Imagine só a quantidade de histórias e de pessoas diferentes que um motorista de aplicativo conhece todos os dias nas viagens que realiza em um município como Bauru. Quando o condutor do veículo também é um artista, como Vagner Fernandes dos Santos, trata-se da combinação perfeita! Pois foi assim que surgiu o projeto “Momentos Uberísticos”, título do livro e nome do perfil criado por Vagner nas redes sociais.

Motorista de aplicativo na Cidade Sem Limites desde 2020, Vagner transforma as experiências que vive com os passageiros e passageiras no trânsito bauruense em tirinhas. “Quando comecei esse trabalho, sabia que haveria situações inusitadas e outras, no mínimo, interessantes. Assim, tive a vontade de registrar de alguma forma. Como gosto de quadrinhos, achei que as tirinhas seriam a melhor maneira”, destaca.

As artes são divulgadas nas suas páginas nas redes sociais e foram publicadas em formato de livro. O volume 1 já está disponível para o público (pelo e-mail [email protected] ou via Instagram), e Vagner garante que o volume 2 está quase pronto!

A produção da obra foi toda feita pelo autor, incluindo o texto, a diagramação, a capa e o registro do livro. Além disso, também é dele o gerenciamento dos conteúdos postados online. “Tem sido muito válido o fato de alcançar pessoas com esse trabalho. Vê-las sorrindo ou reagindo de outra forma quando leem as tirinhas me deixa feliz”, declara o ilustrador.

Motorista e artista

O contato com a arte e a vontade de desenhar começaram cedo, desde a infância, e se mantiveram na vida adulta. “Na década de 1990, começamos aqui em Bauru um grupo chamado Expressão Poética. Lançamos livros de antologias poéticas e nos apresentávamos mensalmente no Sesc Bauru. Tenho trabalhos publicados em diversas antologias, como Vinte Poetas Bauruenses (1999) e Bauru de Todos os Tempos (2014)“, conta.

O motorista, ilustrador e poeta nasceu no Guarujá, no litoral do Estado de São Paulo, mas afirma se sentir bauruense por se tratar da cidade em que morou por mais tempo em sua vida.

Motorista de aplicativo transforma experiência com passageiros de Bauru em histórias em quadrinhos
“Momentos Uberísticos – Tirinhas sobre o cotidiano de um motorista de aplicativo – Volume 1” e “Poema e Imagem” são os dois livros de autoria de Vagner. (Foto: Acervo Pessoal)

Com essa inclinação para a criação, o contato de Vagner com o público na função motorista se tornou fonte de inspiração. Logo, quando vive algo e tem algum diálogo engraçado ou inusitado, ele anota tudo em uma agenda para que o material seja retratado em quadrinhos. O processo começa pelo desenho e, depois, vem a montagem das tirinhas. “Seleciono os momentos reais pensando nos que poderiam soar mais interessantes e, assim, os materializo”, explica.

Vagner ressalta que o objetivo desse trabalho é registrar os acontecimentos como forma de recordação e relato. “Sendo até um tanto pretensioso, pode ser base para um estudo antropológico”, acrescenta com humor.

Os quadrinhos da Springfield Brasileira

O idealizador de “Momentos Uberísticos” relata que a resposta das pessoas tem sido boa, já que muitas gostam de seu trabalho e o incentivam a continuar. “Alguns que me reconhecem como o criador das tirinhas ficam contentes em me ver e já houve quem quis fazer uma selfie (foto) comigo (risos). Outros queriam um livro publicado”, pontua.

Vagner também revela alguns de seus causos favoritos: “Gosto da história da policial que estava pronta a retaliar uma possível abordagem de um motoqueiro, da senhora que profetiza horrores para os dias à frente e das pessoas fantasiadas de heróis que entraram no carro”.

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui