Que o Pelé tem uma relação importante com a nossa cidade, todos sabem. Afinal, o rei do futebol jogava no Bauru Atlético Clube, o BAC, na época em que foi oferecido ao Santos FC, clube que marcou sua carreira e no qual se tornou o maior jogador brasileiro de todos os tempos.

No entanto, o que pouca gente sabe é que, ainda jovem, com cerca de 14 anos de idade, Edson Arantes do Nascimento já mostrava seu talento, sua genialidade e sua capacidade de mudar as regras do jogo. Neste último caso, literalmente! Quando Pelé jogava aqui, ele era tão decisivo nas partidas da várzea e tão diferenciado, que a Liga de Futebol Amador de Bauru criou uma norma especialmente para ele: o jovem Edson não poderia passar do meio de campo! Isso mesmo que você leu: o rei só poderia ficar na defesa ou jogar no gol para disputar o campeonato pelo Radiun, no ano de 1955.

A decisão foi tomada pelo dirigente da liga, Sérgio Ribeiro, para que o torneio ficasse mais equilibrado. E isso aconteceu depois da primeira partida da competição, em que Pelé marcou nada mais nada menos do que oito gols na goleada de 10 a 0 do Radiun contra o time dos Marianos.

Com isso, caso ele passasse do meio de campo, seria marcada a falta em favor do time adversário. No entanto, nem mesmo a nova regra impediu o craque de ajudar o seu time, que foi campeão naquele ano.

Na foto, Pelé está defendendo uma bola.
Foto: Reprodução/Instagram

Essas e outras histórias foram contadas pelo jornalista bauruense Luiz Carlos Cordeiro no seu livro “De Edson a Pelé – a Infância do Rei Em Bauru”.

Na obra, o autor, que era amigo do irmão do Pelé, também conta que as atuações de gala do jovem Edson não se restringiam ao campo: no salão ele também era artilheiro. Em um torneio de quadra em 1954, o time do rei, o Radiun, levou o troféu e Pelé chegou a marca de 47 gols! Impressionante, não é?

Depois da infância em Bauru – o rei deixou a cidade quando tinha 15 anos –, Pelé ganhou diversos títulos com o Santos, com a Seleção Brasileira (incluindo três Copas do Mundo) e ainda atuou durante um tempo nos Estados Unidos, no New York Cosmos. Mas a sua família seguiu vivendo na cidade.

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui