Inaugurada em 1908, batizada como “Albuquerque Lins”, tornando-se a época o local mais importante da cidade, a estação ferroviária abrigava a Vila Ferroviária, construída para moradia dos seus funcionários. Conforme vemos a seguir, a vila está construída em um elevado da antiga estação

O autor da fotografia é desconhecido. Note ao lado esquerdo a antiga estação, e a direita, a vila ou colônia ferroviária. Após desativada, o prédio da antiga estação abrigou o batalhão da Polícia Militar e cavalaria, e atualmente o Museu de Lins. Fotografia datada de 1921, cujo autoria é desconhecida
Privilegiada vista da estação no primeiro plano e ao fundo no elevado, a Rua Ceará. Fotografia do ano de 1921

Com a desativação da estação, ocorrida em 1962, as casas continuaram sendo ocupadas por ferroviários. Ainda é possível encontrar moradores de parentesco imediatos aos antigos ocupantes.

A Rua Ceará

Grande parte das ruas do bairro Junqueira recebem nomes de estados do Brasil, sendo a referida rua denominada Ceará. Localizada a 500 metros do terminal rodoviário, o local conserva importantes características originais, tais como calçamento de paralelepípedos, detalhes dos acabamentos nas residências entre outros.

Respire fundo e observe quanta importância histórica tem este local para nossa cidade:

Fotografia atual da rua Ceará (1921). Exatamente 100 anos após a fotografia apresentada anteriormente.

Abaixo, vemos um imóvel com todas as suas características originais. Segundo moradores, ela está sem ocupação atualmente.

Diz-se que este imóvel pode ter abrigado um dos chefes da colônia e um posto de saúde. Todas as características observadas nesta fotografia são originais à sua época de construção.

Gentilmente fomos recebidos pela moradora Marília e parte de sua família, que nos contou sobre a experiência de morar aqui.

O ambiente também é aproveitado para ensaios fotográficos. Infelizmente não há possibilidade de fazer um tour virtual pelo Google Street. No entanto, a rua é de fácil acesso.


Os moradores estão habituados a receberem os visitantes e gostam de contar sobre a história que envolve este emblemático lugar.

Convide sua família pra conhecer este local maravilhoso da nossa cidade.

E que tal você contar pra gente algum outro ponto interessante da nossa querida Lins?

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui