Esse conteúdo é um oferecimento Univem, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias em Lins.

Independente de sua crença ou religião, é unânime e, até a ciência há de concordar, que os benefícios do exercício da fé no ser humano são surpreendentes e impressionantes. E assim foi a vida de Mário Ramos Nogueira: impressionável aos olhos de centenas de pessoas ainda nos dias atuais.

“Seo Mário” é um carioca que viveu quase toda sua vida em Lins, terra em que tinha uma pequena criação de gado, sua única fonte de renda na época. Mas aconteceu que, no fim do ano de 1948, uma misteriosa peste começou a matar seus animais.

Mário era um homem muito religioso e de fé imensa. Em prece, começou a rogar a Deus pelo seu gado, pelo seu sustento. Prometeu que se os animais voltassem a ter saúde, ele faria um presépio e se dedicaria, todos os dias, a ampliá-lo.


Na manhã de natal, Mario amanheceu com seu gado todo reunido embaixo da mangueira que ficava em sua propriedade. Os animais estavam 100% recuperados e saudáveis, as mortes cessaram. Constatou, então, que um milagre havia acontecido e iniciou a confecção do presépio.

Ele mesmo produzia boa parte dos objetos que viriam a compor a Cidade Miniatura. Contava com a ajuda de seu cunhado, Júlio Juliani, que também morava ali. Na década de 40 os dois já praticavam a sustentabilidade usando, na produção do presépio, materiais que seriam descartados.

Mário cumpriu sua promessa! Todos os dias ele incrementava o presépio inicial e, aos poucos, uma cidade miniatura foi sendo construída ao redor do menino Jesus.

Em 1999, após 50 anos trabalhando na miniatura, Seo Mario já lidava com algumas dificuldades impostas pela idade, sem condição de manter e prosseguir com o projeto, doou toda sua criação. Faleceu em 2003 aos 96 anos.

Atualmente, a cidade de Seo Mario está sob os cuidados da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, passou por algumas adaptações e é visitada por turistas, munícipes e alunos, que vão da educação infantil a cursos como arquitetura e urbanismo, engenharia e outros que contribuem para a manutenção e melhoria da obra.

Prefeitura Municipal de Lins

A Cidade Miniatura Seo Mário, atualmente, está exposta dentro da Unilins e é necessário consultar disponibilidade para visitação durante a pandemia.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br.


Esse conteúdo é um oferecimento Univem, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias de nossa cidade.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui