Você quer ser mais feliz em 2022? Provavelmente, ninguém responderá que não. A cada início de ano, é comum que as pessoas preparem listas com resoluções e façam planos para que esse momento que simboliza um recomeço seja sempre melhor. Mas é importante ter cuidado! Um otimismo forçado e sem planejamento pode gerar o efeito oposto ao esperado. “Nesse período, vejo uma onda de autoengano, uma esperança mesclada de misticismo que, muitas vezes, se transforma em frustação dias depois”, analisa o professor Rodrigo Queiroz, que é natural de Bauru, graduado em Filosofia, pós-graduado em Psicologia Positiva, expert em Educação Online e CEO do Sapiens Desenvolvimento Humano.

Na visão do especialista, para não perder a esperança de ter um 2022 melhor e mais leve, é possível aproveitar a disposição para promessas para escolher uma que realmente traga benefícios em maior escala, por exemplo: começar a praticar uma atividade física, que trará como consequência um olhar mais apurado com relação à alimentação que, uma vez melhorada, vai trazer bons resultados ao seu corpo, mais energia e um cérebro mais focado. Ou seja, um efeito dominó potencializador se instalará!

Rodrigo destaca que é necessário ter metas claras e bem divididas em objetivos menores para garantir a frequência de conquistas e celebrar todas. “Penso que essa é uma boa estratégia para não deixar o otimismo cair na desesperança”, observa.

Ciência da felicidade

O especialista afirma que, levando em conta o fato de que estudos científicos apontam até mesmo para a existência de hormônios da felicidade, é possível considerar que, sim, a felicidade é uma ciência. “Também temos, nos últimos 20 anos, muita produção científica sobre a felicidade por meio do comportamento. Somos capazes de, racionalmente, tomar diversas decisões e adotar medidas que aumentam nossa felicidade, resultando em uma vida com mais bem-estar. Nesse sentido, para mim, a felicidade é um ‘estado de espírito’ consistente e durável de uma vida plena. Uma construção diária com foco definido”, analisa.

“nos últimos 20 anos, temos muita produção científica sobre a felicidade por meio do comportamento. Somos capazes de, racionalmente, tomar diversas decisões e adotar medidas que aumentam nossa felicidade, resultando em uma vida com mais bem-estar”

Prof. Rodrigo Queiroz, bauruense graduado em Filosofia, pós-graduado em Psicologia Positiva, expert em Educação Online e CEO do Sapiens Desenvolvimento Humano
Bauruense especialista em Psicologia Positiva dá 5 dicas comprovadas pela ciência para ser mais feliz em 2022
Foto: Luiz Guilherme Moretto/Sapiens

Além disso, o bauruense diz que, com os avanços das pesquisas da Psicologia Positiva, descobriu-se que alguns pilares precisam ser observados, tais como: atividade física, conexões sociais, mindfulness, gratidão diária e atos de generosidade, todos fatores que geram satisfação e podem ser boas opções para quem quer ser mais feliz em 2022!

5 dicas práticas (e comprovadas pela ciência) para ser mais feliz em 2022

O blog do Sapiens Desenvolvimento Humano, projeto idealizado pelo Prof. Rodrigo Queiroz, produz conteúdos sobre pesquisas que envolvem a mente humana. Nesse sentido, a equipe do Sapiens separou 5 medidas para aplicar no dia a dia e ter uma vida mais feliz em 2022 de verdade, levando uma rotina mais leve e sempre lembrando que a felicidade não é um fim, mas algo que é possível praticar no cotidiano.

Confira!

1. Pratique uma atividade física com a qual se identifique

Não há regras quando o assunto é praticar atividades físicas! O melhor de tudo é que elas possibilitam uma melhor disposição – não só corporal, mas mental também. Aquelas atividades que exigem alongamentos e relaxamentos, por exemplo, são super indicadas, já que tendem a reduzir a tensão e atuarem na diminuição da ansiedade. Além disso, liberam endorfina, substância que promove o bem-estar.

2. Faça um diário da gratidão

Para essa atividade, basta separar um bloco de papel e uma caneta e, todos os dias, antes de dormir, anotar três motivos para agradecer o dia que se passou. Procure buscar por acontecimentos que, normalmente, nos esquecemos de valorizar, como um gesto de carinho de um familiar, uma gentileza de um colega de trabalho ou uma paisagem bonita observada no caminho para casa. Tente praticar por um mês, sem falhar nenhum dia, e logo verá que se tornará um hábito valorizar as coisas boas do seu dia a dia que que, antes, passavam.

Uma pesquisa publicada pelo periódico americano Journal of Health Psychology afirmou que aqueles indivíduos que têm um senso profundo de gratidão têm sua felicidade aumentada em 25% em comparação às outras pessoas, além de terem uma diminuição na manifestação de transtornos como ansiedade e depressão. Também não é segredo que as pessoas gratas são mais resilientes e têm noites de sono mais revigorantes.

Foi descoberto que dar menos importância aos bens materiais é outra medida que contribui para uma vida mais feliz. Um estudo com 246 pessoas, publicado em uma plataforma científica anglo-holandesa chamada ScienceDirect, concluiu que as pessoas materialistas sentem menos gratidão, fazendo com que seus níveis de satisfação sejam menores.

3. Exercite atos de generosidade com mais frequência

Para ser mais feliz em 2022, diga para as pessoas o quanto elas são especiais, ajude aquele colega que precisa de algo que está ao seu alcance e ofereça um ombro amigo. Uma pesquisa da New York University confirmou que, quando um colega de trabalho presencia outro auxiliando alguém, há uma significativa elevação nas sensações de prazer e bem-estar. Além disso, quando a gente vê esse tipo de gesto perante um ato de bondade, temos maior tendência à prática. Isso prova que o efeito melhora o senso de colaboração e aumenta a produtividade.

4. Mantenha conexões sociais de qualidade de forma ativa

Não deixe para amanhã a conversa que pode ter hoje. É sempre importante reforçar que manter nossas conexões sociais bem estruturadas e saudáveis fazem muito bem para a saúde da mente. Seja no ambiente familiar, no trabalho ou entre os amigos, procure valorizar as conexões que são importantes para você disponibilizando tempo de qualidade.

5. Insira o mindfulness na sua rotina

Os efeitos positivos da meditação para o bem-estar são comprovados por numerosas pesquisas ao redor do mundo. E, com o mindfulness, você pode meditar em qualquer hora e em qualquer lugar em que possa dispor de 10 ou 20 minutos. Essa prática, que pode ser traduzida como “atenção plena”, consiste, basicamente, em se concentrar completamente no presente. 

Passo a passo do mindfulness para iniciantes:

• Foque no momento presente: isso significa que é imprescindível estarmos voltados a algo – pode ser a nossa própria respiração ou os batimentos cardíacos.
• Saiba que, sim, os pensamentos virão à tona, mas devem ser delicadamente afastados. Seu objetivo do exercício é repor, no cérebro, o modo padrão pelo modo execução de tarefa, no qual o tecido cerebral abandona a divagação e se concentra na tarefa a ser realizada.
• Não se apegue a regras: na meditação, não há tarefa propriamente dita em termos de ação. A atividade consiste em focar a atenção em algo, simulando uma atribuição. Ou seja, você desenvolverá suas próprias “regras” individuais, de acordo com o que considerar melhor e mais confortável. Não existe um roteiro!

Mensagem aos bauruenses

Nascido e criado na Cidade Sem Limites, onde também mora e trabalha, Rodrigo Queiroz deixa uma mensagem:

“Que todos os bauruenses possam ter um 2022 com muita paz, amor e esperança. Que este possa ser, para todos nós, o ano da retomada, no qual os sonhos que ainda não foram alcançados e planos que foram deixados de lado possam se tornar realidade”.

Indicação de leitura

Para finalizar, o filósofo e especialista em Psicologia Positiva recomenda uma leitura para quem se interessa pelo tema e quer ser mais feliz em 2022: “A Ciência da Felicidade”, de Luiz Gaziri pela editora Faro Editorial.

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo com dicas cientificamente comprovadas para ser mais feliz em 2022? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você deseja ver algum tema por aqui ou conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada na Solutudo, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui