Se a Vila Falcão, o mais antigo, e o Jardim Bela Vista são bairros que fazem parte da história de Bauru, isto é, de sua origem e desenvolvimento, o Núcleo Habitacional Presidente Ernesto Geisel é mais jovem do que muitos moradores da cidade. Mesmo assim, acumula histórias, uma população significativa e lugares que fazem parte do cotidiano bauruense.
Saiba mais sobre o bairro de Bauru!
Geisel: um jovem bairro
O Geisel surgiu no ano de 1980 por meio da COHAB, a Companhia de Habitação Popular de Bauru, que construiu na Cidade Sem Limites, ao longo de sua história, 35 núcleos habitacionais. O principal acesso ao local é a Avenida Nações Unidas, mas, antigamente, quando não havia essa opção, era necessário pegar o caminho pelo Redentor.
O Censo Demográfico do ano de 2010 informou que o Núcleo Presidente Geisel tinha, naquela oportunidade, quase 12 mil moradores e mais de quatro mil domicílios. Dessa forma, aproximadamente três por centro da população bauruense vivia no bairro, que passou a contar com avanços significativos a partir de 1989, quando o sambódromo bauruense se instalou naquele local.
Sambódromo e carnaval
O carnaval de Bauru é um dos melhores do interior paulista, com blocos pela rua e desfile de escolas de samba na avenida! Inclusive, o Sambódromo de Bauru possui uma história pioneira: foi o segundo a ser construído no Brasil, antes mesmo do famoso Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, que foi inaugurado em 1991.
Dessa forma, a partir da construção do espaço e da fundação da primeira escola de samba no início da década de 1990, a Coroa Imperial, o Geisel passou a chamar mais atenção na cena bauruense, crescendo e atraindo a população.
Ceagesp
Com um volume médio de comercialização de 6,8 mil toneladas por mês, o Ceagesp de Bauru fica na Avenida Nações Unidas na altura do bairro. O terreno do local possui uma área de 100 mil m² (com 7.466 m² de área construída).
Assim, trata-se de uma das maiores centrais de abastecimento de alimentos de todo o estado. De acordo com os dados fornecidos pelo Ceagesp, os principais produtos comercializados são batata, banana, tomate, laranja e cebola. Assim, a empresa pública movimenta a economia de Bauru e Região e também gera milhares de empregos no município.
Bosque do Geisel
Espaços com áreas verdes, que oferecem lazer e esporte, são importantes e valorizados pela população dos mais diversos municípios. Nesse sentido, no Geisel, existe o Bosque “Gilberto Duarte Carrijo”, cujas atrações inclui campo de futebol, academia ao ar livre, quadra poliesportiva e playground.
O bosque fica na Rua José Pires de Camargo, quadra 2, cruzamento com a Rua Hélio Caçador.
Biblioteca Ramal
Outro espaço público é a Biblioteca Ramal do Núcleo Geisel. Na cidade de Bauru, além da Biblioteca Municipal “Rodrigues de Abreu”, há esse projeto dentro dos bairros que oferece um espaço gratuito e aberto à população para empréstimos de livros, além da organização de eventos como palestras, exposições e cursos.
Ginásio de esportes
O Geisel também abriga um dos quatro ginásios poliesportivos de Bauru, o Ginásio de Esportes Darcy César Improta. Dessa forma, o lugar é mais um dos espaços públicos disponíveis para a população!
LEIA TAMBÉM
- Quem foi Nuno de Assis, personalidade homenageada por avenida em Bauru
- Batista de Carvalho, o Calçadão e a história de uma das principais ruas da cidade
- Como era andar de trem na cidade?
- Avenida Rodrigues Alves: histórias, curiosidades e fotos antigas da via bauruense
Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!
Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!
E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.