Que Lins é uma cidade especial, todos concordamos! São muitas as suas qualidades e características que a fazem distinta e relevante.

A princesa da Noroeste, que em uma pesquisa divulgada pela revista Exame de 2017, ficou em 3º lugar no ranking nacional para melhor idade viver, carrega em sua história riquezas imensuráveis e curiosidades incríveis. Listamos 5 delas pra você conhecer. Fique tranquilo: Todas estas características, fatos e curiosidades receberão uma matéria específica aqui no nosso portal; então fique ligado, combinado?

1. Água da França?

A corrida pelo petróleo fez com que a Petrobrás fizesse uma perfuração com mais de 900 metros de profundidade em Lins. No entanto, ao invés de petróleo, 600 mil litros por hora de águas termais passaram a jorrar da nova fonte.

As águas, do grandioso aquífero Guarani, tem temperatura entre 37 e 40 graus e suas propriedades são semelhantes as encontradas na cidade francesa de Vichy), ou seja, as águas de Lins possuem propriedades riquíssimas que são comparáveis às de uma água medicinal raríssima que só é encontrada na França!

Verdadeira massa humana apreciava diariamente a riqueza linense.
Crianças e adultos se banhavam nas águas termais
Atualmente o acesso a fonte está lacrado e uma rede hoteleira explora as águas da fonte. Movimentos políticos apontam que a população receberá acesso a um parque popular a ser construído.

2. OVNIs em Lins!

Foi em uma madrugada comum do dia 25 de agosto de 1968, que Maria Cintra, funcionária do Sanatório Clemente Ferreira relata ter tido o contato imediato de 3º grau.

Maria Cintra e autoridade da FAB

O caso teve grande repercussão nacional e até mesmo internacional. Autoridades das forças armadas foram convocadas para estudar o sinistro. Até hoje estudiosos se debruçam sobre o caso. No áudio abaixo, a própria Maria Cintra dá maiores detalhes em uma entrevista. Confira:

Simulação em que Maria Cintra mostra sua relação com a mulher relatada
Áudio de entrevista dada por Maria Cintra
Vegetação sofreu achatamento na área em que Maria Cintra afirma ter visto o OVNI

3. Lins era o nome de uma pessoa… que nunca esteve em Lins!

Estação Albuquerque Lins

Em 16 de fevereiro de 1908, Afonso Pena, presidente da República, inaugurou um trecho contendo quatro importantes estações na região. Dentre estas, estava a do quilômetro 152, conhecida por “Estação Campestre”, próxima ao córrego homônimo. Esta estação foi batizada como “Albuquerque Lins”, em homenagem ao político alagoano Manuel Joaquim de Albuquerque Lins, que seria presidente (hoje, governador) do estado de São Paulo entre 1908 e 1912.

Albuquerque Lins

Apesar de homenageado, nunca esteve aqui. Se assim foi, porque foi homenageado? Dentre as 4 estações, tinha a de Cafelândia que ao ser inaugurada recebeu o nome de Afonso Pena. Mantendo a corrente e cumprindo a necessidade de nomear o local, decidiu-se então homenagear o governador do estado. Este nome ficou até 1926. Em 1927 tornou-se apenas “LINS”.

Atualmente a antiga estação abriga o Museu da cidade

4. Estádio de madeira

O Gigante de Madeira como era popularmente conhecido abrigou a grande vitória do Linense contra o clube São Paulo (4×1). Em 1958 este estádio foi totalmente demolido e seu terreno loteado. Hoje encontra-se no local o Amiguinho Supermercado.

O estádio conhecido como Gigante de Madeira

O novo estádio

Inaugurado em 1962, o estádio homenageia o grande advogado e político com notória trajetória pública Gilberto Siqueira Lopes. Ele também foi prefeito da cidade. Falecido em 2005 deixou um legado de sucesso profissional e pessoal, cujo testemunho jamais será esquecido pela cidade.

Atual Estádio Gilberto Siqueira Lopes, o Gilbertão

5. Novela “Estúpido Cupido”

Produzida e exibida pela Rede Globo entre os anos 1976 a 1977, a telenovela é composta por 160 capítulos e foi a última obra gravada em preto e branco. A novela foi gravada em um ambiente fictício chamado Albuquerque, uma cidade do interior de São Paulo.

Embora desejaríamos, a obra não foi gravada em Lins, mas fortemente inspirada nela. O autor linense, Mário Prata demonstra orgulho em ter começado a escrever em solo Linense e a cidade fictícia parece ser uma justa homenagem de amor por ela, tendo em vista também que Lins era anteriormente chamada de Albuquerque Lins, conforme explicamos no item acima.

Escritor Linense Mario Prata

No vídeo abaixo você pode ver o primeiro capítulo da novela e perceber o nome da cidade fictícia sendo exibido. Confira:


Com tantos acontecimentos da cidade fica difícil falar sobre tudo em uma matéria só, não é mesmo? Então vamos combinar o seguinte: você curte e segue a Solutudo Lins nas redes sociais e você vai estar ligado (a) nas boas notícias, curiosidades e fatos sobre Lins e sua pessoas! Combinado?

Facebook: Solutudo Lins / Instagram: @solutudolins


Qual destes fatos você ainda não conhecia? Participou de algum deles? Conte pra gente nos comentários!

5/5 - (3 votes)

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito boa a reportagem. Participei dos eventos mencionados, exceto o da denominação da cidade. Na próxima reportagem talvez possa acrescentar que Lins foi o maior centro cafeeiro do mundo, ou seja, em Lins era produzida a maior quantidade de café do maior produtor de café do mundo, o Brasil. E se quiser, de lambuja, foi em Lins que um congresso de metalúrgicos decidiu pela criação de um partido político, o PT que, bem ou mal, governou o país por quase 16 anos.

  2. Excelente matéria Josué!!!
    Parabéns pelo seu trabalho!!!
    Muito orgulho de ser Linense, desde 1962 ano de inauguração do novo estádio (Gilbertão). Grandes jogos nesse campo, onde o Linense bateu o Corinthians, Palmeiras e São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui