A Páscoa está chegando e, com ela, as dúvidas sobre a alimentação. Quer manter o equilíbrio e fazer escolhas saudáveis nessa época cheia de tentações e delícias? A nutricionista bauruense Marcela Gonsales afirma que, para isso, a data não deve ser encarada como uma oportunidade para exageros, e nem com preocupação por conta de restrições.

“A exceção não altera o que você faz na maioria dos dias. Criar consciência em relação ao consumo é sempre o mais importante. Lembrar que existe chocolate e sobremesa durante o ano todo e na maioria dos finais de semana. É importante comer se realmente estiver com vontade e experimentar para conhecer o sabor ao invés de devorar tudo pensando ‘vou comer hoje, afinal, amanhã começo a dieta'”, recomenda a especialista.

Nutricionista Marcela Gonsales. Na foto, de jaleco segurando um instrumento. Matéria: Nutricionistas de Bauru dão dicas para manter uma alimentação saudável na Páscoa
Foto: Reprodução/Instagram

Chocolate: a estrela da Páscoa

Quando o assunto é guloseima de Páscoa você já pensa logo em chocolate? Pois ele é mesmo o grande protagonista da época.

Para aproveitar essa delícia, Marcela dá dicas:

  • Para um consumo mais consciente e sem exageros, escolha sempre o chocolate que você gosta mais;
  • Entenda que, quanto mais puro/amargo for o chocolate, menor a concentração de açúcares e maior o teor de antioxidantes;
  • O chocolate que possui mais açúcar e gordura é o ao leite;
  • O chocolate branco não possui antioxidantes porque, em sua composição, não há cacau;
  • Não se engane com as opções diet, pois elas são direcionadas aos paciente diabéticos (que possuem restrições ao consumo de açúcar). Muitas vezes, o açúcar é substituído por gordura, aumentando, assim, o valor calórico;
  • Caso você ganhe ovos/chocolates, evite comprar;
  • Se você não consegue ter equilíbrio com muitos chocolates em casa, escolha comprar produtos menores e abrir quando estiver com mais pessoas. Vale mais compartilhar o que tem e consumir uma pequena porção;
  • Evite comer o chocolate quando sentir fome. Faça sempre uma refeição completa antes e, em seguida, consuma o chocolate para saborear.

Sem exagero

A nutricionista de Bauru Adriana Matinhão ainda alerta que o excesso de chocolate pode causar problemas digestivos como sobrecarga do fígado, enjoo, náuseas e refluxo. A longo prazo, contribui para o aumento do colesterol, triglicérides, gordura no fígado e até diabetes tipo 2.

Além disso, uma grande quantidade de açúcar pode causar a hiperglicemia, um dos fatores de risco da labirintite. Portanto, é preciso ter cuidado e equilíbrio. 

Lembrando que a melhor opção é o chocolate amargo, acima de 60% de cacau, Adriana pontua que, para quem quer consumir o alimento, em geral, a quantidade recomendada depende de como é a alimentação da pessoa. “Mas, ao ingerir de 15 a 30g por dia, é possível matar a vontade sem prejudicar a saúde”, afirma.

Outra dica da especialista é observar na embalagem a lista de ingredientes, já que o ideal é que os primeiros itens escritos sejam massa de cacau e manteiga de cacau, e não açúcar.

Na foto, a nutricionista Adriana Martinhão de jaleco branco e os braços cruzados. Nutricionistas de Bauru dão dicas para manter uma alimentação saudável na Páscoa
Foto: Divulgação

Refeição com peixe

Além do chocolate, outro alimento que faz sucesso na Páscoa é o peixe. “A estrela da vez é o bacalhau, que é pouco calórico e rico em proteína. Para fazê-lo, escolha receitas que utilizem o peixe assado ou grelhado. Fuja das frituras e das preparações que possuem um valor calórico alto, tendo em vista que é acrescentado uma quantidade muito grande de azeite ou creme de leite”, destaca Marcela Gonsales.

Como acompanhamento, a profissional elege os vegetais e legumes como boas alternativas, pois as fibras e as poucas calorias contribuem para uma maior sensação de saciedade. “Você pode incluir tanto na hora de assar ou grelhar o peixe ou em saladas”, explica.

Apesar de muito tradicional, o bacalhau não é o único presente nos almoços de Páscoa. E a boa notícia é que todo tipo de peixe tem benefícios para a saúde! Marcela elenca alguns deles:

  • Rico em ômega 3, que contribui para a prevenção do envelhecimento precoce da pele e aumenta as células de defesa do organismo, fortalecendo o sistema imune;
  • Rico em vitamina C e E, que contêm propriedades anti-inflamatórias por possuírem a capacidade de aumentar a secreção de alguns hormônios que inibem e/ou bloqueiam ações inflamatórias;
  • Os peixes são as melhores fontes de vitamina D na alimentação, especialmente os peixes gordos, pois a vitamina fica armazenada na gordura dos alimentos. Dessa forma, permite o aumento da absorção de cálcio, prevenindo a osteoporose, fortalecendo e diminuindo a perda de ossos e dentes.

A especialista também chama a atenção das gestantes, advertindo que o peixe cru deve ser evitando por causa da possível presença de bactérias e vírus que podem provocar intoxicação alimentar.

Para veganos e vegetarianos

Marcela ainda destaca que, hoje em dia, diversas empresas no ramo do chocolate possuem opções para comprar e para presentear os veganos e vegetarianos. E ainda dá dicas de pratos que podem agradar: quibe de berinjela, moqueca de banana da terra e bacalhoada vegana de palmito. “São receitas incríveis. A família toda vai amar!”, finaliza.

Dicas de receita

A nutricionista Marcela Gonsales ensina uma receita simples e rápida com peixe para preparar não apenas na Páscoa, mas durante o ano todo!

Merluza no forno

Nessa receita, o ingrediente principal é a praticidade.

Ingredientes

  • 1kg de merluza
  • Tomate a gosto
  • Sal, cúrcuma, pimenta-do-reino, pimenta calabresa a gosto
  • Azeite a gosto

Modo de fazer

Coloque a merluza em uma assadeira, tempere com sal, cúrcuma, pimenta-do-reino e pimenta calabresa. Regue com azeite.

Acrescente tomate por cima para dar uma cor, leve ao forno por cerca de 50 minutos a 180 graus e pronto!

LEIA TAMBÉM


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Bauru? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Gostou das dicas das nutricionistas para a Páscoa? Então deixe seu comentário no campo abaixo!

E se você conhece alguma história de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui