14 de abril é o dia em que o mundo inteiro se volta ao precioso “ouro verde” como foi amplamente conhecido décadas atrás. O companheiro de todas as horas tem uma história forte com nossa cidade e é uma das principais razões do grande desenvolvimento que se deu em sua formação urbana.

Lins já foi considerada o “Maior Centro Cafeeiro do Mundo”

Em 11 de dezembro de 1943, o Jornal Correio de Lins publicou em sua capa os números que fizeram de Lins a maior produtora do mundo. Nos números apresentados, a estimativa era de 310.000 sacos, superando produtores absolutos aqui e em outros estados do Brasil.

Recorte do Jornal Correio de Lins

Ser o maior centro cafeeiro do mundo não era algo que se estabelecia de modo contínuo, ou seja, o título era itinerante e, por exemplo, superava Pirajuí por apenas 10.000 sacas. Ainda, a publicação usa em um momento a expressão “podemos novamente”, justificando que a fama era volátil.

A região fértil

Foto: Freepik

Esta capacidade regional atraia moradores de todo o Brasil e mais do que isso, o mundo todo. Colônias de imigrantes se estabeleceram em busca de melhores condições, como as de japoneses e italianos, assunto este que voltaremos a falar em matérias futuras.

Se você ler “Surreal e incrivelmente bela: a primeira Igreja Católica dos japoneses no Brasil fica ao lado de Lins”, entenderá a importância dos cafezais para a formação destas colônias, inclusive importantes para o crescimento de todas as cidades da região, dada a bravura e desejo de sobrevivência deste bravos imigrantes.

Ainda, em “Capela centenária isolada no canavial em Lins tem mistério revelado” entenderá o quanto esta produção contribuiu para a formação de verdadeiras potências municipais.

O início de tudo

Foto: Freepik

Ainda de posso de ferramentas arcaicas, os pioneiros srs. Manoel Francisco Ribeiro, filhos e genro iniciaram o plantio das primeiras mudas. Relevante esta informação, pois são estes os fundadores da cidade e o genro Cazuza o primeiro morador. Segundo o professor Altamiro G. Ribeiro, em sua obra “Lins e os Pioneiros”, Lins tem seu surgimento e progresso com o plantio desta cultura, fato este sem dificuldade de se provar, mas que é reconhecido desde sempre.

Ainda nesta mesma obra, o autor transcreve uma porção do livro “Tipos e Aspectos do Brasil” da escritora Elza Coelho de Souza:

“A extraordinária fertilidade das novas terras exploradas, a relativa facilidade de comunicação atrai para os sertões grandes levas de imigrantes estrangeiros e elementos nacionais.

A região toda se povoa e enriquece. NA sua avançada ininterrupta em busca de terras virgens, o café conquista as zonas Paulista, Sorocabana e noroeste. Surgem as “Cidades Cogumelos”, do dia para a noite, na boca do sertão, desbravado pelo cafezal.

Este desenvolvimento extraordinário faz do Estado de São Paulo um dos maiores centros de Produção do Mundo”.

O professor Altamiro finaliza a nota dizendo que “Lins foi, em tempos passados, o maior centro cafeeiro do mundo”.

Uma cidade estratégica

Este alto volume de produção regional deu a Lins olhares de importância, inclusive sendo definida como importante para o investimento ferroviário, tendo sido escolhida para receber estruturas suntuosas como, por exemplo, a construção da Rotunda, história esta que você pode ler clicando abaixo:

A Rotunda de Lins: o majestoso e adormecido gigante do Brasil

Um momento eternizado

Foto: Josué Reis | Solutudo Lins

Quando você observar a Bandeira de Lins, perceberá em seu Brasão de Armas a figura de ramos de café e inscrições que fazem menção deste período glorioso. E você pode saber sobre este e todos os outros elementos da nossa bandeira clicando no link abaixo:

Qual o significado das figuras do Brasão de Lins?

Grandes nomes do café

Reprodução Internet

Tivemos aqui grandes nomes no seguimento cafeeiro e convidamos você para leitura de um deles, o Nicolau Zarvos:

Nicolau Zarvos: segredos e lembranças da conhecida avenida de Lins

Onde saber mais sobre

O Museu Histórico de Lins tem um catálogo gigante de notas, fotos e equipamentos usados neste período riquíssimo. E o melhor: a entrada é gratuita!


R. Dr. Aureliano Resende de Andrade, 100 – Vila Guararapes – ao lado do C.S.U.
Aberto de terça a domingo das 9h as 17h (Sábado e domingos fecha no horário de almoço)
Telefone: 14 3529-2302

Que todos nós possamos comemorar este resgate histórico tomando aquele cafezinho saboroso. Você gosta?


Temos contado várias histórias interessantes de moradores da nossa cidade. Que tal você ler também:

A Rotunda de Lins: o majestoso e adormecido gigante do Brasil

O pontilhão que não existe e ainda assim é o mais famoso de Lins

5 incríveis curiosidades sobre Lins que talvez você não conheça

Não vá dormir sem conhecer estas 5 curiosidades sobre Lins

Se encante com 5 curiosidades históricas de Lins que talvez você não conheça

Você sabe onde era o primeiro cemitério em Lins? Surpreenda-se!

As 13 perguntas sobre Lins que mais fazem no Google

Que tal ficar por dentro das boas notícias de Lins? Eventos, empregos e histórias incríveis são postadas todos os dias.

Site de conteúdos de Lins
Instagram
Facebook

E se você conhece alguma história de Lins e acredita ser bacana que as outras pessoas também conheçam,

conte pra gente:

WhatsApp

E-mail: [email protected]

5/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui