É fato que a Turma da Mônica marcou a infância e a história de muitos brasileiros! Os quadrinhos do desenhista e escritor Mauricio de Sousa são sucesso absoluto no nosso país: são milhões de gibis vendidos mensalmente, sem contar a marca mais do que consolidada que inclui milhares de produtos licenciados. Diante de todo esse sucesso, Mauricio de Sousa e seus personagens icônicos se tornaram muito conhecidos. Mas o que pouca gente sabe é a relação dessa trajetória prestigiada com a nossa cidade. isso porque, a Mônica, filha do cartunista, que inspirou a personagem líder da turminha dos gibis, é de Bauru! Ela nasceu na Cidade Sem Limites.

Mônica é de Bauru! Filha e inspiração de Mauricio de Sousa nasceu na nossa cidade
Na foto, a bauruense Mônica, filha e inspiração de Mauricio de Sousa, e os atores que interpretaram a Turma da Mônica nas telonas. (Foto: Reprodução/Instagram)

Mônica nasceu em Bauru”

Mauricio de Sousa se inspirou em sua filha bauruense Mônica para elaborar a personagem dos quadrinhos para o jornal Folha de S. Paulo, e sua primeira aparição foi em 1963 na tirinha do Cebolinha, como coadjuvante. Mas, com o tempo, passou a ter mais relevância nos enredos e a se tornar protagonista, dando o nome – que segue até hoje – para as famosas histórias.

“Bauru, SP. Rua Araújo Leite, 22-03, ano de 1962. Eu seguro Mariangela, primeira filha, com quase dois anos. Minha esposa Marilene sustenta a filha Mônica com poucos meses. Mônica nasceu em Bauru”, escreveu Mauricio de Sousa em suas redes sociais.

Na foto publicada por Mauricio de Sousa em suas redes sociais, ele aparece segurando sua filha mais velha com a primeira esposa, Marilene, mãe de Mônica (em seu colo) e também de Mariângela (na foto), Magali e Mauricio Spada. O momento foi capturado no ano de 1962 na casa onde a família morou em Bauru na Rua Araújo Leite, 22-03. Hoje, o local se tornou uma clínica odontológica.

A família viveu entre 1960 e 1962 na cidade, onde Mauricio e Marilene se casaram.

Da vida real para os quadrinhos

Mauricio de Sousa desenvolveu personagens baseados em seus dez filhos! No entanto, não só neles: ainda temos mais dois nomes bauruenses na Turma da Mônica. Titi e Franjinha são inspirados nos sobrinhos do cartunista que são de Bauru.

Amigos bauruenses de Pelé nos gibis

Mauricio de Sousa lançou, em 1977, o personagem Pelezinho, baseado no Rei do Futebol. E os personagens da história, que se passava na infância do craque, foram baseados nos amigos que Pelé fez em Bauru, como Cana Braba, Samira, Bonga, Neusinha, Rex, Teófilo e Frangão.

Gibi Pelezinho, de Mauricio de Sousa, criador da Turma da Monica.
Foto: Reprodução

Interessante, não é? Você conhecia a relação de Mauricio de Sousa e da Turma da Mônica com Bauru?

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo sobre as campanhas de doação em Bauru? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui