José Reginaldo Furtado é formado em Artes pela Unesp de Bauru, pós-graduado em Didática do Ensino Superior, professor da rede estadual de ensino desde 1993, escritor com mais de dez livros publicados, membro da Academia Bauruense de Letras e proprietário da Editora Persistere e do sebo O Livreiro.

O professor e escritor bauruense afirma ter nascido na cidade, apesar de em sua certidão de nascimento constar o município de Álvaro de Carvalho. Segundo ele, toda a sua família nasceu na zona rural: “Meu pai só registrou todo mundo quando nós viemos para Bauru. E aí ele colocou como se eu tivesse nascido em Álvaro de Carvalho. Eu só descobri isso quando eu lancei meu primeiro livro em 2000. Eu tenho sete irmãs, e sou o segundo mais novo. Quando presenteei uma irmã com um exemplar, ela olhou e falou: ‘Quem falou que você nasceu em Álvaro de Carvalho? Você nasceu em Bauru. Eu que cuidei de você!’”, narra.

O poder transformador da leitura – e de uma viagem

Reginaldo conta que veio de uma família pobre e que seus pais eram analfabetos, mas, para ele, nunca faltou comida, nem o incentivo à leitura. “Teve mês que nós comemos arroz todos os dias, mas sempre tinha o que comer. Assim, quando sobrava uma grana, o que era raro, minha mãe comprava livros para mim. E eu tenho alguns desses até hoje”, relata.

Embora a paixão pela leitura tenha estado presente em sua vida desde cedo, a primeira função de Reginaldo foi a de mecânico de locomotiva. “Eu trabalhava na rede ferroviária federal. Até então, era o melhor ou um dos melhores empregos de Bauru. Eu queria sair e não tinha coragem porque eu estava para casar, e tinha a pressão da família”.

Assim, tudo mudou com uma viagem à Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. “Eu encontrei pessoas comuns que eram extremamente felizes com a vida simples que elas escolheram. E isso me ajudou a tomar uma decisão que mudou todo o meu futuro. Tanto é que a primeira coisa que eu fiz quando voltei para Bauru foi pedir demissão”, conta o professor e escritor bauruense. Essa história inspirou um de seus livros, o Mistérios na Chapada (2016). A partir daí, sua trajetória dedicado ao conhecimento teve início.

Professor, escritor e dono de sebo

Com essa trajetória e um acervo de cerca de cinco mil títulos, Reginaldo resolveu abrir o sebo O Livreiro em 2020: “O que eu acho que faz a diferença aqui no sebo não é a venda de livros. As pessoas que entram acabam saindo com muito mais do que um livro. Nós conversamos, trocamos ideias, discutimos alguns assuntos. Na verdade, a intenção do sebo é ser um ponto de encontro para os interessados em aprender ou ensinar alguma coisa”, conta.

Para mim, aqui é um oásis, o meu Google particular! É um lugar para você arejar a cabeça e discutir assuntos com propriedade.

José Reginaldo Furtado sobre seu sebo O Livreiro, em Bauru.

Reginaldo revela que tem um xodó com seus exemplares e que ama os livros desde criança. Mas garante: “A minha relação é com o conhecimento. Eu adoro aprender e gosto mais ainda de ensinar. Por isso eu leio de tudo. Eu gosto muito do conhecimento: me ajuda na comunicação com o mundo!”.

No espaço localizado na rua Saint Martin, em Bauru, são cerca de três mil e quinhentos livros. Mesmo sem saber precisar a quantidade, Reginaldo diz já ter lido muitos deles.

Sebo O Livreiro

Rua Engenheiro Saint Martin, 15-07 – Centro, Bauru – SP

LEIA TAMBÉM


Gostou desse conteúdo sobre a história do professor e escritor bauruense Reginaldo Furtado? Deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

Curta as páginas da Solutudo Bauru nas redes sociais!

5/5 - (10 votos)

2 COMENTÁRIOS

  1. Reginaldo criou um espaço incrivelmente acolhedor em seu sebo. Qualquer um que entre, sente-se à vontade para prosear. Agora, sabendo um pouco mais de sua história, aplaudo com mais entusiasmo ainda as suas iniciativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui