Contar histórias não é um trabalho fácil! E mais difícil ainda é contar histórias que emocionam aqueles que a ouvem! É nesse cenário que a Cia Atos e Cenas de Teatro vem produzindo peças com alegria e amor para os cidadãos lençoenses! Vem conhecer! 🎭💜

O criador da Cia

De volta ao túnel do tempo, a ideia da companhia de teatro nasceu de Nilceu Bernardo, diretor do grupo que, ao assistir a peça “Morte e Vida Severina” no antigo UBG, ficou emocionado com a apresentação, nascendo o desejo de fazer algo que produzisse nas pessoas as mesmas emoções e sentimentos que ele também teve.

Muito jovem, não sabia por onde começar e foi nesse momento que passou a ler todos os livros de teatro que encontrava na Biblioteca Municipal de Lençóis Paulista e ainda não tendo saciado a sede por aprender do assunto, partiu para as bibliotecas das cidades da região!

Atos & Cenas

Foi nesse momento que decidiu se juntar com amigos e formar um grupo, realizando ensaios nas próprias casas dos integrantes e na Concha Acústica, até terem a oportunidade de migrarem para a Casa da Cultura, que hoje se encontra o museu municipal Orígenes Lessa.

 “O grupo surgiu com essa ideia: de fazer teatro e preparar pessoas. Até que em 1992 foi apresentada a primeira peça e nós enchemos o UTC, o clube mais chique da época e a partir disso nós não paramos mais.”

Desenvolvimento

Nilceu conta que uma das características principais do grupo é o seu processo de pesquisa que além de ser muito ampla é intensamente explorada pelos integrantes do grupo. Ao longo desses 32 anos, realizaram leituras de grandes obras literárias e referências com o objetivo de produzir peças para a população.

“A nossa biblioteca do Atos e Cenas é resultado dessa busca de querer ler, conhecer e usar todo suporte de informação da época que eram jornais, livros e folhetins para atuar em uma janela em lençóis que não tinha nenhum grupo atuante.”

Palco de muitos artistas

Entre dezenas de pessoas que passaram pelo Atos e Cenas, Nilceu relatou que todas elas contribuíram com o que o grupo é hoje, construíram suas vidas, assim como construíram a história da companhia e dentre tantos espetáculos eles não só emocionaram Lençóis, como também apresentaram suas peças para o Brasil inteiro!

“Muitas pessoas passaram pela companhia e que descobriram coisas em suas vidas, que se realizaram, eu acho que o teatro é esse despertar, você buscar aquilo que você acredita!”

Reconhecimento

A companhia já participou de dezenas de competições, conquistando prêmios e sendo reconhecida por todo o seu excelente trabalho, recebendo inúmeros elogios em sua trajetória.

“A companhia é estimuladora para que a gente tenha o teatro hoje na cidade, para que a  gente tenha espaço, curso, projetos e a sociedade saiba o que é teatro!”

Espalhando cultura e arte na cidade

Segundo Nilceu, em 2003 até 2015, por meio do trabalho do Atos e Cenas, em todas as escolas da cidade foram realizadas peças de teatro por ano, assim durante esse período todas as crianças puderam conhecer e se divertir com as produções.

E um dos grandes passos que o Atos e Cenas realizou foi a conquista de seu próprio espaço depois de anos na Casa da Cultura. Por ser um grupo totalmente independente, buscam seus objetivos por si próprios e encantam a população lençoense!

“O teatro é o meio que eu consegui encontrar para chegar até as pessoas e se desenvolver e foi através do Atos e Cenas que eu consegui trabalhar na prefeitura como professor e em associações de toda a região, consegui muitas coisas e amigos”


Leia também:


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! Se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui