O nome que nossa cidade recebeu gera discussões até hoje. Não devido a nomenclatura em si, mas, sim, por sua origem conturbada. Fontes alertam para três possíveis origens do nome, que em outro momento escrevia-se “Lençóes”.

Capim Favorito

A primeira se concentra na possível origem ser causada devido ao Capim Favorito, uma planta que no século XIX tomava conta de todos os territórios mais “baixos” da cidade, próximos aos rios e no fundo dos grandes vales que aqui existem.

Terra da Guabiroba

Outras fontes alegam que os exploradores que descobriram o território da cidade logo se encantaram pela quantia exorbitante de Gabirobas que existiam aqui. Também conhecida como guabirola, araçá-congonha, a fruta da árvore Campomanesia Xanthocarpa cobria largas áreas campestres, o que para os colonos era como um colossal “Lençol”.

O rio dos Lençóes

A origem que mais creditam como verdadeira é a que seria fruto dos viajantes que seguiam a descida do Rio Tietê, que quando entravam no Rio Lençóis logo percebiam que a sua desembocadura gerava uma espessa espuma e que suas ondas refletidas ao sol pareciam pequenos lençóis postos sobre as águas.

Foto: Divulgação

Era comum dizerem em suas embarcações “Chegamos ao rio dos Lençóes”. Naquela época, o rio era conhecido como Ribeirão Lençóes, com esta grafia ainda mais primitiva, como é citada em diversos documentos históricos de títulos de propriedade.

Apesar da conflitante origem, a Cidade do Livro possui o complemento Paulista com uma correção para a grafia atual de seu primeiro nome, e bem sabemos que este não foi o único nome dela. Em outros momentos, o nome da cidade banhada pelo Ribeirão, foi transformada, mas isso é história para outro dia…

Foto: Divulgação/PMLP

Leia também: Muito além de Cidade do Livro: Conheça os curiosos apelidos de Lençóis Paulista!

Leia também: Quem nasce em Lençóis Paulista é o que? Descubra a verdade!


E você quer ficar por dentro de todas as boas notícias de Lençóis? É só acessar o link aqui para participar do nosso grupo exclusivo de reportagens!


E você sabia desta curiosidade?

Conte para a gente nos comentários!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ali embaixo, isso nos incentiva demais!

E se você conhece alguma história que merece ser contada aqui na Solutudo envie para sugestã[email protected]!

Ou

Fale com o autor!


Fique por dentro dos detalhes de Lençóis seguindo
as nossas redes sociais:

Clique aqui e siga o Instagram / Clique aqui e curta nosso Facebook!

#solutudodebom!

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui