Duas coisas podemos dizer que são indiscutíveis: uma é a importância da leitura e outra, sem dúvidas, é o direito a acesso a livros e a materiais de estudo de boa qualidade. E sabemos que em nosso país esses dois pontos nem sempre são tratados com a sua devida importância.

E, nestes dias de quarentena, que tal então gastar um pouco mais de nosso tempo com a leitura? Ok, não são todos que têm à sua disposição em casa os livros e, bem, as bibliotecas e livrarias estão fechadas… 🤷‍♀️

Maaaaas, olha só, olha a só, eis a solução! Quer dizer, as soluções. Separamos 12 sites para você baixar livros de graça e legalmente! Dá só uma olhadinha! 📖

Companhia das Letras

A editora Companhia das Letras disponibilizou gratuitamente uma seleção de títulos de seus diversos selos! É só acessar o Blog da Companhia verificar, semana a semana, os títulos selecionados!

Ah, e a editora também está disponibilizando títulos de autores específicos! O primeiro autor foi Carlos Drummond de Andrade e o da vez é o poeta Vinicius de Moraes! Acesse o site e baixe os 3 e-books!

Biblioteca Mundial Digital

A Biblioteca Mundial Digital conta com um acervo de quase 20 mil itens sobre 193 países. Entre os materiais disponibilizados estão documentos históricos, fotografias e livros raros. Bacana, né? Acesse o site da Biblioteca e divirta-se! 😉

Livraria Cultura

A Livraria Cultura também oferece e-books de graça para o público. Os conteúdos variam desde livros online acadêmicos até os clássicos de Edgard Allan Poe. Vale a pena dar uma viajada lá pelo site, viu?

Project Gutenberg

A plataforma disponibiliza 56 mil e-books de graça em diversas línguas. Entre os mais acessados, estão Pride and Prejudice, de Jane Austen; Heart of Darkness, de Joseph Conrad; e A Metamorfose, de Franz Kafka. Curtiu? Não perca mais tempo e acesse!

Saraiva

A livraria Saraiva também conta com uma seção de livros digitais gratuitos em seu site. São mais de mil itens de diversos assuntos disponíveis para download. Acesse por aqui, ó.

L&PM Editora

A editora está disponibilizando em seu site um e-book gratuito por dia durante o período de quarentena. Entre a seleção estão de títulos, clássicos, polícias, fantasmas, aventura, romances e muito mais. Acesse agora mesmo e aproveite o de hoje! 😍

Amazon

Além de contar com seu próprio serviço de assinatura de e-books, a Amazon está oferecendo livros, audiobooks e HQs gratuitamente! Basta acessar por este link a seção de e-books grátis e aproveitar os 50 mil títulos disponíveis!

OpenLibrary

O objetivo do projeto é catalogar todas as publicações já feitas. Atualmente, o site colaborativo conta com mais de 1 milhão de títulos em diversos idiomas. Entre os destaques estão obras de William Shakespeare. 💀 Acesse e aproveite!

“Ser ou não ser?”. Hamlet, um dos sucessos de Shakespeare disponível gratuitamente para download! (Foto: Reprodução)

Paulo Coelho Editora

O famoso escritor brasileiro está disponibilizando algumas de suas obras gratuitamente em seu site no formato digital. Para adquirir os títulos disponíveis basta acessar o site e devorar os livros!

Domínio Público

Lançado em 2004 pelo Governo Federal, o portal Domínio Público disponibiliza à população uma verdadeira biblioteca virtual, com diversas obras literárias, audiovisuais e documentos. É só acessar, ajustar sua pesquisa e em poucos instantes baixar a sua obra.

Estante Virtual Senai

São mais de 800 títulos disponíveis na Estante Virtual do Senai. Basta acessar o site, se cadastrar e buscar pela categoria que você queira. São diversos títulos da instituição que introduzem conhecimento para aqueles que buscam qualificação profissional. 😉

Biblioteca do Senado Federal

A Biblioteca Digital do Senado Federal conta atualmente com mais de 250 mil títulos, entre livros, revistas, artigos, notícias de jornal e obras raras, todos de Domínio Público. Ou seja, você pode baixar livremente e de forma gratuita! É só acessar e aproveitar!

Fontes: Solutudo Aracaju, Estágio Online, Online Cursos Gratuitos, Canaltech e TVTEC


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui