Apesar da idade, o senhor Joaquim dispensa formalidades e prefere ser reconhecido apenas como Quim. E o lanche você já conhece, não é mesmo? Mas a figura que há mais de 20 anos permanece atrás da chapa, você sabe a história?

Esta não é uma trajetória simples de um empreendedor de sucesso. É a história de como um sonho e muito trabalho mudam a vida de alguém para sempre.

“Se eu não fizer bem feito, não adianta de nada. Em tudo que formos fazer tem que ser bem feito“, fala Quim.

Quim Lanches durante visita da equipe do programa Solutudo na TV, da Band. – Foto: Gabriel Thiago para a Solutudo.

Origem

62 anos, na cidade de Santa Fé, no interior do Paraná, nascia Joaquim Bento, o Quim. Viveu ali até sua adolescência, no sítio dos pais até sair de casa para estudar e no fim retornar já um jovem-adulto. Quando retornou a sua rotina no sítio percebeu que a ruralidade não lhe cabia mais. Decidiu seguir os passos de seus parentes e escolheu São Manuel como seu destino.

Mudança de Planos

Quim chegou a São Manuel com um único objetivo: estudar Engenharia Agrícola. Porém, a vida tem de suas surpresas e logo os planos se transformaram. Ainda jovem, Joaquim de 17 anos acabou se estabelecendo aqui, na Cidade do Livro.

Quim Lanches durante visita da equipe do programa Solutudo na TV, da Band. – Foto: Gabriel Thiago para a Solutudo.

Plantou raízes

Em Lençóis, ele fez sua vida. Quim tinha parentes na cidade e não dependeu deles, decidiu trabalhar duro por conta própria e fazer valer sua luta. Durante anos, trabalhou no comércio local até partir de cabeça para a indústria, setor que se manteve durante décadas. E foi em Lençóis que conheceu sua esposa, Edineia Aparecida do Prado Bento, de onde vieram também seus três filhos.

“Só quando eu aposentar eu vou parar, mas ainda estou pensando nisso”, revela o empreendedor.

Trabalho Duro

Quim sempre trabalhou pesado. Em certo momento, chegou a ter três empregos para manter as despesas do mês e cuidar de sua família. De madrugada trabalhava em uma usina da região até o amanhecer. Logo cedo, partia para os trabalhos de servente de pedreiro até o horário do almoço, depois descansava até as 18 horas e ia trabalhar em uma lanchonete até próximo da meia-noite, quando já seguiria para a usina novamente.

O ciclo se repetia todos os dias, até que aconteceu o inesperado: um corte de funcionários na usina e Quim se viu sem emprego.

“Eu tinha o conhecimento, mas não tinha o diploma. Quem não tem estudos, não tem nada”, comenta Quim.

Um novo sonho

Joaquim estava com seus 38 anos e se encontrava sem emprego fixo. Com sua experiência com a lanchonete que trabalhava e sua fé, partiu para um novo sonho: vender seus próprios lanches.

Com o pouco dinheiro que possuía, comprou uma caixa, 12 hambúrgueres, dez salsichas e alguns pães e foi para um lugar que saberia que estaria movimentado: a Concha Acústica.

“Graças a Deus sou feliz. Quando Deus dá a oportunidade e a gente aproveita é algo bonito. É gostoso trabalhar, quando sentimos que compensa“, opina.

Quim Lanches durante visita da equipe do programa Solutudo na TV, da Band. – Foto: Gabriel Thiago para a Solutudo.

De geração em geração

Assim, há 22 anos, Quim iniciou seus trabalhos. As vendas foram fluindo e com o tempo comprou seu trailer e nunca mais parou. E gerações cresceram provando as delícias da barraca, passando de pais para filhos.

A história e sabor de seus lanches são tão icônicos que pessoas de toda cidade já comeram o lanche do Quim. Ou deveríamos dizer de toda região? Afinal, muitos dos lençoenses que comeram, ainda jovens, o X-Bacon da barraquinha se mudaram para cidades vizinhas e relembram com muito carinho o dito melhor lanche da cidade.

“O que acontece aqui é que as crianças já vieram no Quim com os pais desde muito pequenos e depois que crescem continuam vindo e acabam trazendo seus próprios filhos. O legado do lanche vai crescendo”, avalia a cliente Selma.

Quim Lanches durante visita da equipe do programa Solutudo na TV, da Band. – Foto: Gabriel Thiago para a Solutudo.

O segredo do sabor

Quando questionado o motivo de seus lanches serem tão bons e quem o ensinou as receitas, Quim responde: Deus.

“Foi Deus e minha vontade de fazer bem feito. Foi por querer muito. Eu tinha vontade e persisti“, finaliza Quim.

“Tinha que ser Deus ensinando, ‘tá bão’ demais, este lanche está divino!”, comentou Rafael Régis Somera, apresentador da Solutudo na TV, ao provar o sanduíche.

Quim e o apresentador Rafael Régis Somera durante visita da equipe do programa Solutudo na TV, da Band. – Foto: Gabriel Thiago para a Solutudo.

Aproveitar enquanto é tempo

Quim deixa o alerta: “Tem que aproveitar porque ‘tá’ acabando!”

O motivo do aviso alarmante? Em dois anos, Quim se aposentará oficialmente ou pelo menos planeja. Mas quando questionado o coração do lancheiro balança e responde:

“Vou descansar um pouco e pensar o que vou fazer. Se encerro o trabalho de vez ou se diminuo a quantidade. Talvez, eu continue”, respondeu Quim, pensativo.

Quim Lanches durante visita da equipe do programa Solutudo na TV, da Band. – Foto: Gabriel Thiago para a Solutudo.

Clientes Fiéis

Mas uma coisa é certa, o legado prevalecerá. Centenas de clientes fiéis compram semanalmente os sanduíches do lancheiro e muitos fizeram questão de nos contar um pouco de sua conexão com o Quim.

“O lanche do Quim é maravilhoso, já compro há dez anos ou mais com ele. Provei uma vez e nunca mais parei. Ele é sensacional! ”, comenta o cliente Ivanildo, enquanto aguardava seu lanche ficar pronto.

A grande maioria permanece comprando como clientes fiéis até hoje, mais de uma década desde o primeiro pedido.

“O lanche é muito bom, já devem ter quase dez anos que compro aqui”, disse o cliente Luiz Carlos enquanto aguardava seu lanche.

“Amo os lanches do Quim, já faz muitos anos que compro aqui. Principalmente, o de bacon”, fala a cliente Maria José de Moraes contente em ver o colega sendo entrevistado.

Quim Lanches durante visita da equipe do programa Solutudo na TV, da Band. – Foto: Gabriel Thiago para a Solutudo.

Cativante

Por fim, só temos a agradecer o Quim por ser esta pessoa iluminada e cativante que encheu o coração e o paladar de cada cliente que ali passou.

E mesmo que sua aposentadoria chegue em breve, que consigamos o quanto antes aproveitar seus sabores e companhia no icônico “carrinho de lanches” em frente a Matriz, onde você pode encontrá-lo todas as noites!

Uma homenagem da Solutudo para as pessoas que enchem Lençóis Paulista de detalhes encantadores, como os saborosos e inesquecíveis lanches do Quim.

Quim e o apresentador Rafael Régis Somera durante visita da equipe do programa Solutudo na TV, da Band. – Foto: Gabriel Thiago para a Solutudo.

E você quer ficar por dentro de todas as boas notícias de Lençóis? É só acessar o link aqui para participar do nosso grupo exclusivo de reportagens!


Qual seu lanche do Quim favorito?

Nos conte nos comentários!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ali embaixo, isso nos incentiva demais!

E se você conhece alguma história que merece ser contada aqui na Solutudo envie para sugestã[email protected]!

Ou

Fale com o autor!


Fique por dentro dos detalhes de Lençóis seguindo
as nossas redes sociais:

Clique aqui e siga o Instagram / Clique aqui e curta nosso Facebook!

#solutudodebom!

5/5 - (9 votes)

5 COMENTÁRIOS

  1. Me emocionei ao ler. Parabéns pela matéria. Conheço ele desde quando eu era criança, ele me dava bacon enquanto preparava o lanche. Não vou lá desde que meu pai faleceu, pretendo comer o lanche novamente em breve. Linda jornada Quim!

  2. Quim é um senhor muito bonzinho, ir comer lanche lá é ter uma noite saborosa e com um bate papo maravilhoso.. Parabéns amigão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui