De aparição de ET até o nascimento de uma das principais igreja por conta de rivalidade entre duas famílias locais estão entre as curiosidades da nossa cidade

Que a gente aaaama contar os detalhes que encantam em nossa Itupeva, vocês já sabem. Agora separamos 8 curiosidades sobre a cidade que talvez você não saiba ou saiba mais ou menos, né?

Curiosidades nº1 – Aparição de ET

Existem diversos registros de supostos casos em toda a nossa região, mas sobretudo em 1997, um dos casos ganhou importância regional e até nacional! Foi a aparição na Fazenda Nossa Senhora das Graças, no bairro Monte Serrat, em 26 de abril de 1997.

Já passava da meia-noite de sábado, a família de Roque Ming chegava em casa após uma festa de casamento, quando sua esposa reparou em uma luz muito forte vinda do céu, e chamou sua atenção para aquele ‘baita avião parado’. “Mas aquilo não é um avião. O que pode ser aquilo?” perguntou o senhor.

Logo após, o casal ficou na varanda da casa, quando observou o objeto descer até por volta de 1 metro do chão. “Ele parou e ficou girando, quando desce um daqueles ‘hominhos’ pequenos, todo encapuzado de branco, e a gente olhando aquele clarão muito bonito. Ele deu a volta inteira no aparelho, e assim que deu a volta desceu mais três. Eles ficavam andando meio esquisito, e não se via braço ou rosto. Eles ficavam conversando entre eles, e o aparelho girando sem fumaça, sem labareda, sem ronco, nem chiado nem nada.”

Curiosidades nº 2 – Mina de extração de Tungstênio

Foi na década de 40 que o potencial de exploração mineral da cidade foi descoberto. Relatos dão conta de que foram soldados do Exército, que estavam em treinamento na região da Fazenda Inhandjara, que notaram pedaços de uma rocha pesada e de coloração negra, estranha aos olhos daqueles homens e para o normal das pedras do local. Após realizada a análise em laboratório, a conclusão era de que aquele material se tratava de Tungstênio, minério muito usado até hoje nos filamentos das lâmpadas incandescentes, e que na época era empregado na indústria metalúrgica e até bélica.

O então dono das terras, o Dr. Xisto Araripe Paraízo, passou então a realizar a extração do minério, o que perdurou até por volta de 1955. A partir desse ano a mina foi arrendada por 10 anos à multinacional estadunidense Wah Chang, que até então era uma das grandes compradoras do Tungstênio de Itupeva. A empresa exportava o minério para beneficiá-lo nos Estados Unidos e finalmente comercializá-lo para os mais diversos fins e parte do mundo.

Curiosidades Itupeva, Mina
Parte externa da Mina de Inhandjara, já quase toda encoberta pela vegetação. (Foto: PMI/ Reprodução)

Curiosidades nº 3 – 1ª usina hidrelétrica da região

No início dos anos 1900, um detalhe da cidade que desejava mais e mais o progresso, de certa forma incomodou empresários locais, entre eles o Dr. Eloy de Miranda Chaves: o fato das principais ruas da cidade ainda ser iluminada por lampiões.

Em discurso na Câmara Municipal de Jundiaí em 1960, Eloy Chaves conta que Edgard Egydio de Souza, engenheiro formado na Bélgica e que há pouco tempo havia voltado ao Brasil para assumir um alto cargo na gigante do ramo de energia na época, a Light and Power, e Aguiar de Andrade, outro brilhante engenheiro, ficaram espantados com a ‘ultrapassada’ iluminação da Praça da Matriz, e lhe perguntaram do porquê Jundiaí ainda não possuir luz elétrica.

“Perguntei em réplica aos meus interrogadores se estavam dispostos a formar, com elementos em prol da cidade, uma empresa que levasse avante o grande melhoramento. Acolhida a ideia com entusiasmo, formou-se a Empresa denominada Luz e Força de Jundiaí”, afirmou Eloy na ocasião.

A ideia tomou corpo e no dia 2 de junho de 1904 foi dada a autorização para início das atividades da Empresa Luz e Força de Jundiaí. Finalmente em 3 de novembro de 1905 o sistema de iluminação elétrica de Jundiaí foi inaugurado, com uma usina para a geração de energia no Rio Jundiaí.

No ano de 1910, foi prevista a substituição de algumas lâmpadas e a instalação de mais uma turbina de geração de energia na Usina da Monte Serrat. Essa última ação não aconteceu, pois a empresa decidiu ao invés disso, construir mais uma usina, agora na região do Quilombo, ainda em Itupeva.

Curiosidades nº4 – Tarsila do Amaral passou infância aqui em Itupeva

As terras da Fazenda Santa Tereza do Alto, que tanto contribuíram no desenvolvimento de Itupeva, também tiveram importante papel na vida de uma ilustre personagem da cultura nacional. A artista modernista Tarsila do Amaral, durante a infância, viveu durante alguns anos na Fazenda Santa Tereza do Alto, que pertencia aos seus avós.

A paisagem de Itupeva inclusive influenciou, entre duas diversas obras, o quadro ‘Sol Poente’, de 1929.

Reprodução do óleo sobre tela ‘Sol Poente’, inspirado na paisagem itupevense. (Foto: Itaú Cultural/Reprodução)
Reprodução do óleo sobre tela ‘Sol Poente’, inspirado na paisagem itupevense. (Foto: Itaú Cultural/Reprodução)

Curiosidades nº5 – Uma das principais igrejas de Itupeva nasceu da rivalidade entre famílias

Por volta de 1933 a capela de Santo Antônio já existia, e ficava nas propriedades da família Polli. “Em 1933 ou 1934, o grupo de baixo, perto da Estação da Sorocabana, em parte pela distância, em parte pela velha “rivalidade”, hoje desaparecida entre os Marchi (e outros debaixo) e os Polli, resolveram construir a capela de S. Sebastião”, conta o padre Moutinho.

Para a construção da igreja de São Sebastião, as famílias MarchiRoveriTonolli e Benedictis doaram pedaços de terra entre a Estação Itupeva – hoje a Praça São Paulo – e a atual Matriz, que aliás, foi reconstruída em 2004. Já a velha Capela de Santo Antônio se desenvolveu ali, no mesmo lugar em que foi concebida pelos PolliToziCondiniFabricio e outras famílias.

Curiosidades nº6 – Itupeva ganhou sua primeira bandeira antes mesmo da capital São Paulo

A cidade de Itupeva ganhou sua bandeira oficial antes mesmo que São Paulo. Graças à Lei nº 309, nossa cidade ganhou seu símbolo em 1983, enquanto a Terra da Garoa só foi ganhar uma bandeira para chamar de sua em 1987, e do mesmo criador da nossa, o Drº Lauro.

Bandeira de Itupeva
Bandeira de Itupeva

Curiosidades nº7 – Uma das melhores cachaças do mundo é daqui!

As etapas de produção de todos os produtos do Alambique JP acontecem ali mesmo, na propriedade e sob supervisão dos Tonoli, que ainda tomam conta do negócio localizado no bairro Nova Era. Desde o cultivo e colheita da cana de açúcar, à preparação e armazenagem, todos os detalhes importam!

Tanto é que as cachaças do Alambique têm reconhecimento tanto nacional quanto internacional. Inclusive, por dois anos consecutivos teve suas cachaças eleitas como as melhores do mundo pelo Concurso Mundial de Bruxelas: a Cachaça Umburana em 2017 e a Carvalho 2 anos em 2018. Demais, hein?

Curiosidades nº8 – Itupeva é considerada Orlando brasileira

Segundo os dados mais recentes, Itupeva, juntamente com Jundiaí, Louveira e Vinhedo, recebem em média 7 milhões de turistas todos os anos, o que mostra a força das atividades turísticas por aqui. Para se ter ideia, nossa região é considerada o segundo núcleo turístico mais procurado no estado de São Paulo, ficando atrás somente da cidade de Aparecida. 

Ainda de acordo com o Guia Turístico 2020 da Prefeitura de Itupeva, a cidade possui atualmente cerca de 50 opções entre atrativos turísticos, gastronômicos, de cultura, história e lazer, além do suporte dos meios de hospedagem e de informações turísticas municipais.

Curiosidades nº9 – Itupeva foi a primeira cidade a receber tecnologia 5G

Ainda em 2022, operadora Vivo vai instalar uma estação de rádio base para atender o município com tecnologia 5G.

A operadora detalhou, ainda, que Itupeva será o primeiro município do Brasil a receber essa tecnologia, recentemente autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A tecnologia 5G promete melhor conexão e comunicação, com uma velocidade que pode ser de até 20 vezes maior para os usuários.

Essa tecnologia permitirá a interconexão de diversos outros equipamentos em casa ou no escritório, além disso a tecnologia 5G de internet móvel possibilitará o uso em telefones celulares que não são conectados à rede wifi ou internet por cabo. Um aparelho com 5G possibilita um tempo melhor de processamento de uploads e downloads, uma velocidade maior na transferência de dados (principal diferença para o 4G) e uma economia de até 90% no consumo de energia dos aparelhos.

Tecnologia 5G em Itupeva
Tecnologia 5G em Itupeva

Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário abaixo!
Sabe de outras curiosidades de Itupeva? Mande pra gente pelo WhatsApp, envie aqui!

5/5 - (1 voto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui