O “Outubro Rosa” se tornou uma campanha mundial voltada à luta contra o câncer de mama. Assim, todos os anos, o mês é dedicado a atividades de conscientização e prevenção, especialmente, na busca por um diagnóstico precoce. Em Bauru, as ações foram ampliadas para que, além da detecção precoce do câncer de mama, também fosse oferecido à população o acesso aos exames preventivos do câncer de colo do útero.

Nesse sentido, as unidades de saúde da Rede Ambulatorial (Unidades de Atenção Primária, Unidades de Referências e Unidades de Saúde Mental), além das Unidades de Saúde da Família (USF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade possuem programações como palestras, rodas de conversa, distribuição de materiais educativos, painéis e orientações, por exemplo, sobre o autoexame das mamas.

É importante ressaltar que a Secretaria de Saúde afirma que, para a realização dos exames de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos, é necessário somente fazer o cadastro no site da Prefeitura Municipal de Bauru – ou seja, não é exigido o pedido de um médico.

Dessa forma, após o registro online, o contato será feito por telefone pela equipe da UBS mais próxima para informar sobre o agendamento. Além disso, a Secretaria comunica que caso a mulher apresente alguma alteração nas mamas (o que é chamado de mamografia diagnóstica), a avaliação profissional na UBS deve ser procurada.

Neste Outubro Rosa, a Prefeitura de Bauru afirma que serão ofertadas 630 vagas de mamografia pelo município e 274 pelo Estado, totalizando 904 exames.

Programação “Outubro Rosa” em Bauru

Cada uma das unidades de saúde em Bauru tem sua programação específica.

Na Casa da Mulher, houve o aumento da oferta de exames de mamografia e também a orientação sobre o autoexame das mamas na sala de espera. Além disso, estão previstas duas atividades no auditório do local nas próximas semanas: Palestra “Sexualidade e gravidez na adolescência”, no dia 27/10; e a Roda de Conversa “Construção do Feminino: Quem sou eu enquanto mulher”, no dia 21/10.

No Centro de Diagnóstico por Imagens de Bauru (CDIB), também houve o aumento da oferta de exames e, por lá, são realizadas mamografias diariamente.

Nesse mês, na Policlínica, as ações da Secretaria da Saúde incluem a confecção de camiseta personalizada, decoração da recepção, vídeos educativos e folders e distribuição de lembrancinhas.

No Serviço de Orientação e Prevenção do Câncer (SOPC), no dia 28/10, será realizada a Palestra “Outubro Rosa” na sala de espera e também a entrega de folders.

Nas UBS e USF, haverá a coleta de papanicolau, autoexame das mamas e solicitações de mamografia. Na USF Santa Edwirges, está marcado para o dia 21/10 um mutirão de papanicolau e exame das mamas; nos dias 20 e 22/10, o mutirão será de papanicolau na USF Vila Dutra. Nesses casos, a Prefeitura de Bauru afirma que o agendamento deve ser feito pessoalmente ou por telefone na própria unidade.

A programação completa está disponível no site da Prefeitura.

A Secretaria de Saúde Bauru ressalta que, para a realização das atividades do Outubro Rosa, é necessário seguir os protocolos de segurança frente ao enfrentamento da Covid-19.

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo sobre Outubro Rosa? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui