Nesta sexta-feira, dia 8 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Astronomia, a ciência que estuda o universo com o propósito de formular teorias e testá-las por meio da observação de fenômenos com a utilização de telescópios e diversos outros equipamentos. Aqui em Bauru, quem se interessa e deseja aprender sobre o assunto tem um espaço propício para isso, o Observatório Astronômico da Unesp.
O lugar recebeu o nome “Lionel José Andriatto” em homenagem ao astrônomo amador e um dos poucos construtores de telescópios no país que ajudou o Observatório em sua origem. Isso porque tudo começou em 2004, quando um projeto de extensão universitária deu início à construção artesanal de telescópios refletores. Sob a coordenação da Profa. Dra. Rosa Scalvi, a produção dos aparelhos envolveu cinco alunos do curso de Física, que foram auxiliados justamente por Lionel.
![](http://i3.wp.com/conteudo.solutudo.com.br/wp-content/uploads/2022/04/cupula-bauru-observatorio-astronomico-unesp.jpg)
Assim, o Grupo de Estudos de Astronomia, que existe até hoje, foi criado junto ao Departamento de Física da universidade. Estudantes dos diversos cursos de graduação e pós-graduação da cidade puderam se juntar à iniciativa, bem como pessoas da comunidade externa à instituição, como professores do Ensino Médio e quaisquer profissionais ou interessados.
A página oficial do Observatório afirma que, com a finalização dos primeiros telescópios artesanais, surgiu a necessidade de contar com um espaço adequado para utilização dos aparelhos, e que tornasse possível a todos os interessados observar o céu de maneira nova e estimulante.
Logo, descreve o conteúdo institucional, de uma parceria com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (IPMet), veio a concessão do prédio para implantação do Observatório, a construção da cúpula e a construção de um telescópio ainda mais potente.
No dia 4 de agosto de 2009, houve a inauguração oficial do espaço e a implementação, de fato, do Observatório Didático de Astronomia.
O Observatório Astronômico
O local, de acordo com as informações da Faculdade de Ciências (FC), possui em sua estrutura:
- Uma sala de aproximadamente 36 metros quadrados, equipada com 25 lugares, formando um pequeno auditório com tela de projeções;
- Oficina de construção de telescópios e materiais didáticos de Astronomia;
- Cúpula de 5,30 m de diâmetro, na qual um telescópio artesanal do tipo newtoniano (aproximadamente 300 mm de diâmetro) é utilizado;
- Terraço de aproximadamente 15 metros quadrados, onde são colocados dois telescópios refletores menores, sendo um newtoniano e um cassegrain.
O Observatório faz parte do Museum Alliance NASA e realiza atividades de extensão, pesquisa, ensino e divulgação, como eventos, cursos, palestras e oficinas. Visitas de escolares, de universidades e atendimentos ao público faziam parte da rotina do local. Assim, antes da pandemia, a média anual de visitantes era de quase 4000 pessoas.
Para alcançar um público ainda maior, o projeto do Observatório Móvel leva uma carreta com telescópios, uma sala com projetor e ambiente para palestras para cidades e áreas localizadas em um raio de 100 km à partir da Unesp de Bauru.
Foto: Divulgação/Faculdade de Ciências da Unesp Bauru Foto: Divulgação/Faculdade de Ciências da Unesp Bauru
O local é mantido pela atuação voluntária de professores e alunos da Unesp, já que se trata de um projeto de extensão universitária. Dessa forma, recebe doações, recursos ocasionais da própria instituição, de parcerias e cooperações.
Serviço
- Endereço para correspondência
UNESP – Observatório Astronômico (IPMet)
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01
17033-360 Bauru – SP
- Endereço para visitação
Estrada Municipal José Sandrin, s/n
Chácara Bauruense 17048-699 Bauru – SP
Facebook: @obsbauru
Instagram: @obsbauru
![](http://i1.wp.com/conteudo.solutudo.com.br/wp-content/uploads/2022/04/observatorio-astronomico-bauru-unesp.jpg)
LEIA TAMBÉM
- “A cidade de Bauru precisa defender a Unesp”, diz a professora Fernanda Henriques
- Equipe bauruense de robótica participa de campeonato nos Estados Unidos
- Unesp oferece atendimento psicológico gratuito à população de Bauru e região
- Quando sonhos encontram a educação: conheça a história da mulher que é faxineira e estudante da Unesp Bauru
Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!
Gostou do conteúdo sobre o Observatório Astronômico de Bauru? Então deixe seu comentário no campo abaixo!
E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.