O lençoense Nilceu Bernardo é um grande nome da cultura e arte de Lençóis Paulista. Colecionando histórias e experiências profissionais, o artista fala um pouquinho sobre sua trajetória até os dias de hoje. 🎭🤗

Paixão desde criança

O interesse em arte veio da infância! Isso porquê, quando tinha 12 anos, Nilceu foi assistir uma apresentação do Grupo Usina Barra Grande (UBG), a famosa peça Morte e Vida Severina. Encantado com o espetáculo, decidiu naquele momento se tornar um artista, mas havia algumas dúvidas sobre o cenário artístico em Lençóis.

“…E aí eu comecei a procurar e ficar muito atenta, perguntar para as pessoas… E realmente não tinha um grupo de teatro na cidade.”

Primeiros estudos

Disposto e empolgado a desenvolver sua arte em Lençóis, Nilceu passou a ler vários livros, revistas e jornais sobre teatro. Passava horas na biblioteca para absorver todas as informações.

“Peguei a sessão de teatro e comecei a ler do primeiro ao último livro. Tudo que era relacionado eu comecei a ler. ”

No Espaço Atos & Cenas. Dirigindo a peça A Princesa Perna Fina.

Atos & Cenas

Em 1988 foi para Bauru fazer um curso teatral, e já estava planejando então, montar um grupo de teatro na sua cidade natal. Mesmo com pouca experiência, deu o primeiro passa para sua Companhia.

“E assim que começou a Cia Teatral Atos & Cenas.”

Após a abertura de sua Cia Teatral, Nilceu reuniu vários amigos e conhecidos atores para participarem. Enquanto isso, em Bauru, conheceu o Professor Jurandir Pereira Jr, que o preparou para fazer testes na escola. E, após um colega diretor sair do grupo, Nilceu passou a, também, dirigir peças teatrais.

“… Desenhar figurino, desenhar cenário, comecei a dar aulas…”

No Espaço Atos & Cenas, dirigindo o projeto: Porque Ler os Escritos e Escritores Lençoenses.

Peças de sucesso

Sendo também monitor de teatro devido um concurso que prestou em 1991, Nilceu mergulhou de vez na vida artística e passou a dirigir e fazer parte de grandes peças teatrais dignas de premiações e apresentações em importantes eventos.

Dois exemplos de peças memoráveis de sucesso são a peça Máscaras e a peça Doroteia.

Em 2003, a Cia decidiu fazer teatro infantil também, com diversos temas e interpretações voltadas para as crianças. Uma grande peça de destaque desse estilo é a peça Quero a Lua.

Espaço e reconhecimento

Hoje em dia, Nilceu reconhece todo o crescimento de sua carreira e da Cia Teatral Atos & Cenas 🎭, que conta atualmente com espaço especial para ensaios, biblioteca, acervo de figurinos e cenários e até um palco; Além de se apresentarem em vários eventos lençoenses, da região e em todo o Brasil.

“Hoje fizemos muitas campanhas, espetáculos para empresas, teatro adulto e infantil…”

Com muito orgulho e admiração, Nilceu Bernardo se consagra como uma inspiração na área artística em Lençóis Paulista, deixando moradores, admiradores e participantes da companhia orgulhosos de sua história.

Frente da Cia Teatral Atos & Cenas. Av. 9 de Julho, 1375 – Lençóis Paulista/SP

Fotos: Nilceu Bernardo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui