O Parque do Povo, ou como a população apelidou de Guarujá, é um extenso eco parque que circunda a represa do Lago da Prata. Partindo do final do bairro do Itamaraty e indo até a portaria de baixo do Recinto da Facilpa, o parque se mantém margeando todo o lago.

Muitos lençoenses utilizam os deques instalados sobre o lago ou s baixas margens com areia para realizar suas pescas. Porém, existem aqueles que se arriscam a nadar ali, o que é proibido.

Lençóis Paulista poderá sediar provas de triatlo - Jornal O ECO
Foto: O Eco / Reprodução

Proibido

Os avisos instalados por toda a volta do parque evocam o risco e alertam: Proibido nadar.

O motivo é simples, o lago é perigoso. Suas correntes são fortes e sua água turva, mesmo nos pontos mais claros, é difícil de visualizar o fundo da represa. Lar de tantos animais, como peixes e aves, o lago já foi citado em relatos de encontros com cobras na água. Aqueles que ali nadam arriscam suas vidas em uma diversão aparentemente inocente.

Foto: PMLP – Divulgação / Reprodução.

Profundo

Apesar de suas margens rasas e que em períodos de seca se torna fácil de caminhar pelo baixo nível de água, em pontos específicos a profundidade surpreende.

Em pontos próximos ao portão da Facilpa, o lago alcança incríveis dois andares de profundidade, ou seja, mais de cinco metros até o fundo da represa. E devido a este tamanho, diversos afogamentos já aconteceram ali, frutos de pessoas que descumpriram os avisos, arriscaram a mergulhar e foram surpreendidos com dezenas de galhos, tocos de árvore e correntes que facilmente arrastariam os melhores nadadores.

Foto: PMLP – Divulgação / Reprodução.

Margem

O lago esconde outras maravilhas. Já fora avistado ali de garças até capivaras, mesmo que os registros sejam quase inexistentes, muitos pescadores já relataram estes fatos. Além disso, lindas flores crescem as suas margens se alimentando do solo fértil.

O Guarujá ainda guarda seus pontos de relaxamento, a base das grandes árvores e sob o vasto gramado. O ponto ideal para caminhadas, piqueniques e lazeres em família e ainda é lar do pôr do sol mais lindo da cidade. Afinal, quem nunca tirou uma tarde por ali?

Fotos em Parque do Povo - 3 dicas de 149 clientes
Foto: Autor Desconhecido Via Foursquare / Reprodução

Você imaginava que era tão profundo?


E você quer ficar por dentro de todas as boas notícias de Lençóis? É só acessar o link aqui para participar do nosso grupo exclusivo de reportagens!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ali embaixo, isso nos incentiva demais!

E se você conhece alguma história que merece ser contada aqui na Solutudo envie para sugestã[email protected]!

Ou

Fale com o autor!


Fique por dentro dos detalhes de Lençóis seguindo
as nossas redes sociais:

Clique aqui e siga o Instagram / Clique aqui e curta nosso Facebook!

#solutudodebom!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui