Faz parte do desenrolar da história das cidades o surgimento, mas também o fechamento dos empreendimentos. Seria excelente se todas as portas abertas permanecem ativas por todo tempo. Inúmeras razões colaboram para a não continuidade. Sem entrar no mérito das razões, apresentamos a título de curiosidades sobre nossa cidade, 10 empresas que já não existem mais e que deixaram saudades ou ainda, muita coisa pra se falar sobre. A presença e a ordem destas empresas não repercutem maior ou menor importância.

Ainda queremos pontuar que os empreendimentos aqui relacionados são obtidos em recortes de jornais históricos. Vamos lá:

1. Rede de Supermercados Luzitana

Impossível encontrar algum morador de Lins que tenha mais de 40 anos e que nunca tenha feito compras em uma das lojas da rede na cidade. Empregou centenas de pessoas e tinha 3 lojas enormes operando aqui e ainda, em Penápolis e Presidente Prudente. O recorte abaixo é do Jornal Debate em 1996.

Talvez o elemento que mais nos permite contar esta história para a geração recente seja este prédio na esquina da Rua Oswaldo Cruz. Atualmente está fechado, mas foi ali a última loja a operar.

Sua história está ligada ao progresso da cidade. Não é um curto histórico. Veja as raízes:

Reprodução: Internet

E agora, uma imagem que vai te dar um friozinho bom. Veja:

Tradicional sacola plástica que era utilizada na rede

O que você mais gostava nas lojas e em qual delas você participava?

2. Boate Baden-Baden

A casa de shows embalou gerações inteiras. Grandes nomes da música brasileira já se apresentaram por lá, além de muitos profissionais locais e regionais. Os sábados era o point preferido da juventude. Desde sempre, ela possuía um estilo moderno e com sistema de som arrojado. O recorte abaixo é do Jornal Correio de Lins em 1990. Em suas redes sociais, a última postagem foi em 2020. Quais lembranças te trazem este lugar?

3. Lince Veículos e Peças

Uma loja robusta em um prédio gigante a seu tempo. A loja funcionava onde atualmente está instalado o Supermercado Amigão no bairro Junqueira. O recorte é do Jornal Correio de Lins em dezembro de 1990.

4. Foto Euclydes

Uma potencia no mercado fotográfico regional. Conhecida como Cia. Fotográfica Euclydes, a empresa foi responsável por eternizar milhares de histórias para toda nossa região. De acordo coma informação de endereço na publicidade, atualmente no local funciona uma loja de informática.

O recorte é do Jornal Folha em novembro de 1990

5. Grupo Garavelo

Foi um dos maiores grupos empresariais na cidade. Promovia inclusive campeonatos esportivo com participações de atletas internacionais. Um dos seus produtos mais conhecidos era o consórcio Garavelo que ofereciam por exemplo, a oportunidade de se comprar televisores  em muitas prestações. O grupo cresceu exponencialmente e empregou centenas de pessoas.

Esta foto fizemos na sapataria do sr Lourival. Ele ainda guarda com muito carinho os carnês de compra de tanquinho e televisor adquirido através do grupo. Se você ainda não leu a história do Sr. Lourival, um dos sapateiros mais antigos de Lins, clique aqui.

O grupo declarou falência em 1997.

6. Cooperativa de Laticínios Linense

Lins foi gigante na produção leiteira no estado. A Cooperativa de laticínios oferecia aos moradores a oportunidade de comprarem produtos derivados do leite. Os mais antigos contam que sempre ganhavam também “fitas” de queijo, que era uma espécie de refilo dos produtos. O recorte é do Jornal Correio de Lins em 1990.

Ainda é possível ver aqui nesta foto onde funcionava a cooperativa, na Avenida Nicolau Zarvos.

7. Loja Hortiz

Presente durante muitos anos na cidade, a loja apresentava grande variedade de confecções e brinquedos, inclusive. Era importante referência comercial na cidade. O recorte é do Jornal Folha de Lins em 1984.

8. Frigorífico Bertin

Recorte do Jornal Correio de Lins em 1990

Grande indústria de proteína animal, o frigorífico empregou milhares de pessoas em toda região. Foi nela que, por exemplo o Sr. Edivaldo (vendedor de balões) e Sr. Luiz (vendedor de algodão doce) começaram suas histórias por aqui, sendo atraídos pela oportunidade de emprego. Atualmente funciona o Frigorífico JBS e conserva milhares de emprego para toda região.

Era comum ver sua publicidade nos jornais locais e na televisão marcava forte presença, com o famoso jargão “ A carne que o mundo inteiro reconhece.” Foi importante patrocinador do Clube Atlético Linense. Até hoje o frigorifico tem centenas de trabalhadores que iniciaram ainda no período do Bertin.

9. Cibral

Reprodução Internet

Gigante na produção de óleo vegetal, era instalada onde hoje funciona a BRACOL Calçados, no final da Avenida São Paulo. Empregou muita gente e os antigos moradores dizem lembrar até hoje do característico cheiro de óleo na cidade.

10. Lojas Arapuã

Iniciou suas atividades em Lins no ano de 1958 como loja de tecidos. Com crescimento exponencial, expandiu sua atuação e passou a oferecer utilidades domésticas. Com diversas lojas pelo Brasil, o grupo passou a também lançar loteamentos. Recebeu o título de melhor empresa do país no setor de comércio varejista. Tornou-se concorrente direto como as gigantes Bahia e Ponto-Frio. Em 1998 pediu concordata e em 2009 a justiça decreta sua falência.

Rua 21 de Abril com Luiz Gama. Atualmente Lojas Tanger

Faz parte do processo das cidades a abertura e fechamento de comércios e indústria. Acreditamos que o cessar de alguma empresa sempre deixa marcas na vida das pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para sua existência.

Assim, finalizamos o texto com a mensagem de gratidão pelos resultados de todas essas mencionadas e muitas outras que um dia deram a oportunidade de famílias inteiras se beneficiarem do digno salário obtido a partir delas.

Qual loja você se lembra que existiu em Lins e deixou saudades? Conte pra gente, nos comentários.


Temos contado várias histórias interessantes de moradores da nossa cidade. Que tal você ler também:

Barbosinha: uma das pessoas mais conhecidas de Lins

A única nas Américas: a misteriosa e histórica Igreja dos Gregos, em Lins

A linda e emocionante história do sapateiro mais antigo de Lins

Por hobby e solidariedade: o famoso senhorzinho de Lins que pesca no Rio Campestre


Que tal ficar por dentro das boas notícias de Lins? Eventos, empregos e histórias incríveis são postadas todos os dias.

Site de conteúdos de Lins
Instagram
Facebook

E se você conhece alguma história de Lins e acredita ser bacana que as outras pessoas também conheçam, conte pra gente:

Whatsapp

Email: [email protected]

5/5 - (2 votes)

2 COMENTÁRIOS

  1. Conheci todas essas lojas e empresas…
    Minha época de faculdade foi aproveitada na
    Baden Baden

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui