Brincar pelo bairro, aproveitar os parquinhos, conhecer pontos turísticos e explorar atrações de arte e cultura são formas de colocar as crianças em contato com o lugar onde elas vivem. Em Bauru, alguns ambientes públicos, inclusive, possuem opções dedicadas ao público infantil. É importante pensarmos que os pequenos também fazem parte da sociedade e devem ocupar esses espaços na cidade!

Além disso, passar um tempo de qualidade, estar junto, fazer um passeio e se divertir com as crianças são os melhores presentes que qualquer mãe, pai, familiar ou cuidador pode oferecer para os pequenos neste Dia das Crianças!

Pensando em tudo isso, preparamos uma lista de espaços públicos em Bauru para aproveitar com as crianças.

Espaços públicos em Bauru para aproveitar com crianças

1- Praças com brinquedos

Diversas praças espalhadas pela Cidade Sem Limites são equipadas com playgrounds.

Algumas delas são: Praça do Núcleo Joaquim Guilherme; Praça Nagem dos Santos, no Jardim Vânia Maria; Praça Laurice Zogheib, na Vila Industrial; Praça Sgt PM Antonio Marcos de Quadros, no Parque Santa Cândida; Praça Carlos Fernandes de Paiva, Alto Alegre; e na Rua Manoel Hermano da Silva, quadra 3, no Jardim Nicéia.

Provavelmente, há alguma perto da sua casa. Mas há a possibilidade de conhecer um lugar novo neste dia 12 de outubro!

É importante ressaltar que Bauru também conta brinquedos inclusivos pensados para crianças com deficiência no parquinho do Parque Vitória Régia.

5 espaços públicos para curtir com as crianças em Bauru. Na foto, o brinquedo de madeira do Jardim Nicéia.
Brinquedo do parquinho no Jardim Nicéia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bauru)

2- Parque Vitória Régia

Além desse ambiente com brinquedos, o parque é uma ótima opção para quem quer levar os pequenos para aproveitar ao ar livre, fazer um piquenique ou até praticar alguma atividade física. Muitas vezes, apenas uma bola e espaço para jogar são suficientes para fazer a alegria de meninas e meninos, não é mesmo?

Brinquedo colorido no Parque Vitória Régia. 5 espaços públicos para curtir com as crianças em Bauru
Brinquedo do Parque Vitória Régia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bauru)

3- Jardim Botânico

Com entrada gratuita, esse é um dos lugares da cidade, voltado ao lazer e à educação, que as crianças precisam conhecer! Por meio do Programa de Educação Ambiental, visitas monitoradas são programadas para alunos da rede de ensino de Bauru e de outras cidades, além de grupos organizados.

No momento, por conta da pandemia do novo coronavírus, estas últimas estão suspensas – as regras de prevenção no cenário da Covid-19 incluem a suspensão de piqueniques, ensaios fotográficos, visitas escolares e de grupos com mais de 10 pessoas, conforme divulgado pelo próprio Jardim Botânico.

No entanto, ainda há diversas atrações disponíveis no Jardim Botânico: biblioteca, coleção de plantas, herbário, arboreto, trilha ecológica e um mirante!

Espaço ao ar livre no Jardim Botânico de Bauru. 5 espaços públicos para curtir com as crianças em Bauru
Espaço ao ar livre no Jardim Botânico de Bauru (Foto: Divulgação/Jardim Botânico)

4- Bibliotecas

Em Bauru, a Divisão de Bibliotecas conta com oito unidades. E um espaço público como uma biblioteca é uma ótima possibilidade para explorar com os pequenos, tanto para aqueles que já adoram ler quanto para os que precisam desse incentivo!

A Prefeitura informa que, nestes pontos, desenvolve ações culturais, elabora, executa, acompanha e avalia projetos e atividades da área da literatura, incentivo à leitura e produção literária. Além disso, pontua que são disponibilizados espaços para que as crianças possam desenvolver habilidades motoras e cognitivas por meio de jogos e brinquedos, além da leitura, que pode ou não ser interativa entre pais e filhos com propostas de oficinas lúdicas.

Para conferir os endereços de cada uma das bibliotecas públicas bauruenses, e até mesmo da Sala de Leitura, é só acessar o site Prefeitura.

Foto de uma prateleira repleta de livros em biblioteca bauruense. 5 espaços públicos para curtir com as crianças em Bauru
As bibliotecas são ótimas possibilidades para explorar com as crianças! (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bauru)

5- Bosques

Campos de futebol, playgrounds, academias ao ar livre, pistas de caminhada e quadras poliesportivas são alguns dos atrativos desses espaços públicos que são os bosques bauruenses. As crianças podem curtir ao ar livre e gastar todas as energias nessas atividades!

São quatro bosques espalhados pela Cidade Sem Limites: “José Guedes de Azevedo” (Bosque da Comunidade); “Gilberto Duarte Carrijo” (Bosque do Geisel); “Miguel Moisés Inete” (Bosque Bauru XVI); “Eliseu Victor Fornetti” (Bosque do Parque União).

Bosques em Bauru. 5 espaços públicos para curtir com as crianças em Bauru
Bosque do Parque União, que fica na Rua Antonio Padilha, quadra 1. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bauru)

Atenção: para curtir o Dia das Crianças em espaços públicos com segurança, tome todos os cuidados contra o coronavírus, o que inclui o uso de máscara, o distanciamento social e o álcool em gel sempre por perto!

E conta para a gente: qual desses lugares é o preferido das crianças bauruenses?

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui