Em 2019, Marília completou 90 anos de história!

São muitas as personalidades, acontecimentos, empresas, curiosidades, inovações e histórias inspiradoras que fizeram parte da trajetória da cidade com cheirinho de bolacha.

Separamos alguns fatos incríveis que talvez você não saiba sobre esse cantinho especial. Vem dar uma olhada 🙂

1

O nome da cidade foi uma homenagem do fundador, Bento de Abreu, ao poema “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga.

“Quem faz uma obra tão perfeita e linda,
Minha bela Marília, também pode
Fazer os céus e mais, se há mais ainda”

Clique aqui para mais informações.

2

Marília é a capital nacional do alimento. Ao todo, são mais de mil empresas do setor alimentício e cerca de 32 mil toneladas de alimentos produzidos por mês!

Clique aqui para mais informações.

3

A primeira rodoviária do Brasil foi inaugurada em Marília, no ano de 1938.

Marília foi a primeira cidade brasileira a ter uma estação rodoviária.

4

Grandes empresas no cenário nacional e internacional começaram aqui: a TAM Linhas Aéreas, o Banco Bradesco, a Marilan e a Sasazaki são algumas delas.

Clique aqui para mais informações.

5

A primeira fotografia em 360º foi tirada em Marília, com a câmera inventada por Sebastião Leme, fotógrafo ribeirão-pretano radicado na cidade.

Em 1957, usando uma latinha de massa de tomate, uma lente objetiva e um pedaço de filme fixo dentro da lata, fez o primeiro teste de sua invenção em frente ao Senai.

6

Marília entrou para o Guiness Book – o Livro dos Recordes em 1992.

A peripécia foi conquistada graças à Vó Nena, uma senhora com 81 anos na época, que se tornou a pessoa mais velha do mundo a saltar de Paraquedas.

7

Marília abriga um dos Museus Paleontológicos mais importantes do Brasil, com fósseis de dinossauros com cerca de 70 milhões de anos!

Clique aqui para mais informações.

8

A cidade é destaque no Bobsled, esporte de inverno conhecido por sua velocidade.

Dentro de um trenó, os competidores percorrem uma pista de gelo sinuosa, com cerca de 1 km, podendo chegar até 150 km/h.

São dois atletas marilienses na Seleção Brasileira de Bobsled. Sally Mayara, no feminino, e Edson Martins, no masculino.

Em 2019, três atletas do Projeto Social Esportivo de Marília, Maria Victória Pietro, Jadson Soares e Gustavo dos Santos, foram convocados para participar da Seleção Brasileira Junior de Bobsled.

Clique aqui para mais informações.

9

Você já comeu pastel de ovo? Marília ficou conhecida por algumas comidas exóticas como essa iguaria da Pastelaria Hirata.

O pastel tem um formato redondo e seu recheio é feito com carne moída e ovo cru. Ele é tão famoso na cidade que filas são formadas para comprá-lo!

Fundada em 1965, a tradicional pastelaria fica localizada no antigo Mercado Municipal de Marília.

Pastel de carne com ovo.

Sabe aquele nosso famoso Pastel de carne com ovo? Confira nesse vídeo como ele é preparado, passo a passo!Preparamos tudo com muito cuidado e carinho, mantendo sempre nossa tradição e o melhor sabor 😋😍Já experimentou essa delícia? Pode pedir, chega quentinho onde você estiver!☎ (14) 3433-3119📱(14) 9 9870-2892 (não temos Whatsapp)R. Nove de Julho, 1458 – Centro

Posted by Pastelaria Hirata on Wednesday, July 4, 2018

10

Atleta mariliense Tetsuo Okamoto foi o primeiro a trazer uma medalha olímpica de natação para o Brasil. A façanha aconteceu em Helsinque, na Finlândia, em 1952.

Suas primeiras braçadas foram no Yara Clube de Marília.

Okamoto foi o único atleta de Marília a conquistar uma medalha olímpica.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo!E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

4 COMENTÁRIOS

  1. Que legal, eu amo minha cidade, estou fazendo uma poesia dela e continha boa parte dessas informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui