O evento foi organizado pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial e de Inovação de Marília que reuniu um número expressivo de mulheres ligadas ao mundo dos negócios, comércio e diversas atividades profissionais autônomas para uma troca de experiência e conhecimentos.
Com o lema “Juntos Somos Mais Poderosas” o evento contou com palestras ligadas a área da segurança pública, psicologia, empreendedorismo e mercado de trabalho.
Para abrilhantar o encontro, houve uma recepção com exposição de arte de obras feitas por mulheres marilienses, além de uma peça teatral realizada pela turma da Escola Livre de Artes de Marília (ELAM).
Dados importantes foram mostrados para apontar a realidade da mulher dentro da sociedade brasileira, como os avanços e o que pode e deve melhorar. O último levantamento do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) mostra que as mulheres já ultrapassam a marca de 52% da população do Brasil e estão em maior número dentro das universidades ocupando 69% das vagas.
Também são elas que estão alavancando a abertura de pequenos negócios no país, porém ainda com renumeração menor do que os homens e ainda exercendo mais serviços de forma informal. Outro dado preocupante e importante colocado no evento, foi sobre o aumento de violência doméstica. Segundo a própria Polícia Militar da cidade, os números aumentaram de forma significativa nos últimos dois anos.
Mas há coisas para comemorar e outras tantas para lutar, como bem disse a delegada aposentada Dra. Tereza Cristina Baraldi. “Hoje, temos leis de proteção às mulheres e foi possível pela força da união e de encontro como este, devemos continuar firmes, pois, sabemos do poder que temos e o quanto temos a vencer. Andar em conjunto, de mãos dadas com toda sociedade. Não estamos competindo, apenas queremos crescer junto, ter sororidade”, fala.
O evento que contou com o apoio do Sebrae foi realizado no Teatro Municipal de Marília com duração de duas horas, levando as mulheres para reflexões e um momento único de conexão.
“Temos muita força, mas, às vezes, precisamos ouvir o quanto podemos avançar, nos amar, nos respeitar e fazer com que nos respeitem. Por isso, fico feliz de participar de eventos como este”, ressaltou Andréia Arruda, uma das mulheres presentes.
As participantes foram convidadas a doar como entrada um kit de higiene feminino (absorvente, sabonete, escova de dente e creme dental) que será destinado ao fundo social da cidade para as mulheres em vulnerabilidade.
Empodere-se!