Em junho deste ano, durante os estudos para dar início ao licenciamento de um novo loteamento na região do Rio do Engenho, afluente do Rio Lençóis, foram encontrados artefatos estranhos, e rapidamente o Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico (PGPA) foi acionado.

Quando uma obra de loteamento é iniciada o PGPA deve estar incluído, afim de evitar possíveis estragos em artefatos históricos que podem escrever a história da nossa gente. Com a chegada da PGPA o cerco foi estabelecido e as escavações começaram e foi encontrado aproximadamente 1.600 peças que contam o período antes da colonização do centro-oeste paulista.

Mais de 500 anos de história!

Entre artefatos entalhados em pedra e fragmentos de cerâmica, foi constado a origem em povos que viveram na região, e suas vidas. Ferramentas, utensílios, itens que comprovam sua agricultura, caça, pesca e diversas facetas da vida pré-colonial, em torno de 1450 a 1550, período definido através de análises laboratoriais de peças levadas para São Paulo.

De acordo com a Dra. Ana Cristina Chagas dos Anjos, educadora responsável pelo Programa Integrado de Educação Patrimonial do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico (PGPA), desenvolvido pela A Lasca Arqueologia, em primeira análise de características das peças e sua disposição no solo, é possível afirmar que a população que se estabeleceu nessa encosta de rio era horticultora-ceramista e confeccionava potes cerâmicos para conter água e alimentos.

20 hectares de descobertas!

Quando um artefato é encontrado, são desenhadas quadras arqueológicas (unidades de escavação), pois é possível que existam mais vestígios próximos daquele item.

A área analisada em Lençóis Paulista tem aproximadamente 20 hectares. Além das quadras arqueológicas, os arqueólogos também utilizam como método a abertura de trincheiras.

Como trata-se de sítio de pouca profundidade, os artefatos foram resgatados para análise e a obra poderá seguir normalmente. Esses achados representam o patrimônio cultural arqueológico de Lençóis, do Estado e do País.

A história da nossa região nunca para, impressionante, não é? Conta para a gente, você já viu algum artefato histórico aí pertinho de você?

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui