Nada melhor do que livros para contar histórias, certo? Nas páginas de uma obra, não há limite para a imaginação, para episódios reais, para que fatos e criações sejam narrados. É uma viagem sem sair de casa! Assim, pensando na importância de valorizar as produções ambientadas em Bauru, que perpetuam os acontecimentos da cidade, e os escritores que se propõem a levar conhecimento sobre os mais diversos detalhes envolvendo o município, a Solutudo preparou esta lista.

Conheça cinco obras!

1- Bauru, uma cidade sem limites

Autoras: Marcia Regina Nava Sobreira e Sandra de Cássia Ribeiro

5 livros que contam histórias de Bauru. Bauru, uma cidade sem limites Marcia Regina Nava Sobreira e Sandra de Cássia Ribeiro
Imagem: Reprodução

O primeiro entre os livros aqui destacados é para quem gosta de conhecer e entender fatos históricos de uma forma didática. As autoras, Márcia e Sandra, duas professoras da rede estadual de ensino, buscaram elencar episódios desde a formação de Bauru para explicar as relações entre o passado e o presente da cidade.

Tendo como público estudantes, o objetivo da obra é instigar bauruenses e leitores de toda a região a saber mais sobre o desenvolvimento da Cidade Sem Limites.

2- Bauru: a cidade e o sanduíche

Autor: Celso Mellani

 Bauru: a cidade e o sanduíche, de Celso Mellani. Livros que contam histórias de Bauru
Imagem: Reprodução

O fotógrafo Celso Mellani descreve a obra como um projeto pessoal. Dessa forma, o livro que pretende registrar a receita original de um dos sanduíches mais famosos do mundo, e sua criação, também tem como proposta revelar aspectos da cidade que dá nome ao lanche.

Com a consultoria do historiador Irineu Bastos e do biólogo Osmar Cavassam, ambos bauruenses, e com fotos lindas do município, o texto tem até mesmo a versão em inglês!

3- Um país chamado Bauru

Autor: Roberto Rufino

Um país chamado Bauru, de Roberto Rufino. Livros que contam histórias de Bauru
Imagem: Reprodução

O autor da obra é uma figura conhecida na cidade – inclusive, ele recebeu o título de cidadão bauruense da Câmara. Jornalista, Roberto Rufino tem uma atuação marcante no Jornal da Cidade de Bauru. Com isso, o livro é descrito como um misto de autobiografia com histórias que retratam a relação da cidade com o seu povo.

As experiências de Rufino e seu olhar a respeito de Bauru estão impressas nessa produção.

4- Bauru de todos os tempos

Idealizadora: Maria do Carmos Almeida Correa
Organizadores: Josmar Paixão, Ana Maria Barbosa Machado e Madê Corrêa

5 livros que contam histórias de Bauru. Obra: Bauru de Todos os Tempos
Imagem: Reprodução

Histórias, curiosidades, causos e personalidades marcantes envolvendo Bauru estão reunidos neste livro composto por poemas, contos, crônicas e relatos.

A obra descreve um percurso afetivo no decorrer das páginas cuja autoria inclui 30 pessoas, algumas das quais representam o grupo Expressão Poética, que surgiu por meio de um concurso de poesia da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru.

5- De Edson a Pelé: a infância do Rei em Bauru

Autor: Luiz Carlos Cordeiro

5 livros que contam histórias de Bauru. De Edson a Pelé: a Infância do Rei em Bauru
Foto: Reprodução

Entre os livros que contam histórias sobre a cidade está o de Luiz Carlos Cordeiro.

A trajetória do Rei do Futebol, especialmente sua carreira, é amplamente conhecida no mundo. Mas a sua relação com Bauru, cidade onde passou alguns anos de sua infância, logo antes de ir para o Santos, clube no qual adquiriu renome internacional, é explorada nesta obra. O jornalista bauruense apresenta uma perspectiva inédita sobre a vida de uma personalidade que conquistou o planeta.

Não se trata de uma biografia de Pelé, mas de fatos envolvendo o jovem Edson, que viveu em Bauru.

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo sobre os livros que contam histórias de Bauru? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui