Depois de uma temporada de apresentações em formato virtual, o teatro de bonecos da Cia Camarim reencontra o público e retorna aos palcos da cidade. A produtora artística, que atua em Bauru e região desde 2004, realiza, nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro, a contação de estórias do espetáculo infantil “Os causos do Zé Barbado” no projeto Crianças em Ação, do CEAC Núcleo Jd. Ferraz.

A peça tem como protagonista o personagem Zé Barbado que, no enredo sobre folclore e cultura brasileira, tem o rosto queimado ao montar por engano a Mula Sem Cabeça. Por conta de suas marcas, é discriminado pelos moradores da vila na qual vive e, entristecido, decide se refugiar nas matas, onde conhece seres lendários.

A solidão e o preconceito se transformam quando ele passa a conviver com o Saci, o Boitatá, a Cuca e a Iara, compartilhando aventuras cujos ensinam envolvem lições de companheirismo, responsabilidade e confiança para superar situações difíceis.

Apresentações em projetos sociais

De acordo com a Cia Camarim, com o avanço da vacinação infantil contra a covid-19, que bate recorde de aplicações no estado de São Paulo, o clima de segurança para a retomada de eventos presenciais com as crianças aumenta.

Dessa maneira, a organização informa que o espetáculo infantil “Os causos do Zé Barbado” – realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e patrocínio da Coca-Cola FEMSA Brasil – foi exibido nos espaços do projeto Girassol e do projeto Crescer, dois dos núcleos de promoção social do Centro Espírita Amor e Caridade. A associação sem fins lucrativos atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e, em parceria com a Secretaria do Bem-Estar Social e a Secretaria de Educação, recebeu as contações de estórias.

Como parte da dinâmica da peça, o protagonista Bruno Wan-Dick, também líder da Cia Camarim, apresentou suas aventuras como pescador aos 180 alunos dos dois projetos em sessões que seguiram os protocolos de segurança da Covid-19, como o uso de máscaras e distanciamento social. Após as encenações, o ator que interpreta o Zé Barbado também participou de um bate-papo com as crianças para abordar as temáticas propostas pelo espetáculo infantil.

Aline Bella dos Santos, educadora responsável pela coordenação das atividades pedagógicas do projeto Girassol, analisa que o trabalho da entidade busca o contato com as artes para estimular nos alunos o desejo de expressar e produzir a sua própria cultura. “A criança que é incentivada a sorrir e a desenvolver suas habilidades, tendo seu ritmo e dificuldades respeitados, se torna mais confiante e consciente de sua realidade social”, afirma.

Rosimeire Rodrigues da Cunha, assistente social à frente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do projeto Crescer, também explica que experiências de aprendizado a partir do teatro proporcionam o elemento lúdico à formação das crianças: “A vivência da cultura nos ajuda na responsabilidade de levar conhecimento aos alunos e de também engajá-los a participar de modo mais criativo em seu cotidiano”.

experiências de aprendizado a partir do teatro proporcionam o elemento lúdico à formação das crianças. A vivência da cultura nos ajuda na responsabilidade de levar conhecimento aos alunos e de também engajá-los a participar de modo mais criativo em seu cotidiano

Rosimeire Rodrigues da Cunha, assistente social à frente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do projeto Crescer

Espetáculo infantil “Os causos do Zé Barbado”

As novas contações de estória estão previstas para:

  • Dia 15/02, no projeto Crianças em Ação, do CEAC Núcleo Jd. Ferraz;
  • Dia 17/02, na APAE de Pederneiras.

A peça “Os causos do Zé Barbado” foi adaptada como teatro filmado e também se encontra disponível para acesso gratuito no canal do Youtube da Cia Camarim.

Ficha técnica

Espetáculo: Os causos do Zé Barbado
Tema: Diversidade, preconceito e bullying
Gênero: Lendas e mitos, teatro de bonecos
Conteúdo: Folclore brasileiro
Classificação: Livre
Público-alvo do projeto: crianças de 5 a 12 anos
Texto e direção: Bruno Wan-Dick
Produção: Cia. Camarim
ProAC ICMS
Realização: Governo do Estado de São Paulo
Patrocínio: Coca-Cola FEMSA Brasil

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou desse conteúdo sobre o espetáculo infantil da Cia Camarim? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você deseja ver algum tema por aqui ou conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada na Solutudo, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

5/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui