Uma notícia incrível para a Paleontologia de Marília! As recentes escavações no sítio arqueológico do Parque dos Girassóis, em Presidente Prudente, descobriu fósseis de aves, dente de crocodilo e escamas de peixes que datam de 70 milhões de anos.

Escavações em sítio paleontológico resultaram na descoberta de fósseis de cerca de 70 milhões de anos. (Foto: Museu de Paleontologia de Marília)

As rochas e os fósseis coletados foram trazidos até o Museu de Paleontologia de Marília. Eles serão preparados e estudados, para posterior incorporação ao acervo da cidade.

As expedições ocorreram em parceria entre cientistas brasileiros, americanos e argentinos. Uma colaboração entre os museus de Paleontologia de Marília, Natural History Museum de Los Angeles e Museo Argentino de Ciências Naturales ‘Bernardino Rivadavia”.

Em entrevista para o G1, o paleontólogo Willian Nava, do Museu de Paleontologia de Marília, explica os tipos de fósseis que foram encontrados nas escavações.

[Encontramos] Alguns elementos isolados de aves, que é o nosso principal objetivo, dente de crocodilo, escama de peixe e restos ósseos indeterminados e vários, difíceis de determinar agora o que são.

As aves são encontradas numa rocha bem fininha. Essa rocha se alterna lateralmente com rochas mais grosseiras. As rochas mais grosseiras têm o dente de crocodilo, dente de dinossauro, que foi transportado no passado.

As avezinhas ficaram preservadas porque elas ficaram depositadas numa lama fininha há milhões de anos e foram rapidamente cobertas por outras camadas de lama fina. Preservando da destruição esses elementos de aves tão importantes hoje pro estudo, eu diria em nível mundial.

As descobertas são estudadas por cientistas brasileiros, americanos e argentinos. (Foto: Prefeitura de Marília)

Os cientistas ainda não têm como responder se as aves são “parentes próximas” de alguma variedade ainda existente. Acredita-se que os animais viveram na região na mesma época em que alguns dinossauros que já tiveram fósseis localizados.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui