Pelé, o rei do futebol, o “Atleta do Século”, nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais. No entanto, a maior parte de sua infância e um período da sua adolescência foram vividos em Bauru. Por isso, recebeu da Câmara de Vereadores da cidade o título de Cidadão Bauruense em 1962. E muito se comenta sobre o que Pelé teria dito em seu discurso de agradecimento, que aconteceu mais de dez anos depois.

Inclusive, a fala de Pelé, que estampou a capa do Jornal da Cidade no dia 16 de março de 1975, desmentiu a história de que o rei tinha uma relação negativa com a Cidade Sem Limites:

“Não importa que alguém tenha dito, não sei quando, que Pelé não gostava de Bauru. Em todos os momentos da minha vida esportiva, em várias partes do mundo, nunca me esqueci desta cidade, às vezes colocando-a acima de minha terra natal, Três Corações. Em todas as vezes que fui chamado a dar entrevista, contando os fatos do início da minha carreira, sempre citei Bauru com muito carinho. E dizia a mim mesmo que não poderia morrer sossegado, enquanto não viesse receber o título de cidadão, que esta Câmara me concedeu em 1962″.

O fato é que as primeiras experiências do jovem Edson Arantes do Nascimento no futebol foram em Bauru, com uma passagem de destaque pelo Bauru Atlético Clube, o BAC.

Dessa forma, resgatamos uma relíquia, um comercial protagonizado por Pelé. O enredo, além de revisitar a infância do rei em Bauru, ainda prevê o futuro. Veja o vídeo!

Vídeo do comercial em que Pelé relembra infância em Bauru

Pelé nasceu em 1940, e se mudou com sua família para Bauru entre 1944 e 1945. Assim, foi jogar no Santos e viver no litoral paulista apenas quando tinha 15 anos.

O comercial, veiculado na segunda metade da década de 1990, explora a relação entre o passado, o presente e o futuro. Por meio de uma viagem de Pelé a Bauru, a memória do rei o leva de volta aos tempos da infância com um tom de nostalgia. A escola, os jogos de futebol no terrão e a estação ferroviária são os elementos utilizados nessa retomada do período em que era criança.

Já a cena que exibe uma conversa por chamada de vídeo projeta uma forma de interação, que, de fato, é uma realidade nos dias de hoje.

NÃO IMPORTA QUE ALGUÉM TENHA DITO, NÃO SEI QUANDO, QUE PELÉ NÃO GOSTAVA DE BAURU. EM TODOS OS MOMENTOS DA MINHA VIDA ESPORTIVA, EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO, NUNCA ME ESQUECI DESTA CIDADE. (…) SEMPRE CITEI BAURU COM MUITO CARINHO

Pelé, em 1975, em agradecimento ao título de Cidadão Bauruense

LEIA TAMBÉM

Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui