Não é à toa que Bauru é conhecida como uma cidade universitária: além da grande oferta de cursos de graduação e pós-graduação, por aqui, temos campus de algumas das maiores e mais bem-conceituadas instituições de ensino do país. Um exemplo é a Universidade Estadual Paulista (Unesp), considerada a melhor do Brasil entre as universidades com menos de 50 anos segundo o ranking da revista britânica Times Higher Education (THE), especializada no ensino superior. 

De acordo com Fernanda Henriques, presidente do Grupo Administrativo do Campus de Bauru, diretora da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), professora e pesquisadora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Design, a Unesp, uma das universidades do Estado de São Paulo, nasceu com a missão de fomentar a ciência, a cultura e a formação de pessoas no interior paulista.

“Nós estamos falando de uma coisa gigantesca que é a Universidade Estadual Paulista, e nós temos o campus em Bauru que é o maior deles. São três faculdades ou unidades universitárias aqui: a Faculdade de Engenharia, a Faculdade de Ciências e a Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design. Essas três, juntas, mais uma administração geral. Em tempos normais, sem pandemia, seis mil pessoas frequentam nosso campus por dia. Tudo é grandioso quando falamos em Bauru!”, explica a professora.

Nós estamos falando de uma coisa gigantesca que é a Universidade Estadual Paulista, e nós temos o campus em Bauru que é o maior deles. Em tempos normais, sem pandemia, seis mil pessoas frequentam nosso campus por dia. Tudo é grandioso quando falamos em Bauru!

Fernanda Henriques, presidente do Grupo Administrativo do Campus de Bauru, diretora da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC), professora e pesquisadora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Design da Unesp de Bauru

Dessa forma, com cursos em diversas áreas do conhecimento, a Unesp atua de maneiras variadas no que diz respeito à relação da universidade com a comunidade bauruense. Um exemplo disso é o Centro de Psicologia Aplicada (CPA), uma unidade auxiliar pertencente à Faculdade de Ciências (FC) que oferece atendimento psicológico gratuito à população de Bauru e região.

Atendimento psicológico na Unesp Bauru

O CPA iniciou suas atividades no ano de 1973 e segue prestando serviços até hoje. Os atendimentos são para a comunidade interna e externa. Isto é, há atendimentos clínicos voltados a toda população e também a escolas, organizações, instituições de saúde e centros comunitários. De acordo com as informações institucionais divulgadas pela Unesp, diversos projetos são realizados por professores e estagiários das diferentes áreas de atuação, junto a escolas da rede pública, organizações, empresas, instituições de saúde, centros comunitários e asilos.

Além disso, são oferecidos atendimentos psicológicos aos alunos do Curso de Psicologia, realizados pelo psicólogo do quadro técnico da unidade, e aos funcionários do campus da Unesp Bauru: “professores da Área de Psicologia Organizacional e do Trabalho desenvolvem, prioritariamente, programas de capacitação e desenvolvimento para os funcionários da área administrativa e operacional da Faculdade de Ciências e as demais Unidades do campus”, conforme as informações oficiais.

Como ter acesso a esses serviços?

Lucas Faria Gonçalves, psicólogo que atua no Centro de Psicologia Aplicada (CPA), afirma que os atendimentos no CPA são realizados, em sua maioria, por estagiários do Curso de Psicologia da Unesp. “E há diversas modalidades: psicoterapia individual para crianças, adolescentes e adultos, terapia de casal, terapia em grupo e orientação profissional. Além dos atendimentos que ocorrem no CPA, os estagiários do curso de Psicologia ainda atuam em outros meios, como empresas, hospitais, postos de saúde, escolas, creches e comunidades”, detalha.

há diversas modalidades de atendimento: psicoterapia individual para crianças, adolescentes e adultos, terapia de casal, terapia em grupo e orientação profissional.

Lucas Faria Gonçalves, psicólogo que atua no Centro de Psicologia Aplicada (CPA)

Lucas explica que quem deseja ser atendido no CPA precisa passar por uma triagem e que, em 2022, esse processo só poderá ocorrer a partir de março devido ao atraso no calendário letivo causado pela pandemia. “Qualquer pessoa pode se inscrever na triagem do CPA, independente da idade ou queixa apresentada. No caso de crianças, os pais ou responsáveis devem inscrevê-las. Também não é preciso passar por uma Unidade Básica de Saúde ou por qualquer profissional da área da saúde”, pontua.

O psicólogo ressalta que, a partir do momento em que o processo é aberto, o interessado deve ligar para o CPA para agendar um horário. Logo, a triagem será realizada presencialmente, no próprio CPA. “É como se fosse uma sessão de psicoterapia, na qual o interessado relata sua queixa ao estagiário, que também irá reunir os dados de identificação e de contato. Nesta ocasião, a pessoa precisa trazer somente um documento de identificação. Coletados estes dados, o caso é inscrito em uma fila de espera e poderá ser chamado para atendimento ao longo de todo o ano”, finaliza.

Serviço

Centro de Psicologia Aplicada (CPA)

Localização: Campus da Unesp, localizado na Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01, Jardim Colonial.

Telefone para contato: (14) 3103-6090

Atendimento: das 8h às 22h.

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui