Há nomes que conhecemos muito bem e estão muito presentes na nossa rotina: Nuno de Assis, Araújo Leite, Azarias Leite, Octávio Pinheiro Brisolla, Batista de Carvalho… Essas denominações são muito importantes para a cidade, afinal, é por meio delas que nos localizamos e com a ajuda delas que nos orientamos nos nossos deslocamentos.
Dessa forma, essas designações de ruas e avenidas estão sempre nas nossas conversas e podem ser vistas pelas placas e registradas nos endereços em Bauru, mesmo que a maioria das pessoas não conheça a história por trás de cada uma.
As ruas, avenidas, bairros e praças da Cidade Sem Limites levam os nomes de países, como Venezuela e Portugal, de figuras marcantes do cenário nacional, como Getúlio Vargas, e internacional, como Presidente Kennedy. Mas também há as vias que são homenagens ou formas de lembrar a história de Bauru, como Primeiro de Agosto, data da emancipação do município, e os já citados Araújo Leite, Azarias Leite, Octávio Pinheiro Brisolla e Batista de Carvalho. E é neste último grupo que está localizado Nuno de Assis, do qual vamos falar hoje.
Nuno de Assis, a personalidade
Nuno de Assis foi prefeito de Bauru em duas oportunidades (1952-1955 e 1964-1969), e dois feitos que marcaram suas administrações foram o início da construção e a entrega da obra do Palácio das Cerejeiras e a criação da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB) em Bauru. A empresa estatal tem como objetivo e função executar políticas públicas de habitação.
Já o Palácio das Cerejeiras é sede da Prefeitura Municipal de Bauru. O edifício foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Bauru (Codepac), que diz em seu acervo de informações que o local é um marco referencial para a arquitetura da cidade, apresentando características arquitetônicas do Movimento Moderno. “O projeto, de 1953, é de autoria do arquiteto Zenon Lotufo (1911-1985), que participou também de outros importantes projetos, como o do Parque Ibirapuera em São Paulo (1951), como parte da equipe de Oscar Niemeyer”, explica o Codepac.
Nuno de Assis nasceu em São Fidélis, no Rio de Janeiro, e se formou médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1923. Assim, foi diretor do Hospital Salles Gomes em Bauru, instituição de saúde ligada à Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.
De acordo com o Dicionário de Ruas, projeto desenvolvido pelo Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, Nuno de Assis foi um dos pioneiros no campo da Tisiologia, especialidade médica responsável pelo estudo da tuberculose, e apresentou ao Congresso Nacional uma tese sobre a divisão do Brasil em estados menores.
Além da vida política em Bauru, também foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Presidente Alves e prefeito de Avaí três vezes.
Nuno de Assis, a avenida
Trata-se de uma importante via de Bauru – uma das mais movimentadas da cidade – que tem um trecho ligado ao Centro e outro ao Jardim Bela Vista.
LEIA TAMBÉM
- Patrimônio histórico e cultural de Bauru, Fazenda Val de Palmas já foi a maior produtora de café do mundo
- Relógios adiantados protagonizaram a curiosa história que deu origem ao município de Bauru
- Orgulhos de Bauru: Batista de Carvalho, o Calçadão e a história de uma das principais ruas da cidade
- Bauru antes e depois: veja como nossa cidade mudou ao longo do tempo!
Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!
Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!
E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.