Vamos conhecer quatro fatos que envolvem animais em Lins e que entrarão para história, seja por ser inusitado, curioso ou gracioso.

Abril é o Mês da Prevenção Contra a Crueldade com Animais. A ação chamada como Abril Laranja tem como objetivo a conscientização quanto ao crime de mal tratos a animais domésticos, sendo este um crime previsto na Lei Federal nº 9605/58.

Celebramos relembrando alguns fatos marcantes do passado e do tempo presente. Vamos fazer esta viagem?

Os bois soltos na cidade que assustaram todo mundo

Em 4 de janeiro de 1968, o “Jornal A Gazeta de Lins” publicava este fato, e que tão bem narrado como está, prefiro transcrever o que se pode achar no recorte abaixo:

Recorte do Jornal A Gazeta de Lins em 4 de Janeiro de 1968

“Anteontem, o centro da cidade foi palco de outro espetáculo inusitado e alarmante. Animais assustados e enfurecidos duma boiada que estourou, invadiram o centro de nossa urbe e proporcionaram um “corre-corre” e “salve-se quem puder” mesclado de humor e pavor.

Um dos bois, amedrontador, sem dúvida, fez todo mundo correr para se esconder na avenida 21 de abril, “limpando” a famosa esquina do pecado dos seus habituais frequentadores.

Investindo contra o portal do salão principal do arranha-céu da Caixa Econômica Federal, reduziu-o a cacos e penetrou no recinto, fazendo com que os que ali tinham se refugiado, corressem para o “buraco” do elevador ou para a escada semiacabada. Só com a chegada dos boiadeiros, que improvisaram um “rodeio” por ali, com suas laçadas, é que o furioso “Ferdinando” foi levado embora.”

Já pensou se isso acontecesse hoje? Como você reagiria?

Comer gaviões como se fossem frangos?

Esta história encontramos no Livro “Lins e os pioneiros” do escritor Altamiro Ghersel Ribeiro. Na página 70, temos o seguinte relato:

“Um senhor de nossa terra, de origem portuguesa, não conhecendo os gaviões chamados “carapinhé”, do tipo dos caracarás, começou a caçá-los para completar sua alimentação. Como ele os chamava de “galinholas”, ficaram logo conhecidos como “as galinholas do Lopes”, pois este era o seu sobrenome.”

Também conhecido como Gavião Carrapateiro e a fotografia ajuda a entender o porquê. Foto: Flávio Cruvinel Brandão Via Flickr

Seria esta uma dieta saborosa? Esta espécie de aves tem uma alimentação que, certamente, desencorajará você a vê-los como alimento.

Os leões que fugiram do circo

Recorte do jornal A Gazeta de Lins em 5 de Outubro de 1967.

Em 1967, o Circo Panamericano estreava seus espetáculos na cidade. Próximo onde hoje temos o Terminal Rodoviário, a população era convidada para prestigiar os dez palhaços, 25 artistas internacionais e os animais adestrados.

Durante uma apresentação, os risos e entusiasmos são modificados por tensão e pavor. Três leões aproveitaram a brecha de uma jaula e fugiram.  Gritos e correria. Cada um se escondia como podia, outros corriam pelas cidades e ainda nas casas de desconhecidos vizinhos.

Escrevemos uma matéria contando este fato todinho e você pode acessar clicando no link abaixo:

Os 4 leões que deram o que falar em Lins

O Gambá Chico que é uma doçura

Foto: Arquivo pessoal

A história do resgate do Chico, o gambazinho sobrevivente emocionou todo nosso estado. Estas páginas ainda estão sendo escritas por uma voluntária da cidade. Todos os dias a luta continua para que o Chico continue se desenvolvendo forte e saudável. Conheça a história do Chico, o gambazinho mais charmoso de Lins.

Chico, o gambá de um resgate emocionante em Lins

Abril Laranja

Foto: Freepik

Este é um importante período de reflexão e conscientização sobre os direitos dos animais e nosso compromisso no cuidado para com eles. Para saber um pouco mais, CLIQUE AQUI.

No aplicativo da Solutudo temos em Lins o “MUNDO PET” e você encontra muitas informações e histórias importantes relacionadas a este fascinante universo animal. É só baixar o app CLICANDO AQUI. Após instalado, escolha a cidade Lins e localize MUNDO PET EM LINS.


Temos contado várias histórias interessantes de moradores da nossa cidade. Que tal você ler também:

O casal de Lins que teve a vida transformada após adotar duas vira-latas

Não vá dormir sem conhecer estas 5 curiosidades sobre Lins

A cachorra que busca pão sozinha todos os dias em uma padaria de Lins

Se encante com 5 curiosidades históricas de Lins que talvez você não conheça


Que tal ficar por dentro das boas notícias de Lins? Eventos, empregos e histórias incríveis são postadas todos os dias.

Site de conteúdos de Lins
Instagram
Facebook

E se você conhece alguma história de Lins e acredita ser bacana que as outras pessoas também conheçam,

conte pra gente:

Whatsapp

Email: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui