O Sanduíche Bauru é um símbolo da nossa cidade. Conhecido pelo Brasil inteiro, entrou para Inventário de Oferta Turística de Bauru e recebeu o título de patrimônio imaterial do Estado. Dessa forma, para garantir que o lanche seja feito com os ingredientes certos, há um Selo de Certificação oferecido aos estabelecimentos que preparam o verdadeiro Bauru! E foi pensando justamente na necessidade de homenagear e dar forma a esse ícone da Cidade Sem Limites que o ilustrador Adelmo Barreira foi contratado para criar o Bauruzinho!

Ideia, fidelidade aos ingredientes e criação

De acordo com o profissional, quem o convidou para o trabalho foi o empresário Jad Zogheib, do Supermercado Confiança, e o político, na época vereador, Fernando Mantovani. “O mais importante era que o Bauruzinho deveria ser feito somente com os ingredientes originais. Existe um erro nacional em fazer o Bauru de uma forma errada. Então, o Bauruzinho, antes de tudo, precisava ser didático para mostrar por ele mesmo a forma certa de fazê-lo. E, claro, ser humanizado“, narra Adelmo.

Sendo assim, a solução que o ilustrador encontrou foi: o pão francês se tornou o corpo, as rodelas de tomate foram usadas para os pés, os olhos representados pelo picles, o rosbife foi na boca e o queijo derretido formou pernas e braços. “Isso exige pesquisa em relação a que item representará cada parte do personagem. E a ideia foi mantida até o fim: depois de vários estudos, cheguei ao que queria, foi apresentado e aprovado totalmente”, lembra o profissional.

Adelmo Barreira é bauruense e afirma acreditar que o mascote cumpre sua missão pois ensina e esclarece o que é o Bauru e do que deve ser feito. Segundo ele, não há nada no Bauruzinho além do que o correto: “qualquer elemento gráfico que eu colocasse poderia, de certa forma, atrapalhar ou confundir”. Assim, ele deixa sua mensagem: “Parem de mudar o Sanduíche Bauru. Chega de presunto e ovo!”.

Ilustração Bauruzinho Adelmo
Foto: Reprodução

Quem é Adelmo Barreira?

O ilustrador é bauruense e, depois de passar alguns anos morando fora da cidade, voltou a sua terra natal. “Gosto daqui, nasci aqui e fui criado no Parque Vista Alegre. Meus melhores amigos e família estão em Bauru. Hoje, na minha casa, tenho meu jardim, minha horta, meu pomar e meus bichos. Adoro ficar no quintal! Fui sempre caipira e vou morrer caipira”, declara Adelmo.

Adelmo é ilustrador publicitário há 42 anos. Sua carreira teve início na cidade, mas ganhou outros lugares do mundo. “Me formei em Comunicação Visual aqui na Unesp e, de Bauru, fui para os Estados Unidos. Lá, morei em Oklahoma e fiz Design e Literatura na Oklahoma City University. De volta ao Brasil, fui contratado pela MPM Propaganda como ilustrador. Na época, era a maior agência da América latina”, revela Adelmo.

Atualmente, seu trabalho é autônomo, juntos aos clientes. E o profissional lembra que já fez campanhas para diversas marcas conhecidas: “Volkswagen, Ford, Renault, Pepsi, Coca-Cola, McDonald’s, Banco do Brasil, Unibanco, Havaianas, Bauducco… é muita coisa, milhares de artes!”.

Em suas décadas de experiência, o trabalho de Adelmo Barreira foi premiado em muitas oportunidades: já esteve na publicação da Arquive Europeia “200 Melhores Ilustradores do Mundo”, foi considerado pelo Clube de Criação um dos três melhores ilustradores do país e venceu o Leão de Cannes.

Adelmo Barreira, criador do Bauruzinho
Foto: Divulgação

Por que “pai” do Bauruzinho?

“Pai” porque foi Adelmo quem criou a primeira imagem do mascote da cidade. O ilustrador foi responsável pela origem do Bauruzinho, pela concepção de sua imagem, mas não pela produção da escultura que todos podem ver no Terminal Rodoviário atualmente.

“Um design, se for usado em 3D, precisa ser muitíssimo estudado e alterado. Conversei com Maurício de Souza uma vez, em São Paulo, sobre a dificuldade que foi criar os bonecos para serem comercializados da Turma da Mônica. Eles têm os dois olhos, nariz e bocas em um lado só do rosto! E fazer isso em 3D é algo a ser estudado e resolvido”, conta Adelmo.

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui