Por conta das diversas histórias curiosas, engraçadas, pitorescas, malucas ou misteriosas que envolvem Bauru, a cidade ficou conhecida como a Springfield Brasileira. A alcunha é inspirada na fictícia de Springfield, cenário onde se passa a famosa animação americana Os Simpsons.

Aqui na Solutudo, você pode ver a primeira parte desse conteúdo, na qual contamos sobre Tim Maia e o Baurets, Cazuza e a Garota de Bauru, o roubo do Bauruzinho e muito mais!

Mas como Bauru não tem essa fama à toa, ainda há muito o que contar! Quer se divertir ou se surpreender conhecendo ou relembrando os causos que fazem da Cidade Sem Limites a Springfield Brasileira? Vamos lá!

Bauru, a Springfield Brasileira

A cidade do raio e os apagões

No ano de 1999, o maior blecaute da história do país até aquele momento deixou 31 milhões de pessoas em dez Estados sem energia – há fontes que falam em até 70 milhões de brasileiros! E adivinha só quem foi colocada como “culpada”? É isso mesmo, a cidade de Bauru! Isso porque falou-se, na época, que um raio havia caído na subestação da Companhia Energética de São Paulo localizada aqui, o que teria causado o apagão geral.

A hipótese, no entanto, não foi bem aceita pela improbabilidade da justificativa – o que não impediu que Bauru ficasse conhecida como a “a cidade do raio”. Sete anos depois do ocorrido, um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) comprovou que aquela, de fato, uma tempestade de raios não foi a causa do blecaute, mas não apontou o motivo real. Uma versão que circulou foi a falta de segurança e de manutenção da subestação.

Dez anos depois, em 2009, Bauru voltou a ser manchete por conta de um apagão. Entretanto, dessa vez, não como o centro causador, mas por conta das consequências do blecaute que deixou de dez a 18 estados no escuro. Isso porque, na Maternidade Santa Isabel, na qual havia seis bebês internados da UTI, não havia gerador.

Diante da incerteza sobre o retorno da energia, o hospital precisou agir com pressa e contou com a ajuda de uma emissora de televisão local, a TV TEM, para emprestar um gerador. Mesmo assim, crianças precisaram ser transferidas para o Hospital de Base (esse sim com gerador) e, sem nenhum equipamento que guiasse médicos e enfermeiras, os jornalistas que estavam no local ajudaram com lanternas os pacientes a chegarem até as ambulâncias. Que sufoco, hein?

A dança do quadrado é da Unesp Bauru!

Ficou muito conhecida no Brasil a dança do quadrado. Você sabe qual é, aquela música que diz “cada um no seu quadrado”, gravada pela cantora Sharon em 2008. Porém, o que muita gente não sabe é que a dança do quadrado é uma criação dos alunos de Bauru, da Unesp, que virou uma tradição nos jogos universitários.

Carros no buraco

Em 2010, um homem e uma mulher grávida estavam de carro voltando para casa no Núcleo Habitacional Mary Dota, em Bauru, quando, de repente, um buraco começou a se abrir na rua. O veículo caiu na cratera de um metro – os dois ficaram bem – e a provável causa do ocorrido foi o rompimento de uma tubulação.

Assim, um carro do Departamento de Água e Esgoto (DAE) foi enviado ao local. Como se já não fosse o suficiente para um dia só, o veículo do DAE também caiu no buraco! Foi necessário um guincho para tirar os automóveis do local. Parece história de desenho animado, digna da Springfield Brasileira, não é?

Carro caído em um buraco Bauru, a Springfield Brasileira
Carro caiu em um buraco na Springfield Brasileira (Foto: Reprodução/TV TEM)

Quase fim do Racionais MC’s

O grupo de rap Racionais MC’s é considerado o maior do Brasil, e Bauru quase ficou marcada como o lugar em que o conjunto acabou. Isso porque, após um show do Racionais na Cidade Sem Limites, o vocalista Mano Brown resolveu encerrar a parceria do grupo. Mas, depois de conversar com os outros integrantes, reviu a sua decisão.

Bauru quase ficou marcada pelo fim do Racionais MC's, grupo de rap que surgiu em 1998. Bauru Springfield Brasileira.
Bauru quase ficou marcada pelo fim do Racionais MC’s, grupo de rap que surgiu em 1998. (Foto: Reprodução/Instagram)

Aeroporto sem companhia aérea e polêmica com Luciano Huck 

Uma propaganda de cerveja ficou conhecida na cidade porque brincou com um fato curioso: Bauru tinha um aeroporto, mas não havia companhia aérea funcionando! Dessa maneira, um homem, no comercial, tentava comprar uma passagem para a Springfield Brasileira e não conseguia.

Vale ressaltar que, hoje em dia, a situação é diferente: Bauru tem companhias aéreas atuantes e opera voos regulares para destinos como Brasília e Campinas.

Veja o vídeo do comercial.

Outra polêmica envolvendo o aeroporto de Bauru foi protagonizada pelo apresentador Luciano Huck, que “tirou sarro” da cidade e a brincadeira não foi muito bem recebida. Em vídeo, ele narra que precisou pousar no município por causa de uma chuva e zomba do fato de que não havia transporte no local para o seu deslocamento.

“Acho que vai ser fácil a gente conseguir um táxi, ou um ônibus, ou um Uber, ou um carro de boi”, ironizou. Logo depois, um funcionário do aeroporto ajudou o apresentador a conseguir um táxi. Diante da repercussão, o assunto virou pauta na cidade. Já Huck se explicou dizendo que sabia que não havia transporte no local por conta do horário, que não tinha voo agendado.

Assim, mandou “um abraço carinhoso” para a cidade com a qual alegou ter uma “relação de infância”.

O apresentador Luciano Huck esteve em Bauru e deu o que falar por conta de seus comentários irônicos que brincaram com o aeroporto da cidade, a Springfield Brasileira.
O apresentador Luciano Huck esteve em Bauru e deu o que falar por conta de seus comentários irônicos que brincaram com o aeroporto da cidade (Fotos: Reprodução/Instagram)

E aí, Bauru é ou não é a Springfield Brasileira?

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo sobre a brincadeira de que Bauru é a Springfield Brasileira? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui