Seo Luiz é vendedor de Algodão doce na cidade de Lins e revelou detalhes da sua vida que inspiram. Vale a pena conhecer esta história.

É com sorriso no rosto que somos recebidos pelo simpático casal, Srs Luiz e Luiza Sozzo. Seja-bem-vindo são suas primeiras palavras e o cuidado com que nos recebeu revelam ser verdadeiro o sentimento.

Luiz Sozzo

Nascido em Getulina, no dia 11 de janeiro de 1947, mudou-se aos 20 anos para Rolândia, no Paraná, em busca de oportunidades de trabalho. Criado na lida rural, desde criança trabalhou nas lavouras com seus pais, e como consequência disso, não teve a oportunidade de receber alfabetização.

Luiza, a mulher que ganhou o coração do Seo Luiz

A única foto do dia do casamento no arquivo da família

Paranaense, Luiza parece carregar no nome o amor que participaria da sua jornada de vida. Foi na pequena cidade de Jesuítas (PR) que ambos foram apresentados por primos, evoluindo para casamento em 1977. Já são quase 45 anos de união que geraram cinco filhos, sendo 4 homens e 1 mulher.

Luiz e Luiza Sozzo em 1998 Arquivo pessoal

Lins, a cidade amada

Uma oportunidade de trabalho surgiu em uma grande empresa da cidade no ano de 1997. Foram 21 anos ajudando no crescimento dela, até que se aposentou. Trouxe junto toda a família e uma grande bagagem de sonhos e expectativas.

Seo Luiz, o vendedor de salgados?

Já ouviu falar que “ao lado de um grande homem existe uma grande mulher?” Esta é uma verdade conhecida por ele. No desejo de aumentar a renda da família, Dona Luiza preparava salgados e o Seo Luiz os vendia de porta em porta nos dias de folgas ou quando terminava o expediente na indústria.

Uma perda de um ente querido fez com que Dona Luiza paralisasse a produção de salgados. Foram momentos de profunda angústia. 9 anos de luta no processo de estabilização emocional.

E o algodão doce?

Seo Luiz vende algodão doce já fazem quase 15 anos. Ele relata que já vendeu para “crianças que hoje já são pais”. Tudo começou com um convite de um amigo (após 9 anos sem envolver-se com vendas, pelas razões acima citadas) para vender algodão doce e repartir os lucros. O parceiro entrava com a produção e o Seo Luiz com a venda.

Foi em 2010 que o casal desejando avançar, decidiram produzir os próprios produtos e vende-los. Um financiamento no Banco do Povo deu a eles a oportunidade comprarem o equipamento que já há mais de 10 anos faz parte do negócio da família.

O antigo vendedor da cidade

Seo Luiz possui característica curvatura corporal. A dificuldade de postar-se de modo ereto foi consequência de postura não conforme no longo período em que exerceu a mesma atividade na indústria.

Mas em nada o impede para o trabalho. Não sente dores, e aos 75 anos, não se queixa de nenhuma dificuldade. Tem saúde “de ferro.” Possui limitação de visão e audição, dificuldades estas que ele aprendeu a superar bem.

O dia a dia

Os trabalhos começam cedo. As 05:30 o casal já está produzindo. O alimento precisa ser fresco. Não dá pra guardar estoque. Precisa ser vendido no mesmo dia. Além disso, o calor da cidade requer maior atenção. Testemunham venderem bem quase todos os dias. Naturalmente há dias de menor volume de vendas.

Com seu bastão feito por ele mesmo (um tubo de pvc perfurado) carregado com os produtos, sai a pé por toda cidade. Quando carregado, o bastão pesa em torno de 12 quilos.

A buzina ajuda a chamar a atenção dos clientes e suas vendas são potencializadas em períodos de férias escolares.

O bairro que sempre vende mais é o Labate, e o que vende menos é na COHAB CHRIS. Há muita gente que paga pelos produtos e ao invés de retirar, pede para distribuir para crianças carentes. Ele afirma que sempre cumpriu o trato. Há ocasiões que ele adequa o preço a condição da família ou ainda doa para quem realmente não tem condições de adquiri-los.

É figura linense querida. Relatam que diversas pessoas o fotografam e que, inclusive recebeu homenagem de artista o desenhando e expondo-o na capital.

Homenagem concedida

No dia 04 de janeiro o vereador Lima indicou e entregou ao Seo Luiz a Medalha 21 de Abril, uma honraria municipal.

E é assim que vamos ajudando a cidade a conhecer os tesouros que temos. Detalhes maravilhosos que encantam.

Já comprou o algodão doce do Seo Luiz? Já o viu pelas ruas? Conte pra gente, nos comentários.

FacebookSolutudo Lins Instagram@solutudolins

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui