Reunimos sete fotografias antigas de Lins que alguns dos nossos antepassados vivenciaram o momento e que, certamente, adorariam mostrar para você pessoalmente com expressões como “eu passava por ali todos os dias” ou “foi ali que comprei aquela vitrola que temos na decoração”. E por que não “foi ali que conheci sua bisavó”?

Fotos Históricas – um legado

Como é imensurável o prazer de um casal mostrar as fotos do seu casamento para os filhos. Os sorrisos dos pequenos ao verem como eram seus pais quando criança e as gargalhadas que se pode dar por conta de trajes, poses e lugares um tanto diferente dos que são vistos hoje.

A sensação surpreendente é aumentada quando se chega na terceira geração. Os registros são pretos e brancos, os papéis corroídos e desbotados e aquele cheirinho próprio de fotografia antiga provocam um sentimento único e nostálgico.

E se a mente fizer viver este tempo?

Experimente imaginar ter seus bisavôs ao seu lado agora, percebendo-os contar os detalhes somente eles viram. A viagem começa agora, a quase 100 anos quando todos os bisavôs ainda eram vivos. Era assim que eles viam a cidade:

Teatro Cinema Lins, o “point” da cidade

Este registro foi feito em 1940. O Cine ficava na Rua 7 de Setembro. Muito dos nossos bisavôs tiveram seus primeiros encontros ali. Era um “point máximo” da cidade.

Arquivo do Museu Histórico de Lins

Colégio Salesiano, onde eles estudavam

Hoje, temos ali um imenso prédio moderno. Mas olha como sempre foi grandiosa as estruturas. Esta foto foi tirada estando o fotógrafo na praça Dom Bosco em 1940.

Arquivo do Museu Histórico de Lins

Rua 7 de Setembro, onde eles passeavam e compravam

Não sabemos exatamente o ano deste registro, mas imagino que nossos antepassados passavam por ali, alguns carregando o guarda-chuvas e ainda os que só queriam ver o movimento da cidade. Qual seria a loja em que seus bisavôs mais gostavam de comprar? Muitos destes prédios ainda existem e possuem marcas dos antigos ocupantes. As sombras dos postes de iluminação mostram que a foto foi feita durante uma tarde ensolarada nesta Lins tão famosa pelo calor intenso.

Arquivo do Museu Histórico de Lins

Rua Olavo Bilac, onde assistiam os desfiles cívicos

Alguns quarteirões acima, aconteciam os desfiles cívicos na ainda chamada “Albuquerque Lins” e isso explica a razão de muitas fotos antigas ter o “A.” antes de Lins. Como que estando em frente ao atual Shopping Popular de Lins, o fotógrafo não imagina que a cena que ele via seria apreciada como tesouro no futuro.

Arquivo do Museu Histórico de Lins

Rua Osvaldo Cruz, onde os amigos se reuniam

Viva os pipoqueiros! A profissão centenária está presente em Lins desde sempre. Não é tão difícil fazer em casa, mas já notou que a deles sempre é mais gostosa?

Arquivo do Museu Histórico de Lins

Rua Osvaldo Cruz, onde tem a praça que muitas famílias se iniciaram

Conseguiu perceber que o fotógrafo está na Praça Cel. Piza? Que quarteirão significativo. A praça já arborizada abrigava o coreto. Diz-se que os pretendentes o rodeavam, e como que em um gracioso ritual verificavam a aceitação de uma pretendente. Teria começado ali a sua família? Quase que no centro desta fotografia as duas esquinas que abrigavam duas agências bancárias.

Arquivo do Museu Histórico de Lins

Da região do bairro Junqueira, admito-te Lins!

Quem nunca ouviu os antigos dizerem lembrar de lugares urbanizados e que antes era tudo café ou gado? Quantos deles passavam por este trecho, futuro bairro Junqueira, e apreciaram bem ao centro desta vista a formação da Rua Campos Sales.

– Como nossa Lins cresce depressa, poderia ter sido dito por muitos deles neste tempo de expansão contínua e acelerada.

Arquivo do Museu Histórico de Lins

Fechando o álbum, por enquanto…

Agora que o álbum pode ser fechado, experimente pensar sobre quais esforços estamos fazendo para que as futuras gerações tenham os registros do nosso tempo atual. Imprima e guarde com carinho e os bisnetos que virão se sentiram muito satisfeitos.

Todas as fotos apresentadas foram encontradas no Museu Histórico de Lins que além destas tem dezenas de outras, e ainda centenas de objetos antigos e curiosos e a história do município em detalhes.
R. Dr. Aureliano Resende de Andrade, 100 – Vila Guararapes – ao lado do C.S.U.
Aberto de terça a domingo das 9h as 17h (Sábado e domingos fecha no horário de almoço)
Telefone: 14 3529-2302


Temos contado várias histórias interessantes de moradores da nossa cidade. Que tal você ler também:

A Rotunda de Lins: o majestoso e adormecido gigante do Brasil

O pontilhão que não existe e ainda assim é o mais famoso de Lins

5 incríveis curiosidades sobre Lins que talvez você não conheça

Não vá dormir sem conhecer estas 5 curiosidades sobre Lins

Se encante com 5 curiosidades históricas de Lins que talvez você não conheça

Você sabe onde era o primeiro cemitério em Lins? Surpreenda-se!

As 13 perguntas sobre Lins que mais fazem no Google

Que tal ficar por dentro das boas notícias de Lins? Eventos, empregos e histórias incríveis são postadas todos os dias.

Site de conteúdos de Lins
Instagram
Facebook

E se você conhece alguma história de Lins e acredita ser bacana que as outras pessoas também conheçam,

conte pra gente:

WhatsApp

E-mail: [email protected]

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui