesmente ele falou o nome de cada pessoa que está nesta foto, ele já tem 86 anos.
    Sou nascido em Bauru em 1960 e nasci no Hospital Salles Gomes, ia nas matines de domingo no cine Bela Vista assistir filmes do Tarzan.
    Dormíamos com as janelas abertas, andávamos nas ruas brincado de esconde e esconde, como era bom, refrigerante era uma festa quando tomávamos uma Crush .
    Parabéns pela reportagem, quem não lembra do passado não compreende o futuro.

  7. Sou Bauruense há 58 anos com muito orgulho.Gostaria que saber mais sobre nossa cidade ,sua história, fundação, desenvolvimento,economia etc .
    Acho importante os jovens dessa geração conhecer melhor nossa cidade__TE AMO BAURU .

  8. Nasci nesse bairro há 56 anos, durante um período de minha vida vivi fora, retornei e posso dizer, não trocaria esse bairro por lugar algum, amei a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui