Iniciativa tem ajudado cinco famílias a produzirem e venderem hortaliças orgânicas. É um sucesso na cidade!

A primeira semente não se planta na terra

Da direita, Joelita, Nilton, José Ricardo e Valdecir, o “Lê”

Um projeto tem feito a diferença na vida de famílias na cidade de Lins, a partir da produção de alimentos. É o Geração de Renda – Horta da Cidade Unidade II.

Esta é uma semente do coração administrativo entre Sabesp e Prefeitura com o apoio da UNILINS. A ideia central é dar condições para que famílias extraiam da terra sua fonte de renda.

Fomos recebidos pela sra. Joelita, voluntária de projetos comunitários na cidade, e o sr. Valdecir, funcionário da SABESP. Ambos trabalham diretamente no desenvolvimento do projeto. Também estavam os senhores José Ricardo e Nilton, trabalhadores da horta.

Apresentado o desejo das instituições quanto a intenção de desenvolvimento, eles pesquisaram na comunidade para ter o entendimento de quais famílias poderiam participar do projeto. Diversas reuniões públicas ajudaram na definição de cinco famílias, são as que possuíam alguma experiência no cultivo de hortaliças e algumas outras condições.

Mãos à obra

O espaço que recebe o projeto é cedido pela SABESP. Foi em meio aos campos brutos que Valdecir iniciou as primeiras movimentações de terra. Ali, onde predominava terra dura e vegetação nativa, recebe o cuidado das ferramentas e o toque zeloso dele e das cinco famílias que fazem parte da realização.

A capacitação

Embora as famílias já possuam certa experiência de cultivo, eles recebem treinamentos técnicos ofertados pela UNILINS. Apesar de ser chamado Unidade II, por já existir uma realização similar no bairro Santa Maria, o local conta com uma série de ineditismo. Os desafios são diversos e estão presentes em todos os processos, inclusive no entendimento do correto escoamento dos produtos.

O dia em que todos sorriram e choraram de alegria

Como um filho nascendo, parecia ser o dia em que todos começaram a receber os primeiros compradores dos produtos. O primeiro dia de venda aconteceu em 16 de fevereiro. Como tudo ainda caminha com características de aprendizado, logo tudo foi vendido. Nasceu uma outra oportunidade: a de organizar o plantio e escoamento dos produtos de modo que as vendas não sofram interrupção. E a oportunidade não foi perdida. A área foi ampliada e a soma se aproxima de 2.000².

E eles têm corações de ouro

Se por um lado recebem a oportunidade de produzirem, oferecem gratuitamente os produtos à algumas famílias. Em cada 15 dias, cinco famílias da cidade são escolhidas para receberem um kit gratuito dos produtos.

Ainda sonham com o tempo em que a produção seja o suficiente para poderem ofertarem em abundância para alguma entidade carente da cidade.

O que os produtores falam…

E aqui justifico o título desta matéria. Senhor Nilton foi questionado sobre o que o projeto representa para ele. De repente, o viril produtor embargou a voz e seus olhos lacrimejarem. Ele não conseguiu dizer palavras, sem som e sem fala, fez compreender o que o projeto passou a significar para ele e para as demais famílias.

Estava lá também o sr. José Ricardo, não tinha palavras para expressar o tamanho da importância de tudo ali. Sua roupa marcada pela terra mostrava o quanto entregou seu coração ao projeto e toda dedicação a este propósito mútuo.

Tudo orgânico

Há muito amor envolvido em tudo que se vê por ali. Neste rico projeto, tem de tudo um pouco, porém nada de defensivos ou agrotóxicos. Tudo é com cuidado, sem o uso de químicos. Tudo vem da própria natureza. A água é de fonte perfurada, especialmente para o projeto. Não há um recipiente sequer escondendo qualquer dose de veneno. É daquele alimento que pode comer sem pensar duas vezes. Os produtos são variados e próprios do que espera de uma horta bem variada.

Uma ideia que é sucesso

A gente vê no comércio a palavra “combo” em abundância. São vantagens de comprar diversos produtos que se combinam entre si. Esta estratégia foi aplicada pelo grupo e tem sido sucesso absoluto. Cinco produtos compõem um kit: você escolhe qual deles será e pode repetir o elemento. O preço é convidativo.

Delivery de verduras, por que não?

E é assim que se conseguiu ampliar ainda mais o volume de venda. Os pedidos podem ser feitos pelo telefone 14 99603 1259 e você receberá tudo em sua casa. Há uma pequena taxa de entrega, semelhante à de um profissional de Mototáxi.

Ainda é possível ligar antes para saber quais os produtos disponíveis, pelo telefone 14 99709 4079. Mas a necessidade é momentânea, pois trabalha muito para ter de tudo em todos os momentos.

Como chegar lá?

A estrutura está instalada em área rural e de fácil acesso. Sabe onde fica a Comunidade Santa Rita de Cássia no jardim Bandeirantes? O acesso ao lado leva para Estação de Tratamento da Sabesp que permite que a sua chegada seja tranquila até a horta, em um curto trajeto de 500 metros em estrada de terra com boa qualidade. O mapa abaixo deixa o entendimento mais fácil, veja:

Ainda assim, o link te ajuda a chegar sem erros.

Acessar Local da horta

Que estas cinco famílias se multipliquem e que possamos dentro de pouco tempo vê-los testemunhando realizações ainda maiores.

Ainda há uma reportagem que a NOVATV fez com alguns dos trabalhadores e que você pode assistir clicando aqui.

E você pode ir apenas para conhecer e mostrar à sua família como funciona o processo de produção de hortifrutis.


Assim, encerramos mais esta matéria contando algumas curiosidades sobre a cidade. Já temos uma série delas por aqui e apresentamos abaixo algumas, caso ainda não tenha visto.

5 incríveis curiosidades sobre Lins que talvez você não conheça

O pontilhão que não existe e ainda assim é o mais famoso de Lins

As 13 perguntas sobre Lins que mais fazem no Google

Estúpido Cupido: a novela que tem tudo a ver com Lins em 10 curiosidades que talvez você não sabia

Você sabe onde era o primeiro cemitério em Lins? Surpreenda-se!


E aí? qual delas você conhecia? Diga nos comentários.


Que tal ficar por dentro das boas notícias de Lins? Eventos, empregos e histórias incríveis são postadas todos os dias.

Site de conteúdos de Lins
Instagram
Facebook

E se você conhece alguma história de Lins e acredita ser bacana que as outras pessoas também conheçam, conte pra gente:

Whatsapp

Email: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui