Alô, alô, gente bonita! Nossa cidade maravilhosa, apelido maaais do que merecido para Itupeva, faz 55 anos no próximo dia 21 de março e estamos nos preparando para as comemorações com maaais uma matéria da série #EncantosItupeva!

No episódio anterior, desbravamos as origens do povoamento de Itupeva, o porquê de seu nome e a sua trajetória de desenvolvimento até sua emancipação. Nessa segunda matéria do #EncantosItupeva vamos dar uma passeada por alguns pontos turísticos de nossa cidade e dar uma olhada em algumas curiosidades itupevenses.

Bora se encantar maaais um pouquinho por Itupeva? ??

Cristo

Quaaaaaal cidade não sonha em ter o seu próprio Cristo Redentor? Por isso Itupeva tem mais um motivo para ter o apelido de cidade maravilhosa! ?

Inaugurada no dia 25 de março de 2007 pelo bispo diocesano da época, Dom Gil Antonio Moreira e pelo pároco de Itupeva naquele momento, padre João Lúcio do Prado Neto, a imagem de 11 metros chama a atenção de todos e acolhe de braços abertos quem chegar à cidade.

Localizado no ponto mais alto da área urbana de Itupeva, o nosso Cristo Redentor. ? (Foto: PMI/Reprodução)

Localizado no ponto mais alto da área urbana de Itupeva, o acesso ao Cristo Redentor é realizado pelas ruas do bairro São José.

Shopping Serra Azul

O Shopping Serra Azul Itupeva é um atrativo à parte para a paisagem itupevense, não é verdade? E você sabia que o shopping é o único da América Latina construído de forma suspensa sobre uma rodovia? Ele foi inaugurado ano ano de 1992, e atualmente possui 33 lojas.

Shopping Serra Azul sobre a Rodovia dos Bandeirantes e o Outlet Premium, pontos turísticos da cidade. (Foto: PMI/Reprodução)

Fazenda Santa Tereza do Alto

Essas terras, que tanto contribuíram no desenvolvimento de Itupeva, também tiveram importante papel na vida de uma ilustre personagem da cultura nacional. A artista modernista Tarsila do Amaral, durante a infância, viveu durante alguns anos na Fazenda Santa Tereza do Alto, que pertencia aos seus avós.

A paisagem de Itupeva inclusive influenciou, entre duas diversas obras, o quadro ‘Sol Poente’, de 1929.

Reprodução do óleo sobre tela ‘Sol Poente’, inspirado na paisagem itupevense. (Foto: Itaú Cultural/Reprodução)

Centro de Memória

Esse lugar é fantástico! Além de guardar boa parte da história da cidade, ele é a própria história! Isso porque o prédio além de abrigar o Centro de Memória, e desde 2019 também passar a ser o lar da Biblioteca Pública Municipal de Itupeva, era ali uma das estações da Estrada de Ferro Ituana, que ligava Itu a Jundiaí, e que proporcionava o escoamento de toda a produção cafeeira para Santos. ?

Atualmente, além de contar as origens de Itupeva, o Centro de Memória reúne objetos e utensílios domésticos de diversas gerações, como roupas, instrumentos musicais, vitrolas, ferros de passar, utensílios domésticos, máquinas de escrever, rádios… É um mergulho na história!

E o segredo…

Você que é itupevense de carteirinha provavelmente já ouviu falar da Nica Preta, uma escrava liberta que vivia por essas terras, e que abriu uma pousada para tropeiros e toda gente que passava pela região.

Mas você sabia que existe uma lenda que diz que um grupo de jesuítas deixou um inestimável tesouro com a Nica, para que ela escondesse? Uns dizem que é ouro, já outros falam que o tesouro é a terra daquele local, pois quando se plantava qualquer coisa ali, o sabor e a vitalidade das frutas e hortaliças eram de se encher os olhos de qualquer um!

Um pouquinho das terras da Nica Preta. (Foto: Elis Salles/Reprodução)

E você, tem algum palpite para o que foi que os jesuítas deixaram com a Nica Preta? Já tinha ouvido falar antes dessa história? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários! E ah, não deixe de continuar de olho na nossa série #EncantosItupeva, hein? 😉

Fonte: Elis Salles, CidadeeCultura.com e Itupeva Agora.


Valorize os encantos de Itupeva! E estamos juntos nessa, viu? Nossa série continuará e fica ligado que falaremos sobre curiosidades pontos históricos e turísticos de nossa querida cidade! Ah, e conta pra gente aqui embaixo nos comentários as curiosidades que só você sabe e os lugares de Itupeva que você curte! Só não esquece de contar pra gente, tá? ?

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui