O chamado “coração verde de Bauru” completa 28 anos de existência nesta sexta-feira, dia 4 de março. Além de ser um espaço de lazer e de contato com a natureza para a população, o Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB) é uma instituição científica cuja prioridade é a conservação de plantas da região.

Nesse sentido, o trabalho desenvolvido no local visa promover a manutenção do patrimônio genético da flora nacional e regional por meio da preservação integrada entre reservas naturais, coleções de plantas, educação, pesquisa e produção de mudas.

Logo, trata-se de um importante pilar de sustentabilidade, educação ambiental, pesquisa e proteção da natureza na Cidade Sem Limites. O próprio terreno do Jardim Botânico é uma prova disso: com 321,71 hectares no total, 280 deles formam uma área de preservação do bioma cerrado, sendo uma das maiores e mais relevantes reservas nativas de conservação desse tipo de vegetação em todo o Estado de São Paulo.

Quase três décadas e muita história

A criação oficial da instituição foi no dia 4 de março de 1994, mas o local que deu origem ao Jardim Botânico foi adquirido pelo município nas primeiras décadas do século XX, e era uma propriedade rural, a Fazenda Vargem Limpa, pertencente à Felicíssimo Antônio Pereira.

Até meados de 1940, por ser uma fonte de água abundante e livre de poluentes, abastecia toda a cidade. No entanto, com o passar dos anos e o aumento da demanda, a captação foi transferida para o Rio Batalha e o local se tornou o Parque Ecológico de Bauru.

De acordo com a história oficial do JBMB, diversos trabalhos de estruturação foram realizados, como a abertura de trilhas, a implantação de um viveiro de mudas nativas e a elaboração de projetos de recomposição de áreas degradadas. E, neste mesmo dia, 28 anos atrás, a lei nº 3.684 transformou o Parque Ecológico em Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB).

Hoje, o coração verde de Bauru conta com: coleções de bromélias, orquídeas, plantas aquáticas, medicinais, pteridófitas, espécies ameaçadas, assim como herbário, arboreto, sistema de tratamento de águas residuárias por alagados, biblioteca, centro de visitação com feira do livro e exposições, trilha ecológica de 1.250 metros de contato direto com os ambientes naturais e mirante.

Linha do tempo em imagens

Jardim Botânico de Bauru completa 28 anos: entenda a importância do espaço para a cidade
Jardim Botânico de Bauru completa 28 anos: entenda a importância do espaço para a cidade
Jardim Botânico de Bauru completa 28 anos: entenda a importância do espaço para a cidade

o Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB) é uma instituição científica cuja prioridade é a conservação de plantas da região

Todas as fotos foram divulgadas pelo Jardim Botânico.

Visitação e outras atividades

  • Visitas monitoradas do Programa de Educação Ambiental

Para alunos das redes pública e privada de ensino de Bauru e de outras cidades e grupos organizados
Agendamento: [email protected]
* Por conta da reforma no estacionamento, o agendamento das escolas será feito somente a partir do segundo semestre

  • Ensaios fotográficos e filmagens

Devem ser previamente agendados pelo profissional responsável
E-mail: [email protected]

  • Visitação espontânea

Entrada: todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 8h às 16h.

Trilha ecológica: aberta à visitação das 8h às 16h.

Trilha do Mirante e Mirante: aberta à visitação das 8h às 16h.

Serviço

Endereço: Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), km 232, Bauru – SP. Entrada pelo Zoológico Municipal de Bauru.
Telefone: (14) 3281-3358
Mais informações pelo site oficial do Jardim Botânico

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui