Para quem visita Marília pela primeira vez, é impossível não sentir aquele cheirinho de bolacha (ou seria biscoito?) em alguns pontos da cidade.

Isso acontece por conta da presença das grandes indústrias alimentícias que a cercam. Ao todo, são mais de mil empresas do setor alimentício e cerca de 32 mil toneladas de alimentos produzidos por mês! Não é à toa que chamam de Capital do Alimento, né?

No entanto, o nome ainda não foi oficializado. Em abril de 2018, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, em caráter conclusivo, o projeto de lei do deputado Paulo Freire (PR-SP), que confere a cidade o título de Capital Nacional do Alimento. A proposta segue para votação no Senado.

Mesmo sem a oficialização, Marília já é muito bem conhecida pelo seu título, carinhosamente apelidado de “Cidade da Bolacha”. Lá atrás, quando foi fundado, a base da economia do município era o café e, então, a partir daí, vários produtores e comerciantes começaram a se alocar na região. O setor cresceu e, atualmente, a cidade exporta seus produtos para cinco continentes, além de todos os estados do Brasil.

A bolacha é um dos produtos mais famosos produzidos na cidade. Isso se dá por conta da Marilan, empresa criada há mais de 60 anos e está abaixo apenas da Bauducco no nicho do setor. A empresa se destaca por ser de multicategoria, produzindo torradas, chocolates, snacks, além de bolachas e biscoitos. A fábrica funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e seus produtos são consumidos em 50 países no mundo todo.

Legal, né? Separamos uma lista com outras empresas que também atuam na cidade. Confira:

Dori Alimentos S.A

A Dori foi fundada em Marília, assim como a Marilan, no ano de 1967. A empresa é referência nacional na produção de balas, amendoins, confeitos e etc. A exportação dos seus produtos é feita para mais de 50 países!

Nestlé S.A

Apesar de não ter nascido em Marília, a Nestlé é muito influente na cidade e na região. A produção dos biscoitos e bolachas começou no município no início dos anos 2000. E, em 2006, passou a operar de forma integral na cidade.

Bel Chocolates

A Bel foi fundada em 1976 e seu nome é uma homenagem à esposa de Paulo Sérgio Zaparolli Dedemo, Isabel. Os primeiros produtos eram fabricados artesanalmente com receitas caseiras. Após a popularização da marca, em 1984, a Bel transferiu suas instalações para o Jardim Santa Antonieta, onde está até hoje. Atualmente, atende todo o mercado nacional e exporta para diversos países de todo o mundo.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui