Quem percorre a Avenida Rodrigues Alves faz um passeio pela história de Bauru. Ao longo dos seus mais de cem anos, já foi o endereço de hotéis, casas, bares, restaurantes, lojas e recebeu de carnavais a desfiles cívicos. Uma das principais avenidas da cidade, com oito quilômetros de extensão distribuídos nas suas mais de 70 quadras, tem presença marcante do fluxo de ônibus circulares e mantém em sua extensão a memória de outros tempos na Cidade Sem Limites.

Mapa da Avenida Rodrigues Alves em Bauru
A Avenida Rodrigues Alves é uma das principais de Bauru. Extensa e cheia de contrastes, possui mais de 70 quadras. (Foto: Reprodução/Google Maps)

Relação com os primórdios de Bauru

A Avenida Rodrigues Alves foi construída entre os anos de 1904 e 1905, com assinatura do engenheiro J.J. Cardoso Gomes. A obra veio como uma consequência da chegada da ferrovia Sorocabana e da construção da ferrovia da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, cuja linha-tronco ia de Bauru a Corumbá, na época, no Mato Grosso, mas, hoje, região do Mato Grosso do Sul.

Com isso, a avenida se chamava Alfredo Maia, em uma homenagem ao diretor da ferrovia Sorocabana, que havia sido responsável pelo prolongamento dos trilhos entre Agudos e Bauru. No entanto, em janeiro de 1919, com a morte do presidente paulista Rodrigues Alves, houve a mudança do nome – e Alfredo Maia foi designado à primeira rua da Vila Falcão.

No início, a projeto incluía apenas 10 quadras. Assim, o propósito da obra da avenida era o escoamento das mercadorias que chegavam nas duas estações ferroviárias de Bauru (Bauru-EFS e Bauru-NOB). Dessa forma, a história conta foi necessário reduzir a distância entre a Rodrigues e sua rua paralela, que hoje é a Batista de Carvalho.

Casas e primeiros edifícios da cidade

Em meados de 1930 e 1940, os trabalhadores ferroviários representaram uma grande contribuição para o desenvolvimento do comércio em Bauru. Assim, as primeiras casas passaram a surgir no local.

Além disso, a Avenida Rodrigues Alves ficou marcada pela construção dos primeiros prédios residenciais da cidade. Com a fachada na direção da avenida, o Edifício Bauru é conhecido como o primeiro do município com sua construção em 1955. O Edifício Terra Branca também é um dos mais antigos da Cidade Sem Limites, com mais de cinco décadas de sua fundação, e está localizado na Rodrigues.

Com o tempo, as 10 quadras iniciais se tornaram 70, e a Avenida Rodrigues Alves passou a abrigar os mais diversos estabelecimentos, desde pontos de comércio e serviços até prédios públicos, como a Câmara Municipal de Bauru, que fica na Praça Dom Pedro II. Os casarões e os trechos cercados por árvores também são elementos marcantes dessa via bauruense.

Fotos históricas da Avenida Rodrigues Alves

Foto antiga da Avenida Rodrigues Alves em Bauru
Foto: Malavolta Junior/Divulgação da Biblioteca do IBGE

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo sobre a Avenida Rodrigues Alves em Bauru? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui