Em 2019, Marília completou 90 anos de história!

São muitas as personalidades, acontecimentos, empresas, curiosidades, inovações e histórias inspiradoras que fizeram parte da trajetória da cidade com cheirinho de bolacha.

Separamos alguns fatos incríveis que talvez você não saiba sobre esse cantinho especial. Vem dar uma olhada 🙂

1

O nome da cidade foi uma homenagem do fundador, Bento de Abreu, ao poema “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga.

“Quem faz uma obra tão perfeita e linda,
Minha bela Marília, também pode
Fazer os céus e mais, se há mais ainda”

Clique aqui para mais informações.

2

Marília é a capital nacional do alimento. Ao todo, são mais de mil empresas do setor alimentício e cerca de 32 mil toneladas de alimentos produzidos por mês!

Clique aqui para mais informações.

3

A primeira rodoviária do Brasil foi inaugurada em Marília, no ano de 1938.

Marília foi a primeira cidade brasileira a ter uma estação rodoviária.

4

Grandes empresas no cenário nacional e internacional começaram aqui: a TAM Linhas Aéreas, o Banco Bradesco, a Marilan e a Sasazaki são algumas delas.

Clique aqui para mais informações.

5

A primeira fotografia em 360º foi tirada em Marília, com a câmera inventada por Sebastião Leme, fotógrafo ribeirão-pretano radicado na cidade.

Em 1957, usando uma latinha de massa de tomate, uma lente objetiva e um pedaço de filme fixo dentro da lata, fez o primeiro teste de sua invenção em frente ao Senai.

6

Marília entrou para o Guiness Book – o Livro dos Recordes em 1992.

A peripécia foi conquistada graças à Vó Nena, uma senhora com 81 anos na época, que se tornou a pessoa mais velha do mundo a saltar de Paraquedas.

7

Marília abriga um dos Museus Paleontológicos mais importantes do Brasil, com fósseis de dinossauros com cerca de 70 milhões de anos!

Clique aqui para mais informações.

8

A cidade é destaque no Bobsled, esporte de inverno conhecido por sua velocidade.

Dentro de um trenó, os competidores percorrem uma pista de gelo sinuosa, com cerca de 1 km, podendo chegar até 150 km/h.

São dois atletas marilienses na Seleção Brasileira de Bobsled. Sally Mayara, no feminino, e Edson Martins, no masculino.

Em 2019, três atletas do Projeto Social Esportivo de Marília, Maria Victória Pietro, Jadson Soares e Gustavo dos Santos, foram convocados para participar da Seleção Brasileira Junior de Bobsled.

Clique aqui para mais informações.

9

Você já comeu pastel de ovo? Marília ficou conhecida por algumas comidas exóticas como essa iguaria da Pastelaria Hirata.

O pastel tem um formato redondo e seu recheio é feito com carne moída e ovo cru. Ele é tão famoso na cidade que filas são formadas para comprá-lo!

Fundada em 1965, a tradicional pastelaria fica localizada no antigo Mercado Municipal de Marília.

Pastel de carne com ovo.

Sabe aquele nosso famoso Pastel de carne com ovo? Confira nesse vídeo como ele é preparado, passo a passo!Preparamos tudo com muito cuidado e carinho, mantendo sempre nossa tradição e o melhor sabor 😋😍Já experimentou essa delícia? Pode pedir, chega quentinho onde você estiver!☎ (14) 3433-3119📱(14) 9 9870-2892 (não temos Whatsapp)R. Nove de Julho, 1458 – Centro

Posted by Pastelaria Hirata on Wednesday, July 4, 2018

10

Atleta mariliense Tetsuo Okamoto foi o primeiro a trazer uma medalha olímpica de natação para o Brasil. A façanha aconteceu em Helsinque, na Finlândia, em 1952.

Suas primeiras braçadas foram no Yara Clube de Marília.

Okamoto foi o único atleta de Marília a conquistar uma medalha olímpica.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo!E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

8 COMENTÁRIOS

  1. Que legal, eu amo minha cidade, estou fazendo uma poesia dela e continha boa parte dessas informações.

  2. Com muito orgulho meu querido marido me levou para comer o pastel de ovo em minha primeira visita à cidade em 1995. Sou encantada por essa cidade!

  3. Ótimo trabalho, parabens. Gostaria que falasse um pouco sobre os Distritos de Marília, especialmente minha Padre Nóbrega. Grato

  4. Só um detalhe; Tetsuo Okamoto suas primeiras braçadas foram na Piscina na Av Pres. Roosevelt popularmente conhecida como Piscina do Japones na Biografia dele ele fala que começou lá aos 15 anos e depois que foi para o clube.

  5. Otimo trabalho! Esta faltando dizer sobre o Thiago braz, primeiro atleta brasileiro a ser campeao do mundo no salto
    Com vara! E é mariliense!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui