O ex-jogador de futebol Richarlyson foi anunciado pelo grupo Globo como o mais novo comentarista da emissora. Com passagens vitoriosas por clubes como o São Paulo e o Atlético-MG, também atuou no Noroeste em três oportunidades, de 2019 a 2021. Apesar de ter passado a infância e a adolescência em Bauru e morado na cidade durante a vida adulta, o ex-atleta não é bauruense de nascença, como muitos dizem, porque sua família estava em Natal, no Rio Grande do Norte, quando sua mãe deu à luz – isso aconteceu porque seu pai estava jogando em um time nordestino.

Mas, se Richarlyson não tem a Cidade Sem Limites em seu registro de nascimento, seu pai e seu irmão têm, bem como outros grandes nomes que são bauruenses e fizeram sucesso no esporte mais querido do país. Conheça alguns deles!

Bauruenses no futebol

1- Lela

O pai de Richarlyson é Reinaldo Felisbino ou simplesmente Lela. Nascido no dia 17 de abril de 1962, em Bauru, o ponta-direita foi revelado pelo Noroeste ao se destacar nas categorias de base aos 15 anos. No Alvirrubro, jogou ao lado do “Furacão da Copa de 1970”, o craque Jairzinho, no Brasileirão de 1978.

Mas o grande momento de Lela no futebol nacional foi no Coritiba, clube no qual atuou de 1983 a 1987 e foi Campeão Brasileiro em 1985.

De volta ao Alfredo de Castilho, encerrou sua carreira no Norusca e ainda se tornou técnico do time em 2016.

2- Alecsandro

Outro membro da família que marcou o cenário esportivo de Bauru e do Brasil, Alecsandro Barbosa Felisbino, filho de Lela e irmão de Richarlyson, ganhou o apelido de “Alecgol”. O atacante vestiu a camisa de grandes clubes do país, como Cruzeiro, Internacional, Vasco da Gama, Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras e Coritiba, colecionando títulos como a Libertadores da América de 2013 (pelo Galo) e o Campeonato Brasileiro de 2016 (pelo Verdão). E ainda teve passagens por times do exterior, como Sporting e Al-Wahda.

O goleador bauruense defendeu o Noroeste na Série A3 em 2021.

5 jogadores de futebol que nasceram em Bauru. Na foto, o jogador Alecsandro comemorando um gol pelo Palmeiras.
Alecgol no Palmeiras em 2016 (Foto: Divulgação/Cesar Greco/Agência Palmeiras)

3- João Victor

O jovem zagueiro nasceu em Bauru, em 1998, e chegou ao Corinthians na temporada de 2017. No ano seguinte, disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo clube alvinegro, depois foi emprestado ao Inter de Limeira e ao Atlético-GO, no qual conquistou o título do Campeonato Goiano de 2020. Em 2021, retornou ao Corinthians.

5 jogadores de futebol que nasceram em Bauru. Na foto, João Victor, jogador do Corinthians, em campo
Foto: Divulgação/Meu Timão

4- Baroninho

Edílson Guimarães Baroni, o Baroninho, escreveu seu nome na história do futebol. Revelado pelo Noroeste, jogou com a camisa alvirrubra o Brasileirão de 1978, única vez que o time da cidade disputou o principal campeonato nacional da modalidade. Logo em seguida, o jogador foi contratado pelo Palmeiras, clube em que foi treinado por Telê Santana. Pelo Flamengo, conquistou a Taça Libertadores da América e o Mundial Interclubes.

Retornou ao Noroeste no final de sua vitoriosa trajetória como jogador. Com a aposentadoria dos campos, não abandonou o futebol: tornou-se treinador e comandou equipes do interior paulista.

Por sua caminhada no esporte, foi homenageado em 2021 no Hall de Personalidades da Câmara Municipal de Bauru.

5- Emerson

Emerson Carvalho da Silva nasceu em 1975, na Vila Falcão, bairro mais antigo da cidade. Como jogador, o bauruense foi zagueiro, surgiu no XV de Jaú e se destacou na Portuguesa e no São Paulo. Em 2000, chegou a ser convocado pelo treinador Vanderlei Luxemburgo para disputar as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002.

Depois de pendurar as chuteiras, foi diretor de futebol do Norusca em 2016.

E aí, você sabia que todos esses atletas que brilharam no futebol eram bauruenses? Tem algum que você lembra e ficou de fora dessa lista? Deixa nos comentários para a gente saber!

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você deseja ver algum tema por aqui ou conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada na Solutudo, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui