Lençóis possui um dos mais férteis solos da região e isso é historicamente comprovado. Dos mais diversos tipos de plantios, a nossa cidade recebeu com suas boas terras que se destacaram e se tornaram razões de viver de muitos lençoenses.

Como é chamado por muitos moradores, o abençoado solo é amigável e aceita diversas sementes e produções e muitas destas alcançaram o país e o mundo.

Café

O plantio que mais se fez presente na história da Cidade do Livro iniciou com os pioneiros. Famílias inteiras deixavam suas vidas em outros países para tentar um recomeço em um novo mundo. E isso vem desde a colonização dos Estados Unidos até a colonização do interior do nosso país.

Com a promessa de uma vida melhor, centenas de colonos assentaram e fizeram seus lares nas terras da antiga Villa dos Lençóes e logo de início partiram para suas carreiras na agricultura.

Já outras vinham de seus países e encontravam no porto as oportunidades. Como a família Contente que trabalhou arduamente na construção de estradas até chegarem a Lençóis e iniciarem seus cultivos de Café na década de 1940. Hoje, o café Lençoense é exportado para todo o país.

Maria Alonso e Joaquim Maria / Reprodução – Grandes Famílias de Lençóis Paulista e Macatuba

Cana

Outro ramo que se destacou absurdamente foi o de cana-de-açúcar. O plantio foi tão intenso nas terras do município que transformaram boa parte da vegetação e, até mesmo, geologia local.

O ramo era tão lucrativo que gerou outro, o de Cachaça. O que injetou grande quantidade de investimentos e giros de caixas nos engenhos de cana-de-açúcar que cercavam a cidade. Engenhos responsáveis por cachaças icônicas e premiadas como a do São Luiz e outras que ajudaram em marcos da história, como as que foram enviadas para soldados na Segunda Guerra Mundial.

Logo, Lençóis Paulista se tornou a Princesinha dos Canaviais, título adquirido devido as suas extensas plantações que se encontravam por toda parte.

Cachaça São Luiz - Aprecie o que é único
Cachaça São Luiz – Foto: Divulgação / Reprodução.

Uvas

Não podemos deixar de relembrar que Lençóis, além de terra da boa cachaça, também é terra dos bons vinhos!

O solo é propício para o plantio da fruta e que logo se tornou um negócio interessante e sustentável. Atualmente, possui uma vinícola em atividade com vinhos de excelente qualidade e com grande fama, a Vinícola Casagrande.

A Vinícola – Vinícola Casagrande
Vinhos Casagrande Foto: Divulgação / Reprodução.

Eucalipto

E não poderíamos deixar de falar da árvore que hoje se tornou um dos símbolos lençoenses, mesmo que não seja o oficial. Graças as terras da Princesa dos Canaviais o eucalipto se desenvolve com qualidade. E ainda é utilizado como matéria prima para as maiores indústrias locais.

Sendo algumas delas de alcance e visibilidade globais, como a Multinacional Bracell que decidiu usar de nossa cidade como sua base e sede no estado de São Paulo.

Lençóis Paulista é mundialmente conhecida, seja por funcionários destas empresas que trabalham fora do nosso país ou pelos nossos produtos e matérias primas que nascem aqui. Que sejamos sempre reconhecidos pelas nossas terras abençoadas!

Viveiro da Bracell bate recorde e atinge aproveitamento de 79% na produção  de mudas de eucalipto - ATCOM
Viveiro de mudas de Eucalipto na Bracell – Foto: Acervo Bracell via Atcom – Comunicação Corporativa – Divulgação – Reprodução.

Qual outro plantio você já viu em Lençóis? Deixe nos comentários!


E você quer ficar por dentro de todas as boas notícias de Lençóis? É só acessar o link aqui para participar do nosso grupo exclusivo de reportagens!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ali embaixo, isso nos incentiva demais!

E se você conhece alguma história que merece ser contada aqui na Solutudo envie para [email protected]!

Ou

Fale com o autor!


Fique por dentro dos detalhes de Lençóis seguindo
as nossas redes sociais:

Clique aqui e siga o Instagram / Clique aqui e curta nosso Facebook!

#solutudodebom!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui